Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

Artigos do Puggina

Voltar para listagem

JOÃO SANTANA E O PT

por Percival Puggina. Artigo publicado em

 

 Estranhe não. Preferir a versão ao fato e a mentira à verdade não é opção incomum. Muitas vezes é o mais conveniente para quem faz a escolha. Negar verdade conhecida e desprezar fatos pode ser colo protetor onde consciências em conflito são acalentadas. 

 Por isso, entendo perfeitamente a atitude de quem, sem ser pago para tanto, prefere afirmar que nunca como nestes anos, o Brasil foi governado por seres tão generosos e movidos por tão virtuosas intenções. “Generosos que enriqueceram? Virtuosos que ocultaram suas reais intenções?”, perguntará o leitor já perdendo a paciência. E se fizer tais perguntas prepare-se para receber os rótulos de coxinha, golpista, fascista e inimigo dos pobres. Quem senta no colo da ilusão não está ali só pelo aconchego.

 Escrevo estas linhas pensando no João Santana, publicitário do PT que acaba de ser preso. Existem publicitários que atuam em área protegida pelo direito do consumidor, cuja liberdade de criação está confinada pelos limites do que seja verdadeiro a respeito daquilo que promovem. Outros, porém, atuam na política, segmento de mercado não alcançado pelo direito à informação honesta. Mesmo assim, todos os profissionais sérios, que reconhecem ser a política mais importante do que o marketing eleitoral, têm como parte relevante de sua tarefa trabalhar o cliente para que ele faça o melhor de si mesmo.

 Há publicitários assim, eu os conheço. E há o João Santana, marqueteiro do PT, muito bem sucedido na arte de vender lebre e entregar bichano. Em 2006, depois que a oposição optou por deixar o “Lula sangrar” até a eleição, o João estancou a hemorragia, suturou os cortes, refez a imagem e entregou Lula ao eleitor, puro como cristal da Boêmia. Em 2010, João (contando não se acredita!), convenceu a maioria dos eleitores de que Dilma era uma grande gestora, braço direito de Lula, estadista qualificada, mãe do PAC, padroeira do pré-sal. Em 2014, quando poucos ainda levavam a sério essa descrição, fez tudo de novo. Foi a simbiose instalada entre o marqueteiro João e o PT, a grande vitoriosa das três últimas eleições presidenciais brasileiras. 

 Estamos falando, aqui, de um talento a serviço do desastre nacional. E também falamos de um partido político que, ao montar um discurso, ao elaborar uma peça publicitária, como vimos há poucos dias, deixa de lado a verdade, os fatos, aponta para todos os lados e jamais – jamais! – em circunstância alguma, aponta para o próprio e comprometido peito. Perigoso, muito perigoso!

________________________________
* Percival Puggina (71), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A tomada do Brasil. integrante do grupo Pensar+.


 

Compartilhar

Comentários

claudio araujp .

eu votei no collor porque não tinha outra opção nunca votei ou vou votar no pt

Gustavo Pereira dos Santos .

Divino, tenho muitos amigos que votaram no PORCO PIXULECO em 2002. Like you, nenhum deles insistiu em 2006. Parabéns pela sua confissão. O Olavão já foi comunista. Arrependimento é uma qualidade para poucos.

Divino Souto .

Paulo Henrique . 27.02.2016 : Eu também votei no Lula, e fiz isso de boa fé.......ninguém pode ser acusado de ter votado no Lula em 2002, nem o Bolsonaro.........fazer defesa do Lula e PT hoje é que revela insanidade.......claro que havia pessoas bem mais esclarecidas e fizeram alertas sobre o PT bem antes, entre eles o professor Olavo de Carvalho, o qual somente vim a ouvi-lo e lê-lo há uns três anos.....

Genaro Faria .

Festa do PT em clima de final de feira. Lula xingou até a sombra, mas inventou que ganhou a dacha de Atibaia do amigo Jacob Bittar, rendido pelas evidências de que ele é o dono. Com a polícia nada acaba em pizza, como no Congresso. O PT vai acabar em acarajé.

Áureo Ramos de Souza .

Eu tive não sei se o prazer ou desprazer de ler o livro JOÃO SANTANA UM MARQUETEIRO NO PODER. Li coisas absurdas que hoje nega tudo e não sei como come mentem esses povos descaradamente. Agora vimos que tudo que o João perpetrou para Dilma sabia-mos que era mentira e estamos ai ainda vivendo de mentiras e as prisões acontecendo.

Gustavo Pereira dos Santos .

O vigarista superou o Pelé (tricampeão descontinuo 58/62/70). Foi tri consecutivo (2006/10/14).

Jalbas Paz .

Nunca antes neste país tivemos a capacidade de exportar um produto tão valioso, que serve unicamente para atender aos políticos e empresários safados. Uma mente brilhante na arte do engodo do embuste e da dissimulação. Acho que esse cidadão é a própria reencarnação do Joseph Goebells, tamanha a sua perspicácia maligna, mas não vai conseguir ludibriar os delegados e promotores federais, não vai mesmo.

