Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

Artigos do Puggina

Voltar para listagem

LULA, UM CASO PERDIDO

por Percival Puggina. Artigo publicado em

 

 O título acima expressa minha convicção de que o ex-presidente já está condenado a uma das muitas grades em que se pode conter um ser humano: a que o confina ao pequeno séquito dos que compartilham os mesmos vícios e desvios morais.

 Entenda-me o leitor. Assim como os dependentes químicos se reúnem, qual escombros humanos, em terrenos baldios e obscuros recantos das cidades, assim também pessoas na situação moral e legal de Lula agrupam-se por semelhança e fogem do convívio com pessoas de bem. Um dia, porém, o mal feito às ocultas, nos porões, é proclamado desde os telhados. E o que estava nas páginas dos processos, nas denúncias, nas provas e nos privilégios de foro, vai para as manchetes dos jornais. Acaba o teatro e a vida real começa. Pode ser curto, muito curto, o caminho entre a conduta viciosa ou criminosa e essa forma de reclusão por rejeição e repulsa social.

 Será ele preso, condenado e cumprirá pena? Sei lá! No dia em que eu entender nossa Justiça e, de modo especial, a Suprema Corte, que certamente exercerá o último grau de jurisdição no processo de todos os notáveis hoje investigados, provavelmente haverá outra composição por lá e nós estaremos vivendo num Brasil melhor. Não, não tenho resposta para essa pergunta. Nosso STF faz "desacontecer" fatos que todos viram e ouviram. Mas Lula já está sendo punido, embora ainda não como se espera. Ele está contido, preso. Basta vê-lo, como o vi agora, há poucos minutos, na TV.

 Quando Delcídio Amaral perdeu o mandato de senador, agravou-se a situação do ex-presidente. O Procurador Geral da República pediu ao ministro Teori Zavascki que o processo - que incluía Lula - fosse enviado para Curitiba e para o juiz Sérgio Moro. Ouriçou-se a morofobia do estadista de Garanhuns que, por seu advogado, solicitou a remessa para a Justiça Federal de São Paulo. O ministro, porém, acabou enviando tudo para Brasília, considerando que lá foi praticada a maior parte dos atos denunciados.

 Não poderia desabar sobre os muitos problemas do ex-presidente algo mais inoportuno do que a decisão do juiz Ricardo Leite tornando-o réu no exato momento em que choraminga perante a ONU supostas injustiças e perseguições que estaria sofrendo por parte de Sérgio Moro. Imagine só a situação: tapado de orgulho das próprias virtudes, inocente como um anjo de Rafael, vê seu delírio persecutório desfazer-se com o reconhecimento de outra robusta hipótese criminal em vara diferente, longe da tenebrosa Curitiba de seus mais freqüentes arrepios.
 Orgulho, ambição e vaidade formam um explosivo coquetel. E Lula o bebeu até a última gota. 

________________________________
* Percival Puggina (71), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A tomada do Brasil. integrante do grupo Pensar+.
 

Compartilhar

Comentários

Carlos Edison Fernandes Domingues .

PUGGINA ! Estamos de parabéns com a perfeição da sua análise. Este crápula, que enganou parte do eleitorado brasileiro, há muito tempo senten-se condenado. É lamentável que pessoas cultas, algumas tirando proveito, tenham amparado este comportamento que desestabilizou a esperança do brasileiro. Carlos Edison Domingues

José Aldo Buarque de Mendonça .

A alma deste homem, ainda,encontra-se cheio de ódio para alguns, frustações cada vez mais evidente, desejos de vinganças que se acentuam cada vez mais; mas, a justiça divina é muito mais; vejamos o que nos revela a palavra de Deus: " Ate aqui chegaras e não além; aqui se quebrará a soberba de tuas ondas. (Jó 38,11)". PAZ, BEM e MISERICÓRDIA.

João Luiz Pereira Tavares .

