Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

Artigos do Puggina

Voltar para listagem

INFILTRAÇÃO COMUNISTA NOS COLÉGIOS MILITARES?

por Percival Puggina. Artigo publicado em

 Seria muita ingenuidade supor que, subitamente, agora e só agora, durante os 13 anos de governos petistas, os comunistas se desinteressassem por infiltração nas Forças Armadas. Elas sempre estiveram entre suas prioridades ao longo de nossa história republicana. Por outro lado, no mundo inteiro, a infiltração e o controle do sistema educacional é meta necessária da estratégia de dominação comunista. Nas últimas semanas, motivado pelas iniciativas da organização Escola sem Partido, escrevi vários artigos e gravei comentários mostrando como essa dominação está em pleno curso e que a meta já foi alcançada do topo à base do sistema de ensino público e privado no Brasil. Há exceções? Claro. Só não há exceções em Cuba, China, Laos, Vietnã e Coréia do Norte.

É fato de conhecimento geral que História é a disciplina preferida dos corruptores de mentes juvenis. Tenho recolhido, ao longo dos anos, inúmeros relatos de alunos que, suficientemente esclarecidos, se contrapõem às interpretações e relatos históricos de seus professores e acabam sofrendo verdadeiro bullying por parte destes e de colegas. A preferência ideológica se manifesta tanto em quem fala de pé quanto em quem ouve sentado. O fenômeno, nos cursos de História, faz-se especialmente surpreendente porque nada é mais demolidor para a propaganda comunista que a narrativa histórica. Por isso, os comunistas precisam tanto de poesia para encantar no presente e de versões para retificar o passado.

Recebi, outro dia carta de uma senhora cuja filha estuda no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Publiquei no meu site sua mensagem e, em dois dias, o carta teve mais de 20 mil acessos, seguidos, no Facebook, de longas listas de discussões. E calorosos desmentidos que, inclusive, estariam disponíveis no site do CMRJ. Não os encontrei.

Eis a carta que recebi da referida senhora:

"Olá Percival,
Queria lhe comunicar algo, ou mesmo pedir ajuda pois sei que muitos o escutam. Bom, minha filha estuda no CMRJ que hoje inclusive faz aniversário - o famoso 6 de Maio do Colégio Militar - e até Jacques Wagner, o Ministro da Defesa, veio para festa. No entanto o exército enfrenta uma verdadeira guerra silenciosa contra suas escolas, e os CMs são os primeiros a sentir seus efeitos. Há anos, os colégios adotam livro de História e Geografia escritos por historiadores militares e publicados pela BibliEx. Os livros eram ótimos e atendiam perfeitamente a crença da grande maioria dos famílias cujos filhos frequentam o Colégio Militar.

Pois bem, uma professora concursada e com forte tendência marxista veio a público em 2014 reclamar sobre o termo contra-revolução de 64 ao invés de golpe militar usado nos livros adotados até então nos CMs. O governo, que já vinha pressionando, aproveita a oportunidade, faz uso da força que tem e impõe aos colégios a adoção de material bem diferente para 2015. O fato é que minha filha está sendo educada no Colégio Militar, desde fevereiro do corrente ano, a acreditar que o capitalismo é a mal do mundo e o socialismo só caiu por força da pressão americana. Esse é o conteúdo do livro de geografia, mas já o de história é muito pior, é nauseante! O autor consegue a proeza de transformar todo e qualquer conteúdo em luta de classes.

Estou muito triste e não sei o que fazer. Já passei mensagens para vários amigos cujos filhos estudam lá pedindo que na sexta dia 8/5, reunião de pais e mestres, discutam com os professores, avisem aos mesmos que não aceitaremos gramscismo na sala de aula de nossos filhos. Sei que muitos profissionais não compactuam com essas ideias; há alguns professores que inclusive não estão usando o material imposto pelo governo. Mas infelizmente há profissionais que abraçam o marxismo e que devem estar usando e abusando dos livros esquerdistas impostos a todos nós, alunos e seus familiares. Esses professores marxistas são nada mais nada menos que capitalistas vulgares que se vendem ao contra-cheque e permanecem atuando em uma instituição centenária a qual repudiam. São hipócritas vendidos. O que fazer? Será que o Exército está perdendo essa guerra? Estou muito preocupada. Claro que gostaria muito que você escrevesse sobre isso alertando a todos. Posso lhe mandar o nome dos livros adotados. Mas preferia que não mencionasse meu nome. Tenho receio que minha filha fique estigmatizada no colégio. Muito obrigada."

