• Percival Puggina
  • 01/04/2021
  • Compartilhe:

A MISTIFICAÇÃO DA VERDADE

 

Percival Puggina

 

Convidado pelo amigo, coronel aviador Jorge Schwertz, do canal O Bom Combate, participarei neste 1º de abril de uma live com ele sobre a Comissão da Verdade. “Vamos falar sobre a Comissão da Verdade no dia da mentira?”, convidou-me ele. E eu topei. Lembrei-me, então, de um artigo que escrevi em março de 2011, quando o projeto de criação da Comissão tramitava no Congresso Nacional. O que segue é, quase na íntegra, aquele conteúdo, oportuníssimo a estes tempos inseguros.

"A verdade vos libertará" (Jo 8:32). Será preciso dizer mais sobre o valor da verdade para o ser humano? A sabedoria desta esplêndida frase repousa, muito especialmente, em evidenciar que assim como a bússola só funciona perante o norte magnético, a liberdade é uma conquista da verdade. Só frente a ela, que a precede, pode ser exercida. A liberdade de quem desconhece a verdade, ou a despreza, é perdição por desorientação, bússola sem ponteiro. Isto posto, não creio que qualquer consciência bem formada recuse-se à busca da verdade ou opte por viver na mentira.

"Como o senhor pode ser contra a busca da verdade?". Tal pergunta já veio parar na "Caixa de entrada" do meu correio eletrônico. Eu? Mas eu amo a verdade, moço! Amo-a com amor zeloso e sem ciúmes! Eu a quero universal e para todos. Mas porque a amo, repugna-me a possibilidade de vê-la submetida a lúbricas manipulações. E não tenho a menor dúvida de que é exatamente isso que vai acontecer quando os grandes bandos da política nacional e aqueles "cientistas" das nossas ciências humanas, militantes engravatados, intelectuais sutis e ardilosos, se debruçarem sobre o lixo da história. Os achados de suas pinças ideológicas, dos interesses políticos, dos ressentimentos e das vendetas serão tudo, menos a verdade. Se já fazem isso, descaradamente, nas salas de aula, com a história brasileira e universal, o que não farão com as controvérsias do passado recente?

Vá lá que manipulem a juventude (pois ao que parece quase ninguém se importa). Vá lá que subestimem, não raro com ganhos, a inteligência do povo. Vá lá que apresentem suas maracutaias como maracutaias do bem. Vá lá que vivam afundados em incoerências e contradições. Mas, por favor, não esperem contar com a complacência de quem ainda não perdeu o senso crítico e a capacidade de analisar o que vê.

A verdade, leitor amigo, é um bem imenso. Sabemos todos. No entanto, é preciso reconhecer que a verdade sobre certos fatos históricos sempre terá pelo menos dois lados. Conto um episódio recente para exemplificar a impossibilidade de se chegar a ela em determinadas circunstâncias políticas e através de interessados de insuspeita suspeição. Uma senhora foi a Cuba. Senhora de esquerda, do tipo que usa brinco com estrela, pingente com estrela e tem estrela no carrinho do bebê. Foi cheia de entusiasmo para conhecer a imagem viva dos seus afetos ideológicos. O refúgio do companheiro Zé Dirceu. O paraíso caribenho de Lula. A terra do socialismo real. Quando retornou, a família caiu-lhe em cima com suas curiosidades. Longos silêncios, muxoxos e frases desconexas eclodiram, depois de alguns dias, neste desabafo restrito ao circuito mais íntimo: "Tá, aquilo é uma droga. Mas eu não posso ficar dizendo, tá?". Tá, madame. Yo la entiendo. A verdade sobre Cuba fica entre quatro paredes. Agora, vamos cuidar da verdade sobre o Brasil, é isso? Se uma simples militante age assim, o que farão os patrões e patronos da pretendida investigação histórica?

***

Na perspectiva da verdade, a questão que eu levanto às pessoas de bom senso é esta: no dia em que estiverem interessados em tal ou qual verdade, seja lá sobre o que for, vocês irão buscá-la com o José Genoíno? Com o José Dirceu? Com o Franklin Martins? Com a Manuela d’Ávila? Com uma comissão nomeada pela Dilma? Não, claro que não. Quem sabe com Marilena Chauí, Rui Falcão, Emir Sader, Chico Buarque, Fernando Morais? À Globo? Difícil, não? Pois é, nem tente.

