Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

Artigos do Puggina

Voltar para listagem

LIÇÃO DOS JOVENS AOS CONGRESSISTAS

por Percival Puggina. Artigo publicado em

 Desde o dia 24 de abril, um grupo jovens caminha ao longo dos 1,1 mil km que separam Brasília da cidade de São Paulo, de onde partiram. Junto com a bandeira do Brasil, levam faixas e cartazes pedindo o impeachment da presidente. Proclamam "Fora Dilma!" e "Fora PT!".

A marcha, de 33 dias, segue pelo acostamento das rodovias e vai sendo aclamada pelos que passam e pelos moradores das cidades por onde transitam. Os caminhantes têm pés de romeiros, corações de guerreiros e amor à pátria. Anima-os um amor verdadeiro ao Brasil, amor virtuoso, que se submete ao sacrifício da intempérie, que vence o cansaço, que desconhece desânimo e que não olha para trás. Aqui ou ali, os exércitos de Stédile ladram enquanto sua caravana passa, na chuva e no sol, por vezes noite adentro.

A marcha cresce, em grandeza e significado, a cada repórter que não reporta, cada fotógrafo que não clica ou noticiário que não noticia. Os grandes gestos se tornam ainda maiores quando ocultados por quem os deveria divulgar. Entende-se. Há neles uma grandeza que oprime e constrange os acomodados e os acumpliciados.

Queridos leitores destas linhas. Feliz a Pátria que gerou tais filhos! Que lição esplêndida, a juventude brasileira vem proporcionando à Nação nos últimos meses! Foram eles, os jovens, rapazes e moças, que levaram milhões às ruas nas grandes demonstrações de março e abril. Nenhum era nascido quando o PT surgiu. A maioria sequer se equilibrava em skate quando Lula foi eleito. Mas descobriram, em poucos anos, algo que a imensa maioria da população levou três décadas para ficar sabendo. E trataram de agir. Hoje, marcham pelo Brasil. Ensinam civismo aos Congressistas. Representam-nos ante os que nos deveriam representar. Falam pelos que calam, embora devessem falar. Cobram das instituições o cumprimento de seu dever.

Pare um momento, leitor, e faça uma oração por eles. Agradeça a Deus pedindo que o Senhor guie seus passos. E divulgue o que estão fazendo. Quem puder, esteja com eles em Brasília no dia 27. O Brasil precisa saber que, malgrado a omissão dos omissos, apesar da penumbra que encobre em mistérios e silêncios os bastidores das instituições, há neste país rapazes e moças que iluminam o futuro com suas presenças.

______________
* Percival Puggina (70), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões, integrante do grupo Pensar.

 

Compartilhar

Comentários

ARMANDO FRANCISCOMARENGO .

Sinto pena! Quanta pena de ver este país entregue a malandragem, aos assassinos, aos ladrões de casaca. Um país sem uma verdadeira oposição. Uma oposição de fachada sem forças, ou melhor dizendo, sem vontade de tomar uma iniciativa contra estes desmandos. Esta mulher, outrora guerrilheira que participou de um atentado contra um inocente:sentinela de quartel; e que não ha sindicãncia contra estes atos. Comissão da verdade? Os pobres do bolsa familia pagando enormes impostos por aquilo que comem. Qual a razão tão relevante de cujos empretimos de bilhões ao exterior deva se manter oculto? Não há neste imenso paíz uma autoridade que inpugne esta ocultação? Porquè? Esta grande verba suprimida da educação escolar, dos hospitais e ninguem toma atitide para descobrir e coibir tanto abuso.Será então produtiva esta marcha?

Angela Maria de Hugo Silva .

Maravilhoso o texto ! Sinto muito respeito e carinho por esses jovens .Pena que 200 milhões de brasileiros dependam da coragem ,ousadia e patriotismo de meia dúzia de Heróis !!!Que eles sejam recebidos e tratados pelo que estão fazendo por nós ,como verdadeiros "Heróis Nacionais "!!!

