Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

Artigos do Puggina

Voltar para listagem

POR QUE O PT DENUNCIA GOLPISMO NOS PROCESSOS CRIMINAIS CONTRA LULA?

por Percival Puggina. Artigo publicado em

 

 Réu em sete ações penais, já condenado numa delas, e é tudo golpe? Na ponta da língua de todo cidadão há diversas respostas à pergunta que dá título a este artigo.

• O PT é um partido que não aceita ser contrariado, que não sabe perder e que quando eleitoralmente derrotado dá início imediato à campanha “fora fulano”, seja lá quem ou o quê tal fulano seja (prefeito, governador, presidente).
• O partido se vale de sua tentacular inserção nos circuitos formadores de opinião para converter os fatos mais comprometedores em arrevesadas e favoráveis versões.
• A visão que a legenda tem da realidade é comandada pelo objetivo final, ao qual tudo mais se submete, mantendo, com a verdade e com os fatos, em vista disso, uma relação libertina, alcoviteira.
• A politização do julgamento transformando Lula em vítima é uma estratégia que se não serve à defesa jurídica, serve à defesa política.
• O PT integra uma rede internacional de solidariedade comunista e/ou revolucionária esquerdista (o Foro de São Paulo é apenas parte dela) já habituada a dar vazão às posições aqui proclamadas pelo partido que, no passo seguinte, repercute, nacionalmente, o noticiário internacional.

Por isso se instalou a impressão de que, no exterior, a opinião pública julga ter havido golpe no impeachment de Dilma, malgrado o longo processo parlamentar dirigido, passo-a-passo, pelo STF. Também por isso o PT aposta em que, aconteça com Lula o que acontecer, sua imagem esteja sendo preventivamente enxaguada. 

Há uma causa maior, porém. Para entendê-la é necessário ir a documentos partidários disponíveis na Fundação Perseu Abramo e nos arquivos do Centro Sérgio Buarque de Holanda. Muito especialmente, recomendo a leitura do documento O PT e a Constituinte (1985-1988). Ali, à página 181, no subtítulo “A posição final”, se lê coisas assim:

“O PT, como partido que almeja o socialismo, é por natureza um partido contrário à ordem burguesa, sustentáculo do capitalismo. Disso decorre que o PT rejeita a Constituição burguesa que vier a ser promulgada (...); por extensão, o PT rejeita a imensa maioria das leis que constituem a institucionalidade que emana da ordem burguesa capitalista, ordem que o partido justamente procura destruir e, no seu lugar, construir uma sociedade socialista”.

Por fim (pag. 184):

“O NÃO DO PT À CONSTITUIÇÃO - ‘O PT, por entender que a democracia é uma coisa importante – que foi conquistada nas ruas, nas lutas travadas pela sociedade brasileira –, vem aqui dizer que vai votar contra este texto, exatamente porque entende que, mesmo havendo avanços na Constituinte, a essência do poder, a essência da propriedade privada, a essência do poder dos militares continua intacta nesta Constituição’. Com esta declaração síntese de seu pronunciamento no Congresso Constituinte, o líder do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, encaminhou o voto não do partido à Constituição que será promulgada no dia 5 de outubro”.

Penso que esse conjunto de posições deixa claro que o partido do ex-presidente Lula opera dentro e fora dos limites da institucionalidade, aos quais, desde a origem, seus líderes não se submeteram e cujo valor não reconhecem. Opera dentro quando lhe convém e opera fora quando lhe convém. Contrariamente ao senso comum, o partido considera essa conduta virtuosa porque a situa, em quaisquer circunstâncias, com mensalão e Lava Jato ou sem mensalão e Lava Jato, na perspectiva de um ideal socialista revolucionário que a tudo purifica.

 

_______________________________
* Percival Puggina (73), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A tomada do Brasil. integrante do grupo Pensar+.
 

Compartilhar

Comentários

João Barbosa dos Santos Neto .

Cês queria o que de alguém que declarou: "Estamos num estado democrático de direito duramente conquistado por nossa geração, custou a muita gente, inclusive a nossa>> presidente<<, >que lutou pela democracia" http://www.puggina.org/artigo/puggina/por-que-o-pt-denuncia-golpismo-nos-processos/10944

Fernando Luiz de Souza .

Boa noite Prof. Puggina! Entendi perfeitamente seu raciocínio. Sou professor de História do Ensino Fundamental e o livro didático, especialmente do 8° e 9° ano, são totalmente esquerdistas. Os livros didáticos de História somente abordam assuntos das chamadas "minorias" como bandidos famosos; no assunto Revolução Industrial, fala-se mais sobre o Ludismo (prática que consistia na quebra ou inutilização de máquinas por parte dos empregados) que foi fomentada pelos primeiros sindicatos da Inglaterra, do que as próprias características da Revolução Industrial. Vou ler o livro que você sugeriu e após a leitura eu dou o Feedback...

carlos r.dos santos .

prof. O pt um partido contrário á ordem burguesa?os donos deste partido sairam?pois lula,zé dirceu,são pessoas hoje muito ricas.kkkkkkk.

Geraldo .

Ai, ai, até hoje estou perdidInho da silva e alguém que possa me ajudar, que me dê uma forcinha, ispricano "SE FOI O PT QUE ENSINOU O CAPETA A SER DESONESTO, DISSIMULADO E GOLPISTA OU O CONTRARIO! Se alguem puder me dar essa ispricassaum, desde já agradeço de corassaum!