Imaginar desinteresse comunista em relação à formação dos nossos militares seria puerilidade. A propósito, recebi do valoroso Jorge B. Ribeiro este depoimento:

" A tentativa de introduzir ideias marxistas nos colégios militares, por intermédio de professores daquele tradicional educandário, é coisa da antiga. O Coronel Nelson Werneck Sodré, aluno do Colégio Militar do Rio de Janeiro nos anos 1920 e cadete de Realengo nos anos 1930, num dos seus escritos relata que sua introdução ao marxismo se deu através de um professor de História do Colégio Militar, o Coronel Isnard Dantas Barreto, que criticava com veemência o ensino do colégio, por ele considerado medíocre. Ensinava que o papel de um professor de História era ser revolucionário.

Entrei para o Colégio Militar em 1948 com 12 anos de idade. Ainda no curso ginasial (hoje Fundamental) tive dois professores, muito competentes no ensino de suas matérias, porém ligados ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Entremeavam suas aulas com proselitismo ideológico marxista, o que vim a descobrir muitos anos depois, quando encontrei seus nomes nas páginas do minucioso INQUÉRITO POLICIAL MILITAR 709 (4 volumes), onde foram examinadas as atividades dos comunistas que resultaram na reação da NAÇÃO BRASILEIRA QUE SALVOU A SI MESMA e que foi para as ruas saudar as Forças Armadas que protagonizaram o Movimento Cívico Patriótico de 1964. Posteriormente esta honesta peça histórica foi editada pela Biblioteca do Exército (BIBLIEX) e distribuída para todas unidades militares do País. Muitos dos assinantes da BIBLIEX adquiriram a obra.

Em artigo, publicado em 1997, no extinto jornal alternativo, OMBRO A OMBRO, denunciei a aflição das famílias de militares que tinham filhos no Colégio Militar de Brasília. Em anexo, segue o inteiro teor desse meu escrito.

Nesta oportunidade, não me custa lembrar um triste episódio que bem caracteriza a perenidade do intento de fazer cabeças comunistas nas escolas de formação das Forças Armadas. Quando ministro da Defesa, Nelson Jobim que conheço desde sua militância política esquerdista, no Diretório Estudantil da Faculdade de Direito da cidade de Santa Maria da Boca do Monte/RGS, envidou seus melhores esforços para modificar o ensino de História Militar na Academia Militar das Agulhas Negras. Felizmente, não foi bem sucedido nessa empreitada. No seu pronunciamento na Academia Militar das Agulhas Negras, em dezembro de 2010, durante a formatura da “Turma General Emílio Garrastazu Médici”, ao criticar indiretamente o patrono da turma – elogiado antes pelo comandante do Exército pela “honradez, dignidade e patriotismo” - foi bem claro: o Exército “deve esquecer o passado”. E desde o governo FHC, e mesmo antes com menor intensidade, várias investidas foram realizadas para modificar o currículo da AMAN, de forma que o passado fosse esquecido."   Jorge B. Ribeiro

***

Finalizando. A carta-denúncia da senhora mãe de uma aluna do CMRJ recebeu desmentidos e eu não tenho como averiguar a veracidade do relato que me foi feito. Retirei o texto original, em forma de denúncia e o converto neste artigo, em modo de pergunta. Há enorme interesse por parte da opinião pública. Que se manifestem os que tiverem informações. Essa extraordinária e histórica instituição merece nosso zelo e respeito.
 

______________
* Percival Puggina (70), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões, integrante do grupo Pensar.

 

Compartilhar

Comentários

Data Venia .