Eis por que vejo com tão maus olhos os acontecimentos do Brasil num momento em que, a sociedade vive dividida nesse “pluralismo” da água com o azeite e a verdade vem sendo escandalosamente ocultada e manipulada por aqueles que a deveriam divulgar.

 

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras e Cidadão de Porto Alegre, é arquiteto, empresário, escritor e titular do site Conservadores e Liberais (Puggina.org); colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil pelos maus brasileiros. Membro da ADCE. Integrante do grupo Pensar+.

 


Geraldo Machado -   06/04/2021 22:15:13

A verdade é um artigo de luxo, cada vez mais raro de se encontrar. Parabéns pelo blog e pelo artigo em particular.

Joao Luiz Sandri -   05/04/2021 15:55:22

Ia escrever o meu comentário, e li os cinco que me antecedem. Não há mais o que escrever depois de lê-los, junto-os todos em meu pensamento, pois já estão escritos. Tenho apenas que parabenizá-lo, pois você é um dos que leio, e aprecio. Quanto a verdade, não sei se o futuro de meus netos verá a verdade de hoje, pois nada na grande mídia me expressa um cunho de verdade. Parabéns , mais uma vez. E lembrando algo que está escrito nesta página, "Se você vai passar pelo inferno, trate de andar rápido"! (Winston Churchill) É o que tentamos fazer, e olhar no horizonte político, se aparece alguém melhor para o tão cobiçado cargo eletivo, mas os que aparecem, como os signatários das infelizes, e porque não usar o termo de sua crônica, e mentirosas declarações numa carta semana passada, portanto andemos rápido! João Luiz Sandri-Médico

MUNICÍPIO DO SALVADOR -   05/04/2021 14:28:55

GOEBBLLS, LIDER DE cOMUNICAÇÃO sOCIAL nAZI-fASCISTA, DIZIA QUE UMA MENTIRA REPETIDA TORNAVA-S VERDADE. Joseval Carneiro - Jornalista, escritor, advogado

Menelau Santos -   04/04/2021 12:53:37

Maravilhoso texto Professor. Não temos mais jornalistas, intelectuais, políticos (e até religiosos) de verdade. Na maioria das vezes, são só militantes.

Carlos Edison Fernandes Domingues -   02/04/2021 21:20:14

PUGGINA Eu li A VERDADE SUFOCADA. Fui o 20º adquirente com dedicatória do autor. Carlos Edison Domingues

Roberto Sobreira de Castro -   02/04/2021 15:15:43

Este texto sintetizou com fidelidade a realidade contemporânea, diante tanta incoerência e maldade desses agentes subversivos, que não têm nenhuma empatia com o cidadão e as suas liberdades constitucionais. Muito obrigado por enriquecer a nossa percepção acerca da narrativa travestida de liberdade!

José Eustáquio Alves pereira -   02/04/2021 12:25:51

Esquerda nefasta!!

Nilton Soares -   01/04/2021 21:06:05

Excelente, professor, como praticamente tudo que sua mente, lucidez e inteligência transportam para o papel ou para a tela, tentando abrir os olhos de muitos que se recusam a ver e mostrando as mentiras dos apátridas.

Ednesio A Silva -   01/04/2021 20:47:45

Boa tarde! Gosto muito dos textos que o ilustre escreve, mesmo eu não tendo a formação devida, compreendo a essência da mensagem orientativa que almejas passar. A esquerda brasileira, e até arisco dizer universal, sobrevive escorada e escondida sob o manto da mentira assistida e admirada como se fosse a mais pura verdade. Afinal, ele age com a mesma lógica do infame jornalismo da Globo - convida três analistas que não coadunam com as políticas administrativas do atual governo, e destilam críticas infundadas e digo: descaradamente. Assim funciona a "comissão da verdade" - a verdade de quem? A mentira em caráter absoluta dessa esquerda nojenta. Que a graça de Deus o abençoe sempre!