PERCIVAL PUGGINA .

Caro Fernando. Essa é uma ideia plantada pela esquerda brasileira na mente das pessoas, por muitos modos. E um deles é o que identificas ao dizer que ela te acompanha desde a Faculdade de História. A História, para o militante de esquerda, não é aquilo que o senso comum imagina ser, mas tem funcionado, crescentemente, como um cardápio onde se seleciona a narrativa mais conveniente. Recomendo-te o livro “The killing of history”, de Keith Windschuttle. Se a direita fosse como te era dito, ela seria um zero à esquerda sem viabilidade política para defender as liberdades, a iniciativa privada, a redução do peso do Estado, os valores tradicionais, a família, a segurança jurídica, o direito de propriedade, que são meios necessários para o desenvolvimento econômico sem o qual não a pobreza se multiplica. O Brasil, no ranking do Index Economic Freedom ocupa o lugar 118º entre 186 países. Uma olhada nessa lista resulta muito esclarecedora. Se existe algo que realmente “ferra” a pobreza é o paternalismo escravocrata do Estado socialista, em qualquer lugar do mundo.

Isac .

O PT AGE DESSA FORMA PARA TENTAR ESCONDER O QUE É SEMPRE SOB O ABAIXO: 1 - "CHAME OS OUTROS DO QUE V É E ACUSE OS OUTROS DO QUE FAZ". - Lênin. 2 - QUANDO OS COMUNISTAS ESTÃO ACUADOS, USAM O VITIMISMO, DE SEREM PERSEGUIDOS POLÍTICOS E INVENCIONICES E EMBUSTES MAIS PARA TENTAREM MOSTRAR QUE SÃO INOCENTES, VÍTIMAS DE PERSEGUIÇÕES E EM FAKE NEWS, CIRCO E ILUDIREM SÃO MESTRES IMBATÍVEIS! Mudem de esquema, vermelhos, esses acima estão muito manjados, assim como nada assumirem de erros, sempre culpa dos outros de fracassarem! TODOS OS MEIOS JUSTIFICAM OS FINS - eis aí o resumo de toda ética-moral da seita comunista, cujo deus dela, Satã(ONU-NOM) manda que tomem tudo para o deus-Estado - o proprio diabo - e subvertam todos para transformar a sociedade em zumbis doceis e obedientes! Porém, os esquerdinfernais não contavam com o aparecimento das REDES SOCIAIS que lhes botam pra fora seus intestinos podres e suas mentes pervertidas, cheias de esterco marxistas, pois antes dominavam sem serem importunados e doravante serão esculachados, desmascarados da perversidade desses bandos de cafagestes e refinados canalhas, cujo mais honesto é ladrão! ALÉM DISSO, ACIMA... CAPRICHAM NO EMBURRECIMENTO E FABRICAÇÃO DE IDIOTAS-UTEIS AO PARTIDO-MAFIA faz parte do esquema dos vermelhos para dominarem um povo, pois os dirigentes da mafia sabem que essa imundicie não funciona - papo em separado, apenas entre si - mas compensam com muito circo, falsas propagandas em que são mestres imbatíveis! Também, capricham nos doppings das mentes, quer do emburrecimento de tudo quanto seja literatura recheada de esterco marxista + lavagem cerebral + apoio ao pleno uso de drogas, da qual são adeptos de liberação total e dentro em pouco tempo o aluno aprenderá que, dependendo da hora, 2 + 2 = 5. Conheço varios que passaram pela "FEDERAU" QUE ME GARANTEM QUE COMUNISMO ACABOU, que o PT apenas não soube aplicar bem o marxismo... Ainda que muitos já acordaram desse dopping mental e cairam na real...

Jonny Hawke .

Por um lado esse radicalismo todo vai acabar enterrando o PT. O desespero por Lula vai minar todas as suas chances de voltar ao poder para nossa sorte. O problema é que o brasileiro adora um herói e o próximo que eles fabricarem pode ser um ditador bem no estilo Castro.

Ismael de Oliveiira Façanha .

Sim, é isso mesmo. A lógica revolucionária é a de que os FINS JUSTIFICAM os MEIOS; que o ESTADO de NECESSIDADE exclui a PUNIBILIDADE no COMETIMENTO de um ou muitos CRIMES contra a LIBERDADE, ou que a extinção revolucionária, criminosa e violenta do Capitalismo "maligno", fica ao abrigo de uma espécie de LEGÍTIMA DEFESA da CLASSE OPERÁRIA.

Fernando Luiz de Souza .

Boa noite Professor Puggina! Que artigo esclarecedor. Aplausos para sua análise crítica muito bem fundamentada... Aproveito o comentário para lhe fazer uma pergunta que me intriga desde a época da faculdade de História: o grupo político denominado "Direita", defende os interesses das pessoas ricas e poderosas? e o povo que "se dane"? Aguardo sua resposta! Atte. Fernando - Professor de HIstória - Santo Amaro da Imperatriz/SC

Odilon Rocha .

Caro Professor Os documentos do PT e declarações são cartas de amor aos "bons serviços prestados à Nação". Sim, um "excepcional" trabalho. Ou destruição, por acaso, não exige TRABALHO?
1/1
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Artigos do Puggina