Volta mamãe! Volta! (E se possível ajude ao seu chefe...). Dilma querida é nossa Madastra. A Madastra dos Pobres. Doce e suave. Esta mulher é um exemplo de honestidade, de pureza e VERDADE, nunca jamais cometeu crime, super feminista, nossa dulcíssima mãe!, uma administradora fantástica, elegante, a mãe do Brasil, bonita e linda, vítima de um GOLPE de seu próprio povo, os COXINHAS, esta querida Rainha breve voltará para colocar ordem na economia, na educação e na segurança, POLITICAMENTE CORRETA, sábia e inteligente, santa mãezinha dos brasileiros, sem ela este país não é nada. Com um português fabuloso, cheio de figuras de linguagem. Sabemos que ela é a melhor aluna de nosso amado chefe, o maior brasileiro de todos os tempos, «O CARA» que acabou com a fome no País, deu casa própria e carro do ano ao pobre.....O país aguarda de joelhos seu retorno.... E com profundas lágrimas nos olhos entristecidos, por tudo que aconteceu de injusto com nossa mãezinha. Quanta dor guardamos em nossos corações injustiçados politicamente pelo golpe. Dulcíssima mãe política. Te amamos Mãe dos Pobres! Volta logo! VOLTA mamãe... ==================================== Mia, bebe leite, tudo indica que se trata de um gato; o PT afirma: é um cão. ====================================

FRANÇA .

Tenho uma grande curiosidade ! Como serão as noites (insones ) de sono de LULA ? Talvez essa seja a maior das prisões !!

Brenda Fernandes Aprigliano .

Se pensarmos bem a que ponto chegamos, por tantos anos governados por psicopatas tipo Lula e Dilma, crias de uma ideologia tão psicopata quanto os próprios e o partido que lhes deu essa posição de desmandos infindáveis, ficamos a perguntar onde estava a intelectualidade nacional, que permitiu sem uma mega manifestação que outorgassem a esse doido não sei quantos títulos "Honoris Causa"? Será que todos os que o adularam a esse extremo e por tanto tempo, a despeito da sua escancarada e evidente ignorância, também não gostavam de beber desse "explosivo coquetel"?

NAILZO SCHULTZ .

Parabéns! Excelente matéria

Dante Ignacchitti .

Puggina, como sempre, em perfeito texto, nos brinda com a dura realidade em forma de prosa filosófica; a Getúlio Vargas, com sua fria visão da realidade, percebendo que o inquérito sobre a morte do major Vaz, no atentado contra Carlos Lacerda, fatalmente entraria no palácio do Catete, decidiu zelar pelo seu nome, encerrando o assunto pelo suicídio; a outra opção: a ela assistiremos, em breve, ao vivo e em cores...É que Vargas tinha, entre outras, muita coragem. Como todo autêntico estadista tem.

Antonio Saraiva Perez .

Eu chamo a peça de “Deus da Impunidade “ mas, existe um ingrediente denominado JUSTIÇA que está tirando o sono de Sua Santidade.

Lavio .

Acho que Lula, ao ir à ONU, está preparando um possível caminho de fuga, ou plano B, caso sua prisão seja decretada. Hum... nem ele vai escolher a Venezuela pra fugir... Assim é a "elite" esquerdista refúgio de alguns dos mais famosos megalomaníacos que chegaram ao poder. A culpa é sempre dos outros, mas ele só bebe vinho Romanée-Conti.

Joao B. Bastos .

"Os Gambás se procuram"

Artus James Lampert Dressler .

APLASTANTE, SIMPLESMENTE.

Genaro Faria .

O corso Napoleão Bonaparte costumava dizer que "a distância entre a glória e o ridículo é de apenas um passo". Lula, para quem ser dono do Brasil não era suficiente, não dava por menos do que ser o Secretário-Geral da ONU. O primeiro monoglota semi analfabeto no cargo. De fato, como disse o sábio Nelson Rodrigues: "A ignorância perdeu a modéstia".
1/1
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Artigos do Puggina