Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

Artigos do Puggina

Voltar para listagem

AS RAZÕES DA MISÉRIA E A MORTE DO GRILO FALANTE

por Percival Puggina. Artigo publicado em

 

 Você sabe por que o Brasil não consegue solucionar o problema da miséria? Porque, de um lado, deixamos de agir sobre os fatores que lhe dão causa, e, de outro, nos empenhamos em constranger e coibir a geração de riqueza sem a qual não há como resolvê-la. Os fanáticos da política, os profetas de megafone, os "padres de passeata", para dizer como Nelson Rodrigues (ao tempo dele não existiam as Romarias da Terra), escrutinando os fatos com as lentes do marxismo, proclamam que os pobres no Brasil têm pai e mãe conhecidos: o capitalismo e a ganância dos empresários. Em outras palavras, a pobreza nacional seria causada justamente por aqueles que criam riqueza e postos de trabalho em atividades desenvolvidas sob as regras do mercado.

 Estranho, muito estranho. Eu sempre pensei que as causas da pobreza fossem determinadas por um modelo institucional todo errado (em 2017, o 109º pior entre 137 países, segundo o World Economic Forum (WEF). Pelo jeito, enganava-me de novo quando incluía entre as causas da pobreza uma Educação que prepara semianalfabetos e nos coloca em 59º lugar no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), entre 70 países. Sempre pensei que havia relação entre pobreza e atraso tecnológico e que nosso país não iria longe enquanto ocupasse o 55º lugar nesse ranking (WEF, 2017). Na minha santa ignorância, acreditava que a pobreza que vemos fosse causada, também, por décadas de desequilíbrio fiscal, gastos públicos descontrolados tomados pela própria máquina e inflação. Cheguei a atribuir responsabilidades pela existência de tantos miseráveis à concentração de 40% do PIB nas perdulárias mãos do setor público (veja só as tolices que me ocorrem!). E acrescento aqui, se não entre parêntesis, ao menos à boca pequena, que via grandes culpas, também, nessas prestidigitações que colocam nosso país em 96º lugar entre os 180 do ranking de percepção da corrupção segundo a Transparência Internacional.

 Contemplando, com a minha incorrigível cegueira, os miseráveis aglomerados humanos deslizantes nas encostas dos morros, imputava tais tragédias à negligência política. Não via como obrigatório o abandono sanitário e habitacional dos ambientes urbanos mais pobres. Aliás, ocupamos a 112ª posição no ranking, entre 200 países, no acesso a saneamento básico. Pelo viés oposto, quando vou a Brasília, vejo, nos palácios ali construídos com dinheiro do orçamento da União, luxos e esplendores de uma corte dos Bourbons.

Mas os profetas do megafone juram que estou errado. A culpa pela pobreza, garantem, tampouco é do patrimonialismo, do populismo, dos corporativismos, do culto ao estatismo, dos múltiplos desestímulos ao emprego formal. Não é sequer de um país que, ocupando a 10ª posição entre os mais desiguais do mundo, teve a pachorra de gastar, sob aplauso nacional, cerca de R$ 70 bilhões para exibir ao mundo sua irresponsabilidade na Copa de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016. No entanto, os Pinóquios da política, das salas de aula, da mídia e dos púlpitos a serviço da ideologia, fanáticos da irrazão, asseguram-nos que existem pobres por causa da economia de empresa e dos empreendedores.

Um dos fenômenos brasileiros deste início de século é o silêncio das consciências ante toda falsidade. É a morte do grilo falante.


* Este texto atualiza dados de um pequeno trecho do meu livro “Pombas e Gaviões”, publicado pela AGE em 2010.


* Percival Puggina (73), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o Totalitarismo; Cuba, a Tragédia da Utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil, integrante do grupo Pensar+.
 

Compartilhar

Comentários

Jose Guilherme Schossland .

Sobrarão dois grilos "atalaias", muito embora planejem exterminar 6 bilhões e setecentos milhões de tidos e havidos indesejáveis, doloroso parto da Nova Ordem Mundial, segundo primeiro mandamento cravado nas "Pedras Guias da Georgia".