Acredito que a matéria de João Valadares “O Jogo Duplo de Fachin na Advocacia”, publicada na edição do último sábado do Correio Braziliense, seria suficiente para enterrar a indicação do queridinho de Álvaro Dias ao STF. Nela é mencionada uma representação encaminhada pelo procurador do Paraná Luiz Henrique Bona Turra ao presidente Lula, em 2006, denunciando prática ilegal de Fachin. Infelizmente, apesar da baixíssima popularidade de Dilma, das manifestações de rua e dos panelaços, parece que o PT continua forte o suficiente para impor sua vontade aos senadores. http://novo.clipclipping.com.br/impresso/ler/noticia/2555763/cliente/19

Gustavo Pereira dos Santos .

O Jacu compareceu com 10 seguranças. Pagou um mico. "O JAQUES WAGNER, o popular “JACU”, atual MD, compareceu às festividades do aniversário do CMRJ. Quase ao término da cerimônia, quando os alunos desfilam em continência ás autoridades presentes, eis que surge um fato inusitado.... Após o desfile do Grupamento Escolar, enquanto a Banda se posicionava na frente do destacamento do ex-alunos, surge o MD, como ex-aluno que foi (concluiu o CM em 1968) querendo fazer uma média com os ex-alunos, que normalmente desfilam ao final da cerimônia. O MD se posicionou à testa do Destacamento dos ex alunos. Um coro logo surgiu, gritando: “Sai daí. “Vá formar ao lado de sua turma”. O coro repetia ... Havia dois 4 estrelas fardados, ex-alunos, que devido ao seu grau hierárquico, tinham se posicionado à testa da formatura como é de praxe, que começaram a esboçar um riso sarcástico e todos riram e gritaram: FORA! VÁ FORMAR JUNTO À SUA TURMA. Ele foi saindo de fininho E TRATOU DE SUMIR do recinto. Foi um momento marcante e de grande satisfação para todos os presentes naquele destacamento dos ex-alunos..."

André .

Vivemos em um país de loucos ou ignorantes. Os ignorantes vivem nas trevas, logo não veem o que se passa. Os loucos são resultados do desejo que tiveram, um dia, de estudar e se esclarecer. Hoje os esclarecidos vivem na loucura para evitar o suicídio. VIVEMOS EM UM PAÍS DE LOUCOS OU IGNORANTES. Analise bem e verá que somos enganados mesmo quando vemos os fatos diante de nossos próprios olhos. Pobre Brasil!

Gustavo Pereira dos Santos .

REPASSANDO, COM MUITA SATISFAÇÃO, O E-MAIL DE UM PAI AMIGO, ORGULHOSO PELA SENSIBILIDADE DA FILHA AO PRESTAR ESSE DEPOIMENTO ... BRASIL! Vanessa Oliveira Quando eu sai por aqueles portões me perguntei por quanto tempo eu ia cultivar isso. Me surpreende que o sentimento esteja firme aqui. A faculdade muda a gente. E isso é fantástico, faz parte da vida. Mas a gente nunca esquece o que nos formou. Entre formaturas matinais, treinamentos no sol e formaturas de comando fomos todos forjados. Ainda que sem nos darmos conta, caráter, disciplina, espírito de corpo, camaradagem e respeito foram tatuados em nós. Pra vida. E pra mim isso é o que explica melhor o 6 de maio: gratidão. Somos todos gratos por ter ganhado rumo dentro desta casa que nos acolheu com tanto carinho. Entramos todos moleques e sem noção da vida. Saímos homens e mulheres prontos pra o que quer que a vida coloque em nossa frente. O Colégio Militar forma mais que alunos, forma pessoas, no contexto mais amplo da palavra. Aos críticos: nunca vi diversidade como vi lá. Gente de todos os lugares, culturas, hábitos, crenças, condições, realidades, classes sociais e posições políticas. Não fomos condicionados a pensar como um. Fomos educados a ouvir todos e pensar por nós mesmos. Acordei muito cedo, aprendi que pontualidade é importante e de brinde ainda guardei na mente os melhores cenários do dia nascendo. Fiquei por horas parada no sol, imóvel, e aprendi que minha conduta pode prejudicar o próximo e que eu não sou melhor do que ninguém pra fazer isso. Me ensinaram a prestar continência antes de mais nada, mas entendi que antiguidade é posto e que educação abre mais portas que rebeldia. Vivi experiências incríveis dentro daqueles portões. Oportunidades que jamais teria em um colégio comum. Tive grandes mestres que guardo com carinho até hoje; sargentos e comandantes que foram companheiros; amigos que me acompanham até hoje. Saímos do CM com mais que um diploma, saímos com o coração cheio, o corpo pronto e um rumo sob os pés. Com o tempo nós deixaremos de ser jovens, mas seremos sempre destemidos e vibraremos a marchar como alunos unidos do Colégio Militar. Então vamos tomar as alamedas mais uma vez e celebrar tudo de incrível que vivemos. É 6 de maio mais um vez, você entende o que isso significa? Al Vanessa Oliveira 2921, Zum Zaravalho!