Isaias Rosa da Silva .

Que linda lição esses jovens estão dando a todos nós. Vou orar por eles. Sei que Deus tem protegido esses jovens e para tanto não duvido que anjos estejam escoltando-os. Esse luta, professor Puggina, tem muito de espiritual. Na primeira epístola do Apóstolo João nos versículos 12 e 13 ele faz menção da força que o jovem tem. Ele chega a dizer que a palavra de Deus está neles e que eles já venceram o maligno. Esses valorosos jovens que marcham rumo à Brasília personificam bem os que foram retratados nas Escrituras. Sua convocação para que oremos por eles é mais que oportuna ela se faz necessária, pois, sem dúvida alguma, esse partido e esse governo estão a serviço do mal. Precisamos, sim, ajudá-los em oração. Que Deus possa abençoá-lo e que nunca o senhor deixe de escrever esses artigos que tanto nos alentam e nos encorajam. Tenha uma ótima semana.

Ernesto .

Prezado Puggina: Parabéns pela matéria, repercutindo o feito épico que esses verdadeiros Filhos de nossa Pátria Mãe estão empreendendo. E muito oportuno também o destaque que Vc deu ao fato, inexplicável e absurdo, da total ausência de cobertura da grande imprensa. Por isso, conclamemos a todos os profissionais da comunicação que, como nós, estão indignados com o que aí está, para fazerem eco à essa sua manifestação, vinda em tão boa hora para revigorar nossa disposição de continuar a luta contra tanta desonestidade material e moral que nos assola. Um grande Abraço.

Tereza Thompson .

Que lindo Professor Puggina! Esses jovens estao ajudando a contar a verdadeira Historia de nossa Patria, nao aquela inventada pela "Falsa Comissao da Verdade"

Mauricio Moraes de Azevedo .

Prezado Percival, Continuo com a mesma opinião:parabéns pelos comentários do nosso dia brasileiro. Ainda não li todos os artigos recebidos hoje. 16/05 O da Caminhada de 1100 Km até Brasília,merece ser repercutido. Parabéns aos Jovens pela lição de Cidadania. Mauricio 75 anos POA

Persio Brinckmann .

Sugiro jovens fazerem um colar em torno do Congresso nacional, completo, durante 24 horas por dia , revesando-se por turno de escola, os da manhã iriam a tarde os tarde iriam pela manhã e os da noite iriam quando pudessem, o tempo todo caminhando e conversando e de hora em hora cantando o hino nacional

CLAUDIA MARIA DIAZ .

A MÍDIA AMORDAÇADA, COMPRADA, SEDUZIDA E AFINADA COM A ESQUERDA DITADORA , NADA MENCIONA A ESSE RESPEITO, O QUE FICAMOS SABENDO É ATRAVÉS DA INTERNET, QUE AINDA É O NOSSO MEIO DE PROTESTO , E DIVULGAÇÃO DAS PÉRFIDAS SANHAS ESQUERDISTAS. A MÍDIA TELEVISIVA É TENDENCIOSA E COVARDE, ESTÁ A SERVIÇO DA DITADURA COMUNISTA. OS PROTESTOS DEVEM PROSSEGUIR E A DESPEITO DO COMODISMO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA , ESSES JOVENS CONSCIENTES , RESPONSÁVEIS E COERENTES POLITICAMENTE, ESTÃO FAZENDO HISTÓRIA. ELES SERVEM DE EXEMPLO PARA A NAÇÃO BRASILEIRA QUE ESTÁ APÁTICA E INERTE A ESSES ABUSOS DE PODER DO GOVERNO , DO LEGISLATIVO E DO JUDICIÁRIO APARELHADO. ELES ESTÃO DEIXANDO SUAS MARCAS NO SOLO DA NOSSA NAÇÃO. PARABÉNS PATRIOTAS ,SE DEUS QUISER ME UNIREI A VOCÊS AQUI EM BRASÍLIA . DEUS SALVE O BRASIL!!