Artus James Lampert Dressler .

ELA ENTROU PADROEIRA DO PRÉ-SAL E SAL PADROEIR A D O FESTIVAL DA MENTIRA DE NOVA BRESCIA. O PT já tenta se livrar de DILMA como assegurei tempos atrás com o jargão: "DILMA NUNCA FOI GAUCHA E NEM PETISTA; SEMPRE FO I MINEIRA E PEDETISTA". O "PT" AFOGADO JÁ TENTA SE LIVRAR DE DILMA PARA PRETENDER SE APRESENTAR HÍGIDO EM 2018. ELES NÃO TEM CURA E MUITO MENOS OS INCAUTOS E CHIPADOS QUE VÃO ACREDITAR. DE NOVO

Paulo Henrique .

Para os deputados federais que convivem com Jair Bolsonaro há muitos anos, não preciso dizer quem de fato ele é. Além de ter pregado o fechamento do Congresso e o fuzilamento de Fernando Henrique Cardoso (e não me venham dizer que isso é apenas uma hipérbole), entre tantas outras barbaridades proferidas na tribuna e em entrevistas, ajudou a colocar o PT na Palácio do Planalto em 2002. Sim, ele votou no Lula naquele ano, quando o senhor pixuleco disputou o segundo turno com José Serra. Esta revelação assombrosa foi feita pelo próprio Bolsonaro, num discurso proferido na tribuna da Câmara em 5 de dezembro de 2002: "Confesso publicamente que votei no Lula no segundo turno, porque jamais votaria no candidato do Fernando Henrique Cardoso. No primeiro turno, trabalhei para Ciro Gomes, que perdeu. No segundo, escolhi a opção que considerava a melhor" Ou seja, ele votou em duas antas! Chega a chamar de COMPANHEIROS (inacreditável) os petistas e dizer que não vai fazer oposição ao governo Lula. Meu Deus do céu! Para um antipetista de verdade, votar no Lula é simplesmente impossível. Eu NUNCA votei nesse pilantra, nem mesmo em 1989, quando o outro candidato era Collor. Em 2002, 33.370.739 de brasileiros lúcidos, entre os quais me incluo, escolheram o ex-ministro da saúde José Serra. Existem muitas coisas que desabonam a figura deste “salvador da pátria” na sua longa vida pública. Quem não for preguiçoso, pesquise na internet. Ficar repetindo slogans, varrendo a sujeira pra debaixo do tapete, na tentativa de criar um “fenômeno eleitoral”, é coisa de gente leviana, que não se importa nem um pouco com o futuro do Brasil. Aos bolsonaretes, que certamente dirão ´”é tudo mentira, Bolsomito (mito ? não me faça rir) jamais votaria no Lula”, disponibilizo o link com a íntegra do discurso: http://goo.gl/CVQGZ1

Gilmar DM .

A única arma que resta para esse governo cleptocrático, formado por ladrões e psicopatas, é a mentira, coisa que eles sempre souberam fazer muito bem! Só restou continuar mentindo, mentindo e mentindo!

Leonardo .

Joseph Goebbels Ministro da Propaganda do hitler perde feio para esse joão santana, assim como o Goebbels o feira conseguiu enganar, ludibriar uma nação inteira.

Maria de Lourdes .

Faço minhas as suas palavras. Realmente algumas pessoas preferem acreditar no engodo e passar a vida se iludindo... O PT é a desgraça do Brasil e dos brasileiros de bem.

Genaro Faria .

Prezado Puggina, com a prisão do "Feira" e de dona "Xepa", a descoberta da usina de offshores por do maior propinoduto mundial e, agora, com a Polícia Federal vasculhando o grupo Gerdau, além do rebaixamento do país a caloteiro da vez, eu acredito que até os empresários e banqueiros simpáticos e aderentes à maior organização criminosa já montada nesta antiga colônia lusitana chegou à conclusão de que é preciso tirar o PT do poder. Quem sabe, assim, possam aplacar a ira dos deuses. Seria como explodir uma dinamite na boca de um poço de petróleo em chamas, a fim de cortar todo o oxigênio que as alimenta. Casos extremos requerem soluções radicais. E a Constituição as prevê.

Ismael de Oliveira Façanha .

João Santana é um ilusionista que opera no mundo todo, não só no Brasil. Ás vezes penso, com tristeza, é claro, que o ilusionismo é o que nos mantém vivos, nós da classe média, porque a massa, sem cultura, paupérrima, doente, já está envolvida com as drogas e com o crime. O país dos fatos é uma realidade horripilante, a pedir os óculos róseos do Dr. Pangloss, aquele personagem voltairiano. Vive-se o conhecido "me engana que eu gosto". Mas o sonho um dia acaba, e o do PT está chegado ao fim. Que ressaca vem por aí!...
1/1
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Artigos do Puggina