Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

Artigos do Puggina

Voltar para listagem

BOLSONARO EM DAVOS

por Percival Puggina. Artigo publicado em

 

“Os setores que nos criticam têm, na verdade, muito o que aprender conosco. Queremos governar pelo exemplo e que o mundo restabeleça a confiança que sempre teve em nós.” (Presidente Bolsonaro, em Davos)

 Quem esperava Bolsonaro lecionando Comércio Internacional e Ciência Política em Davos e manifesta frustração por ele não haver feito isso está em situação mais desfavorável do que a dele. Simplesmente desconhece a realidade. Dorme à margem dos fatos. Isso não chega a ser problema se for opinião de um cidadão comum à mesa do bar da esquina, ou de alguém convencido de que a carceragem da Polícia Federal de Curitiba hospeda um mártir da luta pela democracia e pela moralidade da gestão pública. No entanto, se a opinião negativa for emitida por quem se dedica a formar a opinião dos outros, bem, aí estamos perante um caso a cobrar adjetivos que não escrevo para que o leitor não imagine que estou invadindo a privacidade de seus pensamentos.

 O Brasil inteiro sabe que Jair Bolsonaro é um homem simples, embora sua formação possa ser até mesmo considerada sofisticada em comparação com a de Lula, por exemplo. A diferença entre ambos é a honestidade. Enquanto Bolsonaro não finge ser o que não é, Lula tem um caráter poliédrico, com uma face para cada circunstância. É capaz de ir a Davos e prometer que vai acabar com a fome no Brasil e no mundo, jurar que extinguiu a miséria e descrever o paraíso nacional enquanto o tiroteio corre solto nas cidades do país. A diferença entre Bolsonaro e Dilma é que enquanto esta pensa que sabe muito, mas pensa pouco e errado, ele tem consciência do que não sabe e, por isso, se cerca de pessoas que sabem muito.

Foram essas virtudes, que se erguem acima do saber humano, que colocaram o novo presidente em sintonia com a maior parte do eleitorado brasileiro. Foram elas, também, que o fizeram compor o governo menos político-partidário da nossa democracia. A prudência é uma característica das almas simples. Foram essas virtudes que o levaram a exaltar em seu discurso a companhia dos ministros Paulo Guedes, Sérgio Moro e Ernesto Araújo.

Não, Bolsonaro não é o rei do camarote. Li, há pouco, que, durante o voo, a bordo do avião presidencial, não quis usar a suíte e a cama reservada ao presidente. Ficou em uma poltrona, como os demais viajantes, porque “um comandante não abandona sua tropa; tem que dar o exemplo”. Aquela suíte e aquela cama eram assiduamente ocupadas pelo comandante Lula, o santo da carceragem de Curitiba, para folguedos extraconjugais a grande altitude, enquanto sua tropa, de tantos escândalos, já não se surpreendia. Assistiam de camarote as traquinagens do rei.

Em seu discurso, Bolsonaro foi polido e afirmativo. Deu as grandes diretrizes do que fará, falou das reformas, expôs seus valores, afirmou que o Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente no mundo. E faz isso malgrado a carência de recursos e à custa de uma menor produção de riqueza (quem mais assume tais sacrifícios?). Enfatizou a gigantesca obra educacional exigida pela realidade brasileira, assaltada pelos encolhedores de cabeças. Falou em Deus e em família. E quem não gostou vá assistir à Globo.

 

_______________________________
* Percival Puggina (74), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 

Compartilhar

Comentários

Luiz Guilherme Winther de Castro .

Seus artigos são excelentes e vez ou outra são publicados no jornal diário Folha da Manhã, de Passos, MG. Moro em Carmo do Rio Claro,MG, sou assinante do jornal e também publico um texto aos domingos na coluna Dia a Dia, no caderno B do jornal. Este artigo repassarei para meus contatos, acredito que eu tenha a sua permissão já que é público e está na mídia. Não acredito em governo perfeito, pois são muitos os interesses em jogo e a política de rasteira jamais acabará, mas, tenho certeza que o presidente Bolsonaro será muito melhor que os anteriores. Será muito difícil consertar os estragos deixados pela raça anterior, mas, só o fato de nos dar esperanças para o futuro, já está de bom tamanho. Fosse o seu adversário o vencedor, estaríamos perdidos e o tal de Maduro também estaria feliz da vida. Abraços.

Rossini .

"A diferença entre ambos é a honestidade. Enquanto Bolsonaro não finge ser o que não é, Lula tem um caráter poliédrico, com uma face para cada circunstância." !!! Depois do episódio em Davos, creio que o Bolsonaro não é mais um pedante no poder.

Cris .

texto muito fraco como a fala do presidente em Davos

Helena .

Na mosca Dr.Percival!!!!

marcelo lima barbeiro .

Acho que quem tem problemas com um filho, sonha com o dia em que essa situação irá se reverter, pacientemente procurando acertar em tudo para que tudo dê certo. Convenhamos, a situação é caótica e não facil de endireitar, mas devemos dar crédito, apoio irrestrito e absorver alguns errinhos que possam ocorrer se a rota está certa e colaborar ao maximo para que dê mesmo. Somente o fato de vermos vontade e boas intenções já tranquiliza bastante, e críticas ficam para depois de um tempo suficiente para mostrar eficiência ou incapacidade.Ainda é cedo para isso.

Alfredo Perez R.dos Santos .

Hoje me orgulho de termos um Presidente e uma primeira dama ao nivel do Brasil.

Sônia Maraiza do Nascimento Ferreira .

Faço suas magníficas palavras! Suas ideias são as minhas,parabéns cada dia mais me orgulho de nosso presidente, suas atitudes,sua postura!,seu caráter!Nos estamos no caminho certo!

Michele .

Uma análise sobre a performance do presidente no Fórum Mundial de Economia baseada em comparação com o antigo presidente, não queremos comparações, queremos ações melhores e que se porte e demonstre ser capaz de liderar um país atordoado e atolado em corrupção. Enquanto as pessoas se contentarem com as comparações, ficaremos nesse breu e afundados no conformismo

João Fernando Corio Di Buriasco .

Parabéns sr. Puggina!

Ronaldo Rui Simonato .

O seu comentário foi de uma lucidez incrível, o presidente foi objetivo e autêntico no seu discurso.

LIDIA MARINA SILVA PROENCA ASSIS DE MELO .

Excelente texto! Parabéns!

Jaqueline .

Parabéns Puggina, admirável texto!

João Vieira da Mota .

Apoio totalmente as ações do ilustríssimo Presidente Jair Bolsonaro, e estou feliz por estarmos livres de uma grande organização criminosa comandada pelo bandidão LULA, e com infiltrações em todos os setores públicos do Brasil. Desejo que ele consiga através do seu mandato e com seus ministros realmente gerar empregos e melhorar verdadeiramente a situação da vida da população carente de nosso povo. Parabéns Presidente Jair Bolsonaro. 2019

Silvia .

Perfeito seu comentário.. Os que criticam o Bolsonaro é pq estão contra o Brasil, simples assim..

Santiafo .

O Bolsonaro é tão autêntico que chega a ser previsível cada palavra do discurso dele eu já previa ,mas é coisa maravilhosa saber de verdade que é seu presidente dee todas as qualidades de um líder autenticidade honestidade são inegociaveis .Excelente texto caro Puggina
1/10
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Artigos do Puggina