Sebastião .

Caro mestre (permita-me chamá-lo assim), mais um rabisco inconteste. Gostaria de saber se é possível adquirir seus livros autografados. Parabéns! Grande abraço.

CLAUDIO SILVA RUFINO .

Um rapaz de 28 anos. Oito anos de escolaridade. Garçon e serviços gerais. Pai de um filho sob cuidados da mãe. Nao paga aluguel da casinha onde reside, no Bairro Rubem Berta. Dela foi expulso mas retidos seus pertentes. Abrigou-se no sofá da casa dos pais. Presssionado, tenta um emprego, entregando currículo. Nao sabe dirigir automóvel. Nao tem especialidade alguma, a nao ser serviços gerais, nem manifesta intenção de obter um ofício determinado. SONHO DELE, DESEJO ARDENTE: uma CTPS assinada. MOTIVO: obter cartões de crédito, conta bancária e saldar contas antigas. VEJA SÓ como estão nossos jovens. Nosso futuro não é bom a depender destes jovens.Trabalhei anos sem ctps. Primeiro para meu pai, depois para outros. Enfim, estudei e paguei meus estudos com meu trabalho.Esta infinidade de bolsas nao estão estimulando nada. Claudio Rufino

Ademir Ináci Ritter .

Texto culto e coerente, cada vez mais em falta na nossa dilapidada nação. Terra rica, mas com valores empobrecidos por esses usurpadores do poder.

LUIZ VICENTE VIEIRA DUTRA .

Puggina, além do teu crônico “engano “ pelo menos tens pontaria quando usas de de tua feroz pena: dá sempre no nervo desta esquerda arcaica e burra

Mauricio Moraes de Azevedo .

Prezado Puggina, Tenho recebido seus artigos com normaliodade. Agradeço por me colocar atualizado nos assuntos de nossa nação. Como sempre nota 10 para ti meu prezado Abcs Mauricio

Ary Txay .

Compartilho da visão critica de Puggina, sem medo de ser taxado de anti-comunista [o que não sou] ou neoliberal. Enfim, a questão do desenvolvimento dos Estados está delineado no pensamento dos clássicos liberals, já antes de Adam Smith, questionados durante meio século até o fracasso que resultou na queda dos muros sovietico e do leste europeu . Marxismo é utopia. Acho muito interessante o trabalho de campo realizado pelos economistas Acemoglu & Robinson, que resultou no livro Porque Falham as Nações . O mais é questão de fé e paixão, coisa difícil de discutir.

Fabiano .

Simplesmente...BRILHANTE como sempre. Obrigado Mestre Puggina por nos presentear com análises e textos desta envergadura.

Marcelo .

Parabéns pelo texto perfeito. Artigos como esse deveriam permear o meio acadêmico, tão debilitado pelo marxismo.

Edna .

Agradeço por esse texto. Simples e contundente! É sempre um prazer ler os seus textos, mesmo que nos tire as possíveis ilusões . Continue como nosso Grilo Falante. É necessário !

Odonias Mendes .

Brilhante, Brilhante! Parabéns Professor!

Odilon Rocha .

Caro Professor Como sempre, texto irretocável e cirúrgico. No entanto, destaco o último parágrafo, igualando-o a uma névoa sinistra que se abateu sobre o país, fruto do politicamente correto e de outras drogas da funesta engenharia social. Triste.

Dalton Catunda Rocha. .

