Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

Artigos do Puggina

Voltar para listagem

ACIMA DA LEI E FORA DA LEI

por Percival Puggina. Artigo publicado em

 

 Enquanto um punhado de militantes petistas protestava contra a ação da Polícia Federal que conduzira Lula ao aeroporto de Congonhas, veio-me à mente imagem com a qual me deparei ontem no Google. Retrata um evento da campanha eleitoral de 2002. Lula, Genoíno, Mercadante, Berzoini e Alencar formam um abre-alas e marcham portando faixa, devidamente estrelada, com os dizeres "Quero um Brasil decente". Fácil compreender a decepção de quantos creram que a faixa expressasse um sentimento real.

Os fundadores do PT viam-se como agentes de um processo revolucionário. Frei Betto, em artigo de 2007, assim descreve os anseios dos vitoriosos de 2002: "A lua seria o nosso troféu. Haveríamos de escalar suas montanhas e, lá em cima, desfraldar as bandeiras da socialização compulsória". O nome disso é revolução. E nenhuma causa revolucionária consegue ser compatível com o Estado de Direito. A revolução por dentro do regime democrático, sem sangue, como sonhou o PT, é uma lavoura que, entre outros requisitos, precisa ser irrigada com dinheiro. Dinheiro para as campanhas eleitorais, para a militância e para os movimentos sociais controlados pelo partido, para manter operante um exército de jornalistas e formadores de opinião. É preciso ter e manter multidão de agentes que começam no sanduíche de mortadela, mas miram o topo da cadeia alimentar revolucionária, onde estão a lagosta ao thermidor e o Romanée-Conti. O sanduíche  é meio e não fim de toda jornada socialista. Não conheço um só revolucionário que queira o comunismo para continuar batendo cartão e operando a mesma máquina.

Numa democracia, o poder é buscado dentro da regra do jogo, dentro da lei. No entanto, se o objetivo é revolucionário, pertence à própria natureza do processo que seus agentes se considerem acima da lei. A causa vem antes e lhe é superior. A lei que não convém à causa é iníqua e não merece respeito. Na primeira etapa, então, se instala esse sentimento de superioridade em relação à ordem jurídica. Face bem visível do que descrevo pode ser observada nos assim chamados "movimentos sociais". Quem se opõe às suas ações é acusado de criminalizá-los. Por quê? Porque quem está acima da lei não comete crimes.

É aí que se começa a explicar o incomparável desastre moral que acometeu o PT. A mentira vira argumento. Calúnia, difamação e injúria ganham utilidade política. Fatos são substituídos por versões. A verdade perde interesse e utilidade. E por aí vai a decência para o brejo.

As reações que surgem nestas horas às ações da PF, do MPF e do juiz Sérgio Moro são motivadas pelo mesmo fenômeno. Ou seja, o petismo ainda não caiu em si. Na fala do presidente Rui Falcão, na gritaria dos militantes no aeroporto de Guarulhos, no posterior discurso de Lula à claque petista, percebe-se a mesma convicção: todos supõem ser devida a seus líderes e ao partido uma reverência que os tornaria inatingíveis pela Justiça. E à sombra dessa reverência deveriam ficar resguardadas as condutas mais suspeitas e a vertiginosa prosperidade pessoal e familiar de tantos. A infinita sucessão de escândalos não é entendida como conduta fora da lei, mas situação normal para quem está acima dela.


________________________________
* Percival Puggina (71), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A tomada do Brasil. integrante do grupo Pensar+.
 

Compartilhar

Comentários

fatima do carmo durvalino .

Ah!!! eu naõ vejo a hora disso tudo terminar e essa quadrilha ir pra cadeia e de lá naõ sairem mais .Eu confio em Deus como as familias dos que morreram pelas maõs dessa quadrilha tb confiam;mas cedo ou tarde Deus ira mostrar o seu poder;sim porque luladraõ naõ é mais forte do que o meu DEUS. Obs !!Eu gosto muito de tudo que vc escreve vc é mesmo o Cara.