Genaro Faria .

A teoria marxista da luta de classes como um determinismo histórico não passa de uma ficção sem qualquer fundamento na realidade. Se assim não fosse, todavia, como poderia seduzir os sonhadores? Eis o segredo dessa utopia: fazer da Historia uma obra de arte, uma ficção cientifica. Quem dera o marxismo fosse exibido em revistas de quadrinhos, em almanaques, em contos de fada para o deleite das crianças. Ou quem sabe nos romances de capa e espada, ou nas novelas que suspiros um dia provocaram e hoje divertem as moças e os rapazes que despontam para a realidade da vida. Nessa categoria das quimeras se enquadra o marxismo, hoje, quando não de uma monstruosidade pelos que dela se livraram, menos aqui. Aqui na América Latina o marxismo foi traído pela Russia, por todo o leste europeu, pela China, pelo Vietnã, pelo Camboja. Somente dois países guardaram sua crença - Cuba e a Coreia do Norte. Mas o Brasil entrou na fila...

JOSÉ DE SENA RODRIGUES .

Lamentavelmente hoje estamos vendo um país gradativamente descendo ao fundo do poço.. Recordo que em conversa com uma senhora, que me relatou ,que há época do REALINHAMENTO DE NOSSA NAÇÃO após 1964 no período do Governo Militar, ela ganhava 01 salário mínimo que sustentava sua família (mãe, pai e 01 irmão) comprava os mantimentos e ainda lhe sobrava uma reserva..que hoje com todos os avanços a vida está muito mais difícil não se consegue nada com 01 salário mínimo.... Hoje, eu considero o nosso Brasil acometido de um CÂNCER em fase terminal, que para extirpa-lo, teremos que se fazer muito sacrifício para recuperá-lo, que no meu entendimento, só com o cirurgião FORÇAS ARMADAS é que poderemos salvar a nossa NAÇÃO. Vimos hoje a nossa nação com os seus piores números de desenvolvimento, só tem um índice que aumenta a todo dia ..A CORRUPÇÃO!! Uma situação jamais vista na produção da Zona Franca de Manaus..estão voltando inúmeras carretas vazias, pois não há produção, o desemprego está a passos largos, sem controle..já é previsto daqui a mais 02 ou três meses o índice da inflação passar a casa dos dois dígitos.. Vamos todos nos unir para mudarmos o rumo da nossa nação..

Genaro Faria .

Prezado professor Puggina, Os clubes militares, que não são subordinados às corporações nem a governos, têm advertido, por reiterados pronunciamentos de seus líderes, quanto aos verdadeiros propósitos dos governos do PT em promover um "ajuste de contas com o passado". Creio que eles seriam uma fonte segura para que o senhor se inteire dos fatos narrados por sua leitora. Quanto ao proselitismo "in pectore" do marxismo como doutrina dominante no país - embora esteja, há tempos, completamente desmoralizada nos países onde ela foi implantada - sua ocorrência nestas latitudes tropicais reporta ao Brasil imperial, que não combateu a igualmente desmoralizada doutrina positivista que aqui vicejou como uma novidade que influenciou grandes vultos de nossa história republicana. Não é à toa que a cada dia a Nova República vai ficando mais parecida com a Velha República dos coronéis oligarcas e das eleições fraudadas. Nossa vanguarda progressista é uma nave espacial arrivista apontada para a retaguarda.

