Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

Artigos do Puggina

Voltar para listagem

“VAI PRA CUBA!” E O CRIME DE PT-FOBIA

por Percival Puggina. Artigo publicado em


Todos já sabem que o tal “Humaniza Redes” é jogada de marketing saída da cabeça do João Santana. Ou assemelhado. Resulta em bem concebida forma de censura a todos que não amam o PT, o petismo, o governo petista, a presidente Dilma e o ex-presidente Lula. Portanto, é violência disfarçada. É a “criminalização” do antipetismo.

 As organizações, personalidades e práticas políticas construídas em torno do partido da estrela, na cabeça dos que conceberam o Humaniza Redes, devem ser objeto de devoção e reverência nacional. Saudados com “Hasta la vitoria, siempre!”.

 A expressão “Vai pra Cuba!”, aliás, tem sido apontada como sólido indício de ódio contra o PT. Entretanto, poucas coisas tão ansiosamente desejadas por qualquer petista, da base ao topo da pirâmide partidária, quanto uma excursão a Cuba. Viajar a Havana, com ou sem a companhia de Lula, já foi prêmio disputado pela militância. Toda visita à ilha de Fidel Castro constitui ato litúrgico, uma espécie de batismo de fogo simbólico. Encontro-me frequentemente, em debates, com muitos desses “compañeros” que estudaram por lá com aval do partido, ou que fazem peregrinações periódicas à ilha, de onde retornam como quem transpôs os umbrais do paraíso socialista.

 Portanto, todo petista que se preze deveria responder a um “Vai pra Cuba!” com um “Se Deus quiser!”, principalmente porque a expressão poderia substituída por coisa muito mais desagradável e ofensiva, tipo “Vai pra Miami!” ou “Vai pra Nova Iorque!”. Mas isso sim, seria coisa de gente mal-humorada, intolerante, do tipo que se irrita com o Mensalão, o Petrolão, os sucessivos escândalos, as mordomias, as “pedaladas”, a irresponsabilidade fiscal, as mentiras e mistificações, as explicações esfarrapadas, a carestia, a inflação, o aumento de impostos e o crescente desemprego. Para ficar no que se sabe.

Ódio não é um sentimento que se deva cultivar. Por isso, sugiro um programa “Harmonize PT”, para acabar com a semeadura de ódio que o partido, há anos, semeia onde quer que a imaginação humana possa vislumbrar uma fissura em grupos sociais. Foi por esse caminho que o PT foi jogando os brasileiros uns contra os outros até darem conta do que estava acontecendo.

Mas se o ódio faz mal, tampouco seria benéfica e respeitável a passividade tolerante que o petismo apreciaria neste momento. O fiapo de democracia que nos resta está sustentado nos movimentos de rua e nas redes sociais porque as instituições, bem, as instituições estão com a vida ganha. E o país tem um governo petista com uma oposição tucana. Pode haver infortúnio maior? 
 

______________
* Percival Puggina (70), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões, integrante do grupo Pensar.

  

Compartilhar

Comentários

André Carvalho .

Como sempre, sr. Puggina, excelente texto. A verdade é que temos que saber separar o joio do trigo nessa história de ódio. Dos dois lados da trincheira. Talvez a direita ainda esteja aprendendo como fazer oposição. Por falta de prática, ainda se lambuza com as tintas, que às vezes são bem fortes, não dá para negar. Quanto ao governo e seus defensores, seguem perplexos: como é que pode haver oposição a nós, tão puros, castos e competentes? Eles simplesmente não compreendem esse fenômeno... Mas se fazer passar por vítima é sempre uma boa rota de fuga do debate...

DeBrito .

Há um dito popular que expressa: "QUEM DISSO CUIDA, DISSO USA". Primeiro o Lula lançou o "nós contra eles", fomentando o antagonismo de classes. Aí aparecem os intelectuais, os artistas ( vide Chico ) e os da imprensa, simpáticos ao Partido, ávidos por uma justificação às tramóias desse Governo, acusar os que se recusam a aceitar toda essa vergonhosa roubalheira, de instigar o ódio ao PT, que querem acabar com o partido e outras lamúrias. Haja paciência!

Fernando L A Soares .

* Poema de haicais CUBA LIBRE? - Fernando L A Soares (FLASh) Foro de São Paulo comunização cabala de latinoamérica? Apátridas Lula e Dilma, agentes da máfia bolivariana? Cocalero afã narcotraficante não afronta ao Brasil? Queima humano arquivo dançando um tango argentino a islâmica máfia? Aos cinco mil jovens venezuelanos mataram cubanos agentes? Guevaristas branco jaleco e falso diploma também por cá abundam? Que nem pajelança, aloprante cuba-libre "made in Paraguai"? poetafernandosoares@gmail facebook.com/cronipoeta cronipoesias.blogspot. com Wasap etc 31 9882 5505 Claro?

clecia .

Vai para Cuba... não mais! Agora eles preferem Paris ou Nova York.

charles .

