Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

Artigos do Puggina

Voltar para listagem

O QUE EU DIRIA A AÉCIO NEVES

por Percival Puggina. Artigo publicado em

 

 Prezado Aécio,

 Sou um dos 100% Aécio, cujos nomes são destacados na página da tua campanha que divulga o apoio de intelectuais. Por isso, contemplando a hipótese de que venhas a ler, tomo a liberdade de escrever o que penso sobre esta esquina onde nos encontramos na história da República.

 Há uma parcela imensa da sociedade brasileira perfeitamente consciente de que o problema do Brasil não é Lula e não é Dilma. O problema do Brasil, sabemos nós, é o Partido dos Trabalhadores, com seus métodos, seu projeto totalitário de poder, sua turbada visão de história, suas más companhias internas e externas, sua ideologia malsã e seu reacionarismo econômico. O problema do Brasil é a oficialização dessa moral que parece abastecida em lojinha de conveniência, onde a cada momento é selecionado o princípio que convém, dispensados os demais nos reservatórios de lixo seletivo. É o governo de um partido que abraça a Petrobras com afagos de quem lhe bate a carteira.

 Seu principal adversário ao longo dos últimos 12 anos, Aécio, é um partido que faz mal ao Brasil. Na oposição, não deixa governar; no governo, não governa. Na oposição, a quilômetros de distância, brada contra odores nos atos do governo; no governo, não percebe a sujeira colada à sola do próprio sapato.

Fosse você, Aécio, eu diria à sua principal adversária que o governo petista acabou. E não acabou agora, mas há seis anos. Acabou na metade do segundo governo Lula, quando se esgotou o estoque de mágicas na cartola das facilidades e o Brasil começou a desacelerar, a parar e, já agora, a declinar. Eu diria que o PT já fez o pouco bem que podia e todo o mal que podíamos tolerar. O PT, enfim, já era. Foi rareando o que nele havia de bom e aflorando, dominante, tudo que nele havia de mau. O pouco que ainda resta de valor no partido não compensa tudo que nele não presta. Só não vê isso quem não quer.

Trata-se de um terrível problema moral. Ele não está no fato de que o PT transforma bandidos em heróis, mas no fato de que parcela imensa da população nacional já não mais distingue um tipo de outro. E o nome disso já não é pura e simples corrupção, mas é corrupção da alma brasileira, onde muitos entram em confusão mental, ou em conflitos de interesse, nas encruzilhadas do certo com o errado.

Pense sobre isso, Aécio. Você é a terceira geração de políticos do PSDB aos quais parcela importante do povo brasileiro confia a bandeira oposicionista. Você enfrenta um adversário fragilizado, combalido pelos motivos que expus. Mas precisa evitar, com ajustes de discurso, que os bons brasileiros migrem votos para quem nunca teve e ainda não tem palavras de reprovação aos malefícios em curso no país. Isso, simplesmente, não faz sentido.

_____________
* Percival Puggina (69), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões, integrante do grupo Pensar+.



 

Compartilhar

Comentários

Simone .

Parabéns pelo texto, tuas palavras são sempre certeiras. Também sou 100% Aécio e estou a cada dia que passa, por estarmos chegando perto do dia da decisão, ficando mais preocupada, pois não vejo uma propaganda política forte e inteligente que consiga superar os "feitos" da nossa presidente. Assim, parafraseando o seu texto, "o que eu diria a Aécio Neves" é que ele focasse em mostrar a corrupção descarada do governo e as falhas dos seus programas, como o "Mais Médicos". Do contrário, não dará mais tempo.

José Vitor Martini .

Lendo alguns comentários a respeito de seu excelente texto, fiquei decepcionado com algumas considerações dos leitores. Alguns alegam que ao invés do Aecio, fosse alguém mais capacitado. Quem seria?? Talvez se Jesus Cristo descesse dos céus e participasse das eleições, poderia ser essa pessoa, ou mesmo um extra terrestre. Me pergunto, em que mundo essas pessoas vivem? Na hora de votar, escolhem para deputados, o mais conhecido, tipo Tiririca, nem se tocam a que partido o seu candidato está filiado, ou seja elege gente da base governista e depois vem reclamar que a oposição é fraca. A falta do mínimo conhecimento sobre política e economia, leva a conclusão que a Direta, (que não tem representante no Brasil), possa ser pior que a esquerda que domina toda a América do Sul, é só olhar a situação dos nossos vizinhos, para perceber. Diante dessa situação, só resta se sentar na sarjeta e chorar de tristeza, o Brasil será eternamente o pais do futuro, sempre na esperança de que um ser iluminado desça dos céus para levar toda população direto para o paraíso, pois não temos coragem para admitir o nosso fracasso na hora de escolher quem nos governa. ESTE É UM PAIS SEM FUTURO!!!

Vicente .

Parabéns!

Marcelo .