Gustavo Pereira dos Santos .

Muito bom, divulgarei para a minha lista. Me ocorreu a ideia dos quartéis programarem marchas rotineiras de 32 km pelo caminho dos jovens da MPL. Temo pela segurança dos jovens da MPL. Abraços, Gustavo.

paulo de carvalho filho .

Essa turma da marcha já está fazendo história, e o fato da mídia não mostrar já afirma a sua importância. Tem gente que prefere se acomodar e dizer que isso não vai dar em nada, sim pode ser, porque o impeachment irá depender do congresso e de suas lideranças, pois motivos suficientes já existem até demais, apesar do FHC fazer um esforço tremendo para defender a Dilma e o PT, mas toda forma de manifestação é válida, o inaceitável é ficarmos assistindo passivamente esse bando de ladrões pilhar o país. Participei das manifestações do dia 15 e 12 e tenho quase certeza que só vai restar a nós, sairmos as ruas para pedir ou provocar uma intervenção militar constitucional!

luiz antonio ribeiro .

Caro Percival É com imenso prazer que leio o seu blog, porém o que esses jovens estão fazendo o prazer é ainda maior, pois me trouxe de volta a esperança que eu, confesso, havia perdido tendo a minha frente o PT e como oposição a este o PSDB, que não cansa de enganar e desiludir quem nele confia.

Data Venia .

Como parei de assistir aos telejornais da Globo, gostaria de perguntar aos leitores que têm estômago forte se nas últimas edições do Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional ou Jornal da Globo falaram alguma coisa sobre a MARCHA PELA LIBERDADE. E se o MST usar a força bruta para interromper a caminhada heroica desses jovens, será que veremos William Bonner pronunciar o nome Kim Kataguiri ? Duvido muito! Afinal, que interesse jornalístico tem uma caminhada de 1000 quilômetros em protesto contra a tirania petista ? Muito mais importante, convenhamos, é a Parada Gay.

Genaro Faria .

Eu tenho acompanhado, pelas redes sociais, essa marcha peregrina dos jovens postulantes a uma pátria livre do PT. Nada em nossos dias se equipara a ela em grandeza cívica e amor patriótico. Nada contrasta tanto a apatia, a abulia, o comodismo imperante na sociedade. Por isso mesmo não poderia ser ignorada pela grande mídia. E não é mesmo. Ela é boicotada para não servir de lição... aos políticos? Não, ao povo. Se na bolivariana Venezuela fazer oposição de fato já dá cadeia, de que outra lição precisariam os políticos e os jornalistas para se empenharem em nos tirar desse caminho? O poder político é um anão raquítico para fazer o bem, mas um gigante colossal para produzir o mal. O que mais cumpre aos governantes não é fazer o bem, mas evitar o mal. O bem se faz uma sociedade livre que ouve e pratica o que nos ensinou Aquele cujo poder derrotou o Faraó-estado. Eis aqui a lição que nos dão esses jovens em marcha ao centro político do poder: deixem-nos conservar nossas virtudes e liberar nossa criatividade e energia como dádivas divinas que nos elevam e libertam. E tirem as mãos do nosso bolso, a venda de nossos olhos e a cera de nossos ouvidos. Afastem de nós o cálice de sua ideologia escravagista. Que o Senhor é O guia dos nossos passos.

FATIMA IRENE ALVES DA ERMIDA .

BRILHANTE TEXTO PUGGINA, ASSIM COMO ESTES BRILHANTES SÃO ESTES JOVENS; QUE MERECEM TODO O NOSSO RESPEITO E HOMENAGEM!!! QUE DEUS ABENÇOE O CAMINHO DELES, E O FUTURO DA NOSSA NAÇÃO. QUE HAJAM OUTROS TANTOS QUE SIGAM ESSE EXEMPLO DE CORAGEM, CIVISMO E IDEAL.
1/1
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Artigos do Puggina