Escola pública nunca prestou, nem prestará, no Brasil. Se algum governador ou prefeito deste país quiser mesmo, melhorar a educação, no seu estado ou município; então que faça isto: 1- Privatize todas as escolas públicas. 2- Dê o direito aos pais de escolherem em qual escola particular, eles querem matricular seus filhos, por meio de bolsas de estudo. O resto é só demagogia eleitoreira. Você acha que as escolas públicas funcionam gratuitamente? Enquanto nas escolas particulares, cerca de 70% dos funcionários são professores, nas escolas públicas esta percentagem não passa nem de 40%. O resto é burocracia; corrupta, incompetente e lenta. Sai mais barato e melhor, se usar dinheiro público, para pagar uma mensalidade numa escola particular, que jogar dinheiro fora em escolas ditas “públicas”, mas de fato da CUT, da corrupção e da incompetência. Somente a privatização plena de todo o ensino básico e médio, junto com a privatização da esmagadora maioria do ensino superior, poderá nos dar a esperança de um futuro melhor, para o Brasil. Em resumo. Com escolas sob o controle de marxistas, estaremos fadados a vivermos num país pobre, falido, corrupto e endividado. Tornar um país pobre, num país rico é raridade, mas a Coréia do Sul conseguiu tal feito, graças aos governos de dois generais de 1961 a 1988. Peço a você, que veja a palestra que começa aos seis minutos e vários segundos do site https://www.youtube.com/watch?v=axuxt2Dwe0A

Isac .

CONHECEM OS GRANDES OU MAIORES FANTASMAS DE TODA A TREGEDIA NACIONAL, DENTRE OUTROS FATORES? Não? Como os comunistas colocarem seus militantes no judiciario, caso do milica petista Dias Tóffoli, agindo pró facção dentro do STF? São justamente a direção da CNBB e dos da esquerdista Teologia da Libertação/TL-PT, sempre ao lado dos abutres do sindicato dos ladrões socialistas e comunistas, PSDB-PT e de mais PCs, por nunca, jamais denunciarem ao povo que os vermelhos são inescrupulosos, os maiores, potenciais desestabilizantes e miserabilizadores da nação! Eis aí o comprovante oficial, a paupérrima Venezuela, a vitrine, que resolveu provar o veneno marxista transformando-se em campo de refugiados desesperados e famélicos! Igualmente, temos bem mais de 500 pa$tore$ protestantes das mais importantes seitas do Brasil cooperando com os comunistas, caso da IURD, dentre ``as centenas mais, na visão do ultra protestante e adversario das esquerdas, o Julio Severo em seu site: * "Diante de uma platéia de cerca de 50 pastores de diversas denominações protestantes [Quanta injustiça, não? Em 2002, Lula, com toda a sua defesa do aborto e do homossexualismo, conseguiu o apoio de mais de 500 importantes líderes evangélicos. Marta só conseguiu 50? Cadê o resto dos burros?], o presidente disse que "ninguém sofreu mais preconceito" que ele mesmo. "Ninguém tem mais horas nas costas de preconceito do que eu. Agora quem está sofrendo preconceito é a Marta, é uma campanha de preconceito. E justamente pelo que ela fez de bom pela cidade." [Pelos elevados investimentos que o governo Lula faz no homossexualismo, para ele a sodomia é o bem maior.] No evento, parte da agenda de campanha de Marta nesta sexta, Lula citou diversas vezes "Deus" ao fazer discurso em prol da petista. [Marta já está parecendo alguns líderes evangélicos: Consegue pronunciar o nome de Deus e fazer a vontade do diabo.] Um dos pastores agradeceu ao presidente por ter implementado a Bolsa Família, que teria "ampliado a arrecadação de dízimos". [Agora descobrimos o motivo por que a Bolsa Família — ou Bolsa Esmola — faz sucesso enorme entre os evangélicos tapados".] Culpam-se por detrás da tragedia nacional por prestigiarem os terroristas e cristianófobos os filhotes do Dragão cor de Fogo comunistas por ambos grupos acima! Assim, a CNBB que dá uma de representar os bispos e os muito mais de varias centenas de pastores de seitas rendidos ao lulopetismo, como a IURD, por não advertirem o povo quem são esses chantagistas e mafiosos, de refletirem muito bem antes de elegerem comunistas, mas pela omissão e/ou conivencia o traem, dentre outros fatores! * http://juliosevero.blogspot.com/search?q=Lula+diz+que+evang%C3%A9licos+n%C3%A3o+devem+retribuir

jose paulo .

Brilhante texto. Sei juntar as letras, mas tenho dificuldade em combinar as palavras, mas escreveria algo assim.
1/2
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Artigos do Puggina