Data Venia .

Caro Percival, faça um post sobre este absurdo: segundo o site Contas Abertas, o Brasil vai gastar este ano R$ 9,3 bilhões (25,4 milhões por dia!) para custear o Congresso Nacional. Os 18,7 mil servidores efetivos e comissionados da Câmara e outros 9,3 mil do Senado consomem a maior parte dos recursos! Temos o segundo parlamento mais caro do mundo (só perdemos para o Congresso dos Estados Unidos). O orçamento do Congresso Nacional é maior do que o orçamento da maioria das capitais brasileiras e até de alguns estados (Alagoas, por exemplo, R$ 8,33 bilhões). Inacreditável! E o que este caríssimo parlamento fez nos últimos anos ? Aprovou todas as trapalhadas, todos os desatinos do PT. Ou seja: cobram uma fortuna para tornar nossas vidas cada dia mais difícil. Até quando vamos aguentar ? http://www.contasabertas.com.br/website/arquivos/10924 O Poder Judiciário também adora torrar nosso dinheiro. Por exemplo: o STF vai custar R$ 603,8 milhões aos contribuintes em 2015 (R$ 1,7 milhão por dia!). Três megas da virada para bancar o trabalho de 11 ministros e mais de mil (1000!) servidores efetivos. http://www.contasabertas.com.br/website/arquivos/10952 Na hora do ajuste fiscal, sobra para quem ? O contribuinte!

Sérgio A.Oliveira .

A tal "infiltração"vai muito mai longe. Até há bem pouco tempo ( 4/5 meses)eu tinha espaço num importantissimo site do meio militar,onde publicava meus artigos. Fecharam as portas e janelas. Com essa rafuagem que está usando a bandeira socialista/comunista no Brasil,não é o Brasil que deve temer o comunismo,e sim o contrário,é o comunismo que tem que temer o Brasil. Se ele chegar por aqui será o seu fim. Digo isso com base em Aristóteles. Dizia ele que não importa a forma de governo,e sim a virtude no seu exercício. Esse "caras"que andam por aí estragariam qualquer modelo. Sobre o tema escreve PERIGO COMUNISTA?http://www.search.ask.com/web?l=dis&q=Perigo+Comunista%3F&o=APN11772A&apn_dtid=^BND101^YY^BR&shad=s_0048

Erwen .

Acho que o silêncio dos bons e honestos significa a vitória dos corruptos e corruptores. Digo isto, pois a mentalidade da atual geração é esta: "não adianta reclamar, pois não iremos mudar nada. Se reclamar a única coisa que iremos conseguir serão cabelos brancos. etc.". Acredito que a força das redes sociais já estão mudando isso e que o país está acordando para a realidade. Mentiras são desmascaradas todos os dias, pessoas são alertadas e informadas sobre os falsos e tendenciosos noticiários etc... Isso é um começo, porém nossas autoridades e cidadãos, as que não estão unidas aos partidos comunistas, como Juis Moro, Procurador Matheus, o senhor Puggina, Olavo de Carvalho, Sheherazade, Joyce da Tveja etc ... Estão fazendo a história de amanhã... Nossos filhos, netos e as próximas gerações como um todo irão ler e saber que nós combatemos uma nova tentativa de entrada do comunismo no Brasil, e quem sabe no mundo, lutamos com as ferramentas que tínhamos para solidificar o futuro de cada um dos brasileiros. Espero que a cada novo amanhecer, cada uma dessas pessoas continuem com saúde, energia e fé na luta contra a esquerda brasileira que hoje é comunista como um todo. Não desistam nunca, pois o país está com todos os senhores...
1/1
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Artigos do Puggina