Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

A NOITE DA FASCINANTE SÉTIMA ARTE

por Gilberto Simões Pires, em Ponto Crítico. Artigo publicado em

 

SÉTIMA ARTE
No final do século 19, as SEIS ARTES (música, dança, pintura, escultura, arquitetura e poesia) que tinham o belo como preocupação ganharam a companhia do CINEMA, inventado pelos irmãos Auguste e Louis Lumière. O sucesso foi de tal ordem que no início do século 20 o intelectual italiano, Ricciotto Canudo, ao escrever o -MANIFESTO DAS SETE ARTES-, elegeu o CINEMA como -SÉTIMA ARTE- destacando a sua capacidade em reunir todas as outras.


FASCÍNIO
Considerando o fascínio pelo CINEMA, que só aumentou em praticamente todo o mundo, a cada cerimônia de entrega do OSCAR muita gente fica ligada para acompanhar as escolhas feitas pela-Academy Awards-, nas categorias: - Melhor Filme, Diretor, Ator principal, Atriz principal, Ator coadjuvante, Atriz coadjuvante, Filme internacional, Roteiro original, Roteiro adaptado, Curta-metragem, Longa-metragem de animação, Curta-metragem de animação, Edição de som, Mixagem de som, Canção original, Trilha sonora, Efeitos visuais, Fotografia, Montagem, Direção de arte, Figurino, Maquiagem e penteados, Documentário de longa-metragem, Documentário de curta-metragem e Música original.


PARASITA
Pois, nesta edição -OSCAR 2020-, o público apaixonado pelo cinema foi sacudido por uma grande surpresa: enquanto todos esperavam que a escolha de melhor filme (longa-metragem) seria decidida entre os badalados - O IRLANDÊS, de Martin Scorsese; ERA UMA VEZ...EM HOLLYWOOD, de Quentin Tarantino; 1917, de Sam Mendes; CORINGA, de Todd Phillips, eis que o ganhador da estatueta foi o -PARASITA-, filme sul-coreano de thriller, drama e comédia, dirigido por Bong Joon-ho, vencedor do Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes.


MÁ ÍNDOLE
Pois, neste clima de grande expectativa, uma parte do povo brasileiro, notadamente formada por pessoas detentoras de MÁ ÍNDOLE (ou DEFORMAÇÃO DE CARÁTER), que impede o desenvolvimento do raciocínio lógico, torcia como nunca para que o FALSO DOCUMENTÁRIO -Democracia em Vertigem-, dirigido pela petista PETRA(LHA) COSTA, viesse a ser agraciado com o -OSCAR de DOCUMENTÁRIO DE LONGA-METRAGEM-.


UMA FÁBRICA AMERICANA
Pois, mesmo que a Academy Award não revele o que levou a obra -UMA FÁBRICA AMERICANA- a ser escolhida como melhor DOCUMENTÁRIO, uma coisa me parece certo: o termo -DOCUMENTÁRIO- só cabe àquilo que tem compromisso com a VERDADE.


PARA NÃO EMPORCALHAR O OSCAR
O que eu presumo é que os julgadores, para não emporcalhar o OSCAR, resolveram que OBRAS DE FICÇÃO não podem ser consideradas como -DOCUMENTÁRIOS-. Esta possibilidade, aliás, é algo que só existe na cabeça de ESQUERDISTAS DA GEMA, que têm por hábito tentar transformar as MENTIRAS em VERDADES. Como se viu, felizmente, ainda não foi desta vez que a LÓGICA DOS COMUNISTAS PETISTAS conseguiu emplacar.
 

Compartilhar

Artigos