"Trata-se de um terrível problema moral. Ele não está no fato de que o PT transforma bandidos em heróis, mas no fato de que parcela imensa da população nacional já não mais distingue um tipo de outro. " Meu parabéns, uma das melhores frases sobre o PT que já ouvi.

Marlusse Pestana Daher .

É uma grande pena que a massa não tenha acesso a uma reflexão como esta. Cada palavra é sensata o todo verdade admirável. Estamos deveras cansados. Chega de PT.

Pe. Diego Baltz .

Caríssimo professor: Concordo plenamente com o Sr. quando diz que o problema é moral. Parabéns pelo excelente texto. Que Deus e Nossa Senhora Aparecida protejam o Brasil!

Mila .

Percy, achei interessantíssimo um dos comentários sobre a "política muito chegada à extrema direita." Ou seja, ser de "extrema direita" é algo negativo? E uma curiosidade enorme que tenho e ninguém nunca explica (ao menos de forma lógica): o que exatamente é "extrema direita"? Aqui nos US a gente sempre ouve falar de tal e tal político de extrema direita, super "Conservative," etc e tal. No entanto, jamais ouvi falar de um de extrema esquerda ou "Liberal"... O mesmo acontece com a Fox News: é atacada por todas as outras por ser de "extrema direita." No entanto, nenhuma outra emissora de TV é considerada de "extrema esquerda." Que fenômeno interessantíssimo, não, Percy?

Seila Cyrne Bini .

Como a esperança é a última que morre, não vou perdê-la até o último voto contabilizado. Se será bom ou ruim para o país, a vitória do Aécio também não sei, mas se não apostar/arriscar como saberemos, não é mesmo? #MudaBrasil

Joma Bastos .

Aécio tem uma política muito chegada à extrema direita, e essa é uma das muitas razões porque ele perdeu muitos eleitores para Marina. Os Conservadores e Liberais, vão ter quatro anos para conseguirem um candidato que defenda a justiça social e o liberalismo econômico, vão ter tempo para arrumarem a casa e criarem ideias mais modernas e atuais, com a finalidade de conceber uma renovada e redobrada força liberal, à volta das presentes e futuras gerações.

MOACYR FRANCISCO .

Texto primoroso, Puggina! Mas é uma imensa tristeza perceber que, de novo, os tucanos caminham decididos ao fracasso pelo excesso de uma pusilanimidade de aço que parece já ser parte integrante de tudo o que se poderia chamar de "oposição decente" ao petismo.

ANTONO FALLAVENA .

Grande Puggina. Tens razão,, o que não é surpresa. A lamentar, pelo menos penso assim, ter candidatos tão frágeis e propostas tão pequenas, sem sal. Jamais tivemos eleição tão desqualificada e candidatos tão medíocres. Dos três, Aécio pode ser é o melhor mas não é o que desejava para o país. E assim,, quando muito, conseguiremos eleger um mais ou menos. Quem sabe na próxima possamos esperar mais: dos eleitores e dos candidatos. Abraço e saúde.

Luiz Pereira Lima .

Prezado Puggina Considerando-se o PT como tumor maligno, que efetivamente o é, a única solução é extirpá-lo, resseca-lo.Após virá a reconstrução tissular. O problema é que Aécio é demasiadamente brando em seus comentários. Parece até que seus marqueteiros estão comprados pelo partido governista. P.e. não vi nos programas Dilma abraçada com Eike Batista citando-o como espelho para todos empresários brasileiros.. Não identifiquei , no programa de Aécio, foto disponível de Dilma , Lula e Paulo Roberto Costa com os devidos comentários. Imagina se fosse o contrário! Deste modo a eleição para Aécio está perdida. Para minha tristeza a minha esperança restante é... fica difícil dizer mas é o jeito!

Nelson Azambuja .

Prezado Puggina: Com a firme esperança de que, não só o candidato Aécio Neves, mas toda a oposição aos impatrióticos que destroem o nosso país, à mídia brasileira que é omissa, em sua maioria e, principalmente, o povo brasileiro que elege os nossos governantes, leiam o teu artigo e enxerguem, de uma vez por todas, o que o PT tem feito ao Brasil desde que assumiu o poder. Um grande abraço, Nelson Azambuja.

Nelio Jair Schmidt .

Caro Puggina, foste ao âmago da coisa toda. Ou seja, o PT, adepto ao dinheiro público. Simpatizante com ditaduras socialistas. E adorador de mediocridades pelo mundo afora. Reserva para o nosso Brasil, algo muito ruim... Parabéns Percival, espero que o Aécio, leia....

Alcir José da Silva .

Muito bom Percival, pena que nosso povo simples já esta tão acostumado com esses desmando e mentiras faladas tantas vezes que fica difícil eles enxergarem a realidade. Vivo essa realidade dentro de minha própria família.
1/2
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Artigos do Puggina