é fácil governar para porcos comunistas... eles podem transformar o país inteiro em um grande chiqueiro, que quanto mais a lama féde, mais a porcalhada gosta... esquerdista é basicamente um bando de fracassados que se acham incompetentes o bastante pra acharem que não tem capacidade própria pra chegar a lugar nenhum, então se dedicam ao recalque e à inveja de culpar o mundo e "azelite" pelo seu fracasso... tipos criminosos e psicopatas como o Lulazarento só se dedicam à dizer o tipo certo de absurdo que atrai essa gente burra e sem caráter, mas que se acham pessoas de bem... porque ser ídolo dos trouxas sempre foi muito lucrativo... gente burra e trouxa é assim: pode foder com eles que continuam idolatrando... e essa conversinha de OPOSIÇÃO é aquela FARSA DE SEMPRE... são faces do mesmo capeta, só servem pra ficarem jogando a culpa um no outro... Luladrão e sua corja é a cara mais FEIA e TOSCA para enganar a ralézada... o PSDBosta é a carinha mais ARRUMADINHA e engravatada pra enganar o restante... assim TODOS OS LADOS se sentem "REPRESENTADOS" quando na verdade estão todos sendo ENGANADOS e ROUBADOS pelo mesmo tipo de capeta... só observar: VAI TUDO MARAVILHA COM A GRANA DELES TODOS, obrigado!! acordem: político bom é político SEM VOTO e sem mandato!!

Odilon Rocha .

Caro Professor Sei que é chover no molhado, pois o senhor delineou, soberbamente, o assunto. Tudo arquitetado!, os caras provocam, batem, cospem, roubam, corropem, babam, põem uns contra os outros, mentem a rodo; aí, se dão conta que o tiro pode ter saído ( e saiu!, graças ao caráter conservador do povo) pela culatra e agora, via estratégica, querem nossa 'compaixão', a nossa 'santidade' perante seus crimes. É muita calhordice e cinismo! Veja aí esse idiota (não é convicto, não!), pago para dizer asneiras, postado pelo Rodrigo Constantino: http://www1.folha.uol.com.br/paywall/login-colunista.shtml?http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gregorioduvivier/2015/05/1633170-o-novo-pau-de-selfie.shtml Abraço

Gustavo Pereira dos Santos .

Complemento "Vai pra Cuba, se Deus quiser, e não volte, pelo amor de Deus" . Um abraço, Gustavo.

Genaro Faria .

Deus está morto. Desde que nossos ancestrais mais primitivos desceram das árvores, deixaram as cavernas que habitavam e passaram a sepultar seus mortos como seres que passariam a viver numa outra vida, a humanidade nunca foi tão consciente de que o universo sempre gravitou seu próprio eixo. "Cogito, ergo sum". O homem se dera o dom do intelecto para se proclamar o rei do universo. Assim o homem matou Deus. Mas esqueceu de matar o demônio. Certamente porque Deus é muito estranho. Ele nos ama em silêncio, incondicionalmente. O demônio, não, ele é humano. É a "nossa cara". Portanto, ele não pode ser diabólico, satânico. É nessa armadilha que nós caímos. Deus morreu e o demônio somos nós, que podemos nos livrar dele porque ele não é divino. Aliás, se nem Deus existe, como poderia existir o demônio? Ele existe porque "nós somos o nosso demônio "(Goethe) e Deus só se revela quando nós nos elevamos a um nível superior de nossa consciência. Abaixo desse nível nossa mesquinhez e nossa covardia não nos permitem atuar. E assim nos tornamos incapazes de enfrentar a minoria que reduz a maioria a uma circunstância irrelevante. Deus está morto, com certeza .Nem os bispos da nossa igreja católica acreditam nessa "hipótese". Mas o demônio nunca esteve tão vivo.

Zaqueu .

Um exemplo puro, inocente, cristalino é o amor que viceja em borboões das ações do MST e das mulheres campesinas. Como é que essa gente tem condição de falar em amor e ódio. O " Guerra e Paz" precisa ser passado no incinerador. Tem um novo slogan circulando por aí que poderia ser transformado em adesivo para veículos: "COM LULA NA PAPUDA A COISA MUDA". O país e povo brasileiro levam um choque de indignação e decência ou o lado "vermelho" da força terá vencido. Aí vamos cantar: "Quero chorar não tenho lágrimas...."

Genaro Faria .

O Brasil está entre o PT e o PSDB assim como Cristo esteve entre Herodes e Pilatos. Credo! Mas, caríssimo Puggina, os devotos da seita bolivariana, baseada no ódio entre os seres humanos e na intolerância ao indivíduo que não aceita ser chamado de coletivo, já perceberam que o "feitiço virou contra o feiticeiro". Sabem que Havana - meca do califado socialista latino-americano - não figura como meta de civilização para 9 em cada 10 brasileiros. Que só a estrela cadente ainda prefere usar esse sabonete que suja em vez de lavar. E suja de sangue.
1/1
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Artigos do Puggina