Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

Artigos do Puggina

Voltar para listagem

A TRIPULAÇÃO SEQUESTROU O AVIÃO, ROUBOU A CARGA E O PILOTO SUMIU.

por Percival Puggina. Artigo publicado em

 

 Escrevo dando aos fatos deste final de tarde apenas três horas de sedimentação. Quanto pesar pelo país! E quanto será propícia a esses malfeitores a cela da prisão! Exatamente numa semana em que o noticiário conseguia esboçar informações positivas sobre a evolução da economia nacional, uma investigação do MPF, no estrito cumprimento de seu dever, mostra ao país que Michel Temer é exatamente o que se poderia esperar que surgisse do interior do governo de onde saiu.

Se algum insignificante fragmento de alívio me traz esta noite trágica para o Brasil é saber que posso recuperar, sem qualquer arrependimento, cada palavra que escrevi ou proferi nestes últimos dois anos. O governo Temer era o que a Constituição nos constrangia a aceitar. Nunca esperei que algo bom e virtuoso fosse emergir daquele pestilento governo da coligação PT/PMDB. A tristeza que sinto não se veste com as cores da surpresa. Antes, bem antes, ela vem coberta com as cinzas do desalento.

Somos cidadãos de um país que encontra, na sua tropicalidade e bom humor, numa suposta virtude da tolerância infinita, razões de consciência para a ruptura com valores morais, para transformar o deboche em estilo de vida e para comparecer aos processos eleitorais com o mesmo juízo empregado para desenhar obscenidades na porta do banheiro.

No mesmo momento em que olhamos para o dia de amanhã com tantas incertezas, assistimos o Congresso Nacional encerrar as sessões desta tarde com uma multidão de parlamentares clamando furiosamente por eleições imediatas. Pergunto: para renovarem seus mandatos, em boa parte mal havidos, comprados com dinheiro sujo e com favores de governos corruptos? Não, que este é um país onde "se está difícil para malandro, imagina para otário". Eleições diretas só para presidente, num processo onde eles mesmos, oportunistas, demagogos, revanchistas, mentirosos, corruptos, eleitores de Lula e de Dilma, se consideram favorecidos pelas pechinchas do momento político. Querem eleições diretas imediatas ainda que contra a Constituição, porque nossa Carta tem e sempre teve, para os proponentes de eleições já, a serventia de um rolo de papel.

Nada é tão perverso à nação, neste final de dia, do que a combinação do governo que temos com o Congresso que temos. No mês passado, no passado recentíssimo do mês de abril, com o esgoto escorrendo pelas sarjetas aos olhos e ao olfato de todos, o dinheiro da corrupção, soubemos hoje, estufava maletas, remunerava consciência, comprava silêncios e encorpava a féria dos gangsteres. Como dormiremos agora sabendo a nação confiada a esses canalhas?

________________________________
* Percival Puggina (72), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A tomada do Brasil. integrante do grupo Pensar+.

 

Compartilhar

Comentários

José P.Maciel .

Talvez iludido,pensávamos que para o bem do Brasil,um alívio para a economia e para os sacrificados trabalhadores assalariados ou não,esse governo que surgiu da queda esplendorosa daquela senhora petulante,embora oriundo de um grupo político abjeto,ainda era o aceitável para uma melhora inadiável da vida comunitária.Contudo,que pancada no peito,que decepção com a surpresa dos bandidos corruptores, desses donos do boi,que lá do luxo de New York,vieram preparados para balançar o coreto, neste momento único da vida nacional.Que cafajestes! Que naturalidade,em péssimo portugues,driblando aquele empertigado e boboca presidente, fazendo mesóclises inúteis. E era de ver a correria estebelecida nas casas do congresso,os assalariados dos irmãos Batista fechando sessões em direção ao Jaburú! Que burrice do "professor" de D.C.,cair em armadilha e falar até no encarcerado Cunha! E agora,irmãos?Claro,vamos encontrar uma saída,a melhor possível!Mas que não seja às custas de mais mentiras.Que o Judiciário se faça valer,que ponham na cadeia primeiro o Lula e aquela Mulher,depois os outros,um por um,nem que seja provisóriamente,para que não o bstaculizem a justiça com passeatas de" massas amorfas".O Brasil vai Respirar!

Carlos Edison Fernandes Domingues .

PUGGINA ! Se "somos cidadãos de um país ...na sua tropicalidade" cujas consequências se completam com tudo aquilo que está escrito em teu artigo, chega-se a conclusão de que não há recuperação. Penso que a crise foi gerada no ventre dos empanturrados, para enviabilizar a reforma na previdência. Carlos Edison Domingues

Alexandre .

E os 2 bilhões de dívidas da Friboi com a PREVIDÊNCIA? Segundo os próprios donos da Friboi, esse 2 bilhões foram distribuídos entre os políticos CORRUPTOS. E agora, o que dirão os que defendiam a reforma da previdência proposta pelos corruptos, inclusive chamando o povo de burro? Eles só querem defender o futuro deles, ferrando a população que trabalha

Ismael de Oliveira Façanha .

A Democracia Liberal manifesta a quintessência política do Capitalismo, que transforma o Estado num mercado persa, onde tudo se vende e tudo se compra.

João Cleucio Noguelra Lima .

Mas, o frio e calculista Temer tem a seu favor os benesses da imprensa camarada de São Paulo e o apoio dos seus aliados do partido mais corrupto do mundo. Seu governo gasta milhões com verbas publicitárias oriundas do dinheiro público para modificar sua imagem de corrupto e transformá-lo num exemplo de fantoche para refletir num espelho a caricatura invertida de um homem que quer colocar milhões de brasileiros na lama absoluta por contas de reformas com falsos propósitos. Tudo isto para desviar o foco das suas falcatruas.

maria de lourdes .