Áureo Ramos de Souza .

São 15 comentários e comigo forma-se 16, que tem o mesmo pensamento sem falar em Percival que nos deixa claro o que vem acontecendo em nosso País. Os que o acompanham são pagos e nós que somos roubados não temos força e não temos como colocar na mente destes que ganham do roubo do bolso deles mesmos, fica difícil, mas eu fico com os 15 acima, infelizmente não podemos fazer nada. Pedir a DEUS é o que podemos.

CELSO LADISLAU KASSICK .

Prof. Puggina Será que o Pt ( Polvo ) e seus tentáculos n(psol ......Rede) Psol braço difamador ...... até Rede braço paz e amor tem efetivamente Militantes ou serão Mercenários pagos pelo povo brasileiro via triangulação ( DINHEIRO PUBLICO) para ONGS de fachada, Sindicatos falsos ( via cut ) INSS via Beneficiosos criminosos. Esta não é a guerra desta org criminosa ?

Fernando Luiz Brauner .

Apos 40 anos de docência na UCPEL e outros 40 com médico no INAMPS, minhas aposentadorias somadas alcançam +/- 10000! Contudo e repentinamente, minha declaração... Alcançaste " números estratosféricos", seguramente cairia na " Malha fina!". Por que com eles não ocorre? Pergunta pertinente, a qual me deixa estupefato! Um abraço amigo, PUGGINA!

Jlvpaula .

Onde encontro o artigo sobre o discurso do lula após seu depoimento na PF???

Genaro Faria .

Célia Leal . 05.03.2016 Permissão concedida, prezada Célia. É uma honra para mim. Graças aos verdadeiros intelectuais, como o Puggina, fomos escavando esses fósseis marxistas com o zelo, a paciência e a determinação de um arqueólogo. E descobrimos que eles não resistência ao oxigênio e à luz do sol. Receba meu fraterno abraço.

Alice .

Cadê o artigo sobre o discurso do Lula?

Eliseu .

Um lindo artigo! Coerente, lúcido. Mentes assim é que precisamos nesses dias.

Gilberto Pereira .

Vamos pra rua no dia 13/03, e quantas vezes mais forem necessárias. Temos que fortalecer o Juiz Moro e toda sua equipe.

ANITA DRIEMEIER .

esse papo até me faz mal, porque NUNCA , NUNCA acreditei nesse verme do lula, nem no pt! lutei como pude para provar que elegê-lo seria a maior roubada para o país... e hoje só digo uma coisa: como gostaria de estar errada!!!!!!

Eduardo .

Muito bom! Também não conheço nenhum comunista que não esteja mirando o poder. Acho que ninguém conhece. E Lula acha mesmo que está acima da lei de seu país.

cecilia cavinato .

Brilhante, como sempre.

geremias .

A ida da PF à casa do Lula não foi uma surpresa. Ele já estava bem informado a respeito. É mais uma jogada política. Já aparelharam o Estado ao PT. Já vi este filme: Lula se safa desta (como sempre), sua moral vai lá em cima, e está feita sua campanha de 2018 à presidência, e o Brasil vai pro brejo... Alguém me corrija, por favor, se eu estiver errado. Tomara que eu esteja!!!

Gustavo Pereira dos Santos .

Dr. Percival, li muita coisa a respeito da oitiva do PORCO PIXULECO, desde o besteirol do PT até gente nossa que acha que o juiz Moro deu um tiro no pé. Penso que o juiz Moro acertou, aquilo foi só um aperitivo do que virá após as manifestações de 13/03 e da aceitação da delação do Delcidio pelo Teori. A turma de CTA é muito competente e já tem motivos de sobra (provas irrefutáveis) para emitir mandado de prisão do PORCO PIXULECO. Mais importante do que prender o PORCO por alguns dias será juçgar o PT e considerar o partido uma organização criminosa.

Sandro Rogerio .

*Observação: o aeroporto da história é Congonhas (SP), não Cumbica (Guarulhos).
1/3
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Artigos do Puggina