Acredito que hoje, depois de tudo o que vem acontecendo, não podemos nos entregar ao desânimo. Isso porque reverterá pra nós mesmos. O Brasil não é dos políticos, é do povo. Já nos prejudicaram demais. Chega. Quero continuar com meus projetos pois ninguém o fará por mim. Estamos vivendo aqui, apesar dos bandidos. Que a justiça faça sua parte, assim terminará a limpeza que está fazendo.Eles se vão dos seus mandatos, eu ficarei aqui lutando para que logo o sob brilhe novamente.

Luiz Curtolo .

Quem votar em qualquer um destes raposoes não merece ser brasileiro.

Ismael de Oliveira Façanha .

Permitam-me entrar grosso no momento terrível em que vivemos. Neste País atualmente, DINHEIRO PÚBLICO E C´_ DE BÊBADO, NÃO TEM DONO!

Jonny Hawke .

A história se repete... Mas 1964 tínhamos pelo menos os militares, hoje eles querem que o FHC assuma indiretamente e Lula diretamente. A única coisa que podemos esperar é que o povo pare de "colocar a cabeça na terra" e acorde de uma vez. Os esquerdistas por mais desprezíveis que sejam, nunca fazem isso e são tão hipócritas que as gravações divulgadas pela Globo (em primeiro) contra Temer vale, as divulgadas pela PF contra Lula não vale.

Rubens Silvio de Almeida .

Senhor Professor, ainda ontem, li seu texto sobre a reforma da Previdência e Trabalhista. Embora sejam necessárias, desde sua propositura, entendi que esse governo e congresso não têm qualquer respaldo moral para levar adiante mudanças dessa envergadura. Essas reformas, para ser legítimas e bem feitas, têm que atingir todas as classes (sem preservar privilégios) que trabalham, desde o contribuinte mais humilde aos que se julgam supremo. Mas o único dado importante que se coloca é a inversão da pirâmide etária. Nada mais. Dos desvios de recursos da Previdência, desde quando a base dessa pirâmide era formada por jovens, cujo horizonte de fruição de aposentadoria se projetava para fins dos anos 1970 a princípio dos anos 1980, silêncio total. Há que se falar, para ser transparente, do destino dessa fortuna, que não ficou nos cofres da Previdência, senão não estaria em crise. O bode de todas as crises é ela ? Somente ela, recorrentemente? No desequilíbrio orçamentário, vergonhoso, também recorrente, que vivemos, ninguém, por ingenuidade ou má fé, fala da dívida pública interna, multiplicada por 05, nos governos do PT, hoje em torno de 3,50 trilhões de reais, contraída para nada, vez que estradas, portos e aeroportos, ensino, saúde e segurança estão em estado deplorável, com raras exceções. Contraída para nada, mas cujo serviço drena cerca de 500 bilhões de reais/ano e é explosiva. Que se ponham todos os dados sobre a mesa e que se os abra para a sociedade e que se aponte, além do bode previdenciário, todos os responsáveis pelo estado lamentável de nossas finanças públicas. Quaisquer reformas sérias têm que ser tratadas com seriedade, por pessoas sérias. Bom dia!!!

Rafael .

Por não tê-la assinado quando da sua promulgação, o PT continua achando que não precisa cumprir a Constituição.

Genaro Faria .

Temer confirma a paródia ao dito popular: de onde menos se espera é que não vem nada mesmo. E as esquerdas que com ele trocaram figurinhas no mais angelical período da vida nacional está alvoroçada. Nada como um pretexto para lutar por uma proposta ilegal, melhor ainda, anticonstitucional, apenas e tão somente aparentemente benéfica. Sua missa negra de réquiem à legalidade até já foi marcada para domingo. O fato, no entanto, é que não há como fugir à única salvaguarda para evitarmos que esses meliantes voltem à ribalta: uma intervenção constitucional prevista para o caso de falência múltipla das instituições democráticas, como se vê no presente momento. Qualquer outra medida seria contra legis, anódina ou, pior, arrastaria o país ao caos da incerteza e angústia por um lapso de tempo insuportável. E este tem sido, invariavelmente, o ambiente sonhado pelos subversivos, terroristas e revolucionários totalitários ao longo da História.

Marina Natalia .

Concordo com você. Pior é não saber em que mãos estará o nosso país. O que mais podem planejar contra nós brasileiros. Todos tem o mesmo ideal, nos roubar para enriquecimento próprio fácil. Vergonha e mais vergonha a cada notícia, que nos é lançada pelas fuças . Cada dia o povo pode menos, eles se vangloriam de serem supremos por orgulho próprio e não pelo cumprimento da lei e da justiça. Se por um lado lutamos para fugir do comunismo, da ditadura, eis que surge a invasão dos islâmicos. Todos querem nos tirar nosso berço, nossa nação, nosso país.

José Carlos de Souza /Colortech .

Prezado Puggina, boa noite Somo ao teu desalento a minha tristeza pelo rumo que segue o nosso caminho político, com sua hipocrisia, sua demagogia e falsidade, com o apoio de nossa indolência e preguiça em ativar o exercício da cidadania para exigir um basta a tudo isso. Até quando a massa maior vai ser manipulada ? As mudanças estão ocorrendo muito lentamente, ao passo que os fatos em ritmo acelerado, exigindo atitudes mais rápidas para solução dos problemas que vão surgindo. Entendo que a mobilização deve acontecer na forma física e virtual, intimando os setores da área pública pertinente a prestar contas do que está sendo feito para solucionar os desmandos. Sds, Souza

celia .

Perfeito, Professor!
1/2
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Artigos do Puggina