• Fernando Doar Ochoa, em CubaNet
  • 27/04/2021
  • Compartilhe:

O SACRIFÍCIO PARA COMPRAR PÃO EM CUBA

 

Fernando Doar Ochoa

 HOLGUÍN, Cuba.- A confeitaria da padaria Doñaneli na cidade de Holguín abre às 8h30 da manhã, mas a partir da véspera seus clientes começam a organizar a fila.

Quando Raquel Reyes, uma aposentada de 71 anos, chegou às 5 da tarde, pensou que era uma das primeiras, mas se enganou: estava fazendo o número 27. “Os seis na minha frente marcaram para três ou quatro. Eu também faço o mesmo, meu marido, meus dois filhos e dois netos vão comprar comigo ”, conta a CubaNet.

A falta de alimentos devido à crise alimentar que atravessa o país torna o pão um ingrediente necessário na mesa cubana, algo que o pão padrão de 80 gramas por pessoa do mercadinho não resolve. A escassez aguda de farinha tem limitado a venda de produtos associados a essa matéria-prima. Já é "normal" encontrar  cartazes "Sem farinha, sem pão até segunda ordem" pendurados nas portas desses estabelecimentos.

As quatro padarias da cidade de Holguín que oferecem os pães liberados não conseguem atender a demanda. A venda foi restringida à taxa de dois pães de crosta dura por pessoa, um suprimento insuficiente que obriga a família a deixar a casa em desafio ao coronavírus. “Para que o pão chegue à família temos que marcar para todos”, confessa Raquel.

Sua nora, após o expediente, virá ocupar lugar na fila às 9 da noite, e depois seu filho fará isso às onze. “Organizamos as programações para proteger a fila”, diz Raquel. A senhora cumpre o último turno e volta para casa para fazer as tarefas domésticas.

Há clientes que ligam tarde da noite. Victor Reyes chegou às 12h30 da madrugada. Naquela hora, havia apenas três pessoas. Um deles ficou com ele por um tempo. Ansioso por cumprir seu tempo e ir para casa descansar depois de um árduo dia de trabalho, parecia a Victor que o tempo não passava. Ele se sentou no degrau da frente da loja e iniciou uma conversa banal com seu companheiro. Victor mal conseguia manter os olhos abertos, o cansaço estava começando a afetar seu corpo.

 “Estou aqui para garantir o lanche dos meus dois filhos”, diz Victor. Já passava das 2 da manhã quando conseguiu,finalmente, ir pra sua casa.

De madrugada a fila é um desafio: os clientes são expostos a uma multa policial de 2.000 pesos por violar o toque de recolher - medida para evitar a propagação do coronavírus - ou a bandidos que atacam com faca na mão aproveitando a solidão do momento.

No entanto, o desafio de fazer fila para levar pão ou outras mercadorias para casa é mais forte do que qualquer risco. “Holguín é uma cidade que não dorme, ao amanhecer você encontra pessoas na fila: deitadas sobre papelão nas calçadas para comprar motocicletas ou higiene pessoal nas lojas do MLC; para as caixas de charutos que serão vendidas na adega ou em um bar da cidade; ou assim para comprar pão ”, diz Leonardo Sánchez, um jovem que se“ surpreendeu ”na fila às 4 da manhã.

“Tenho que ficar até as 7h30 da manhã. Se eu for embora, alguém pode vir com o pretexto de que não havia ninguém e abrir outra fila e todo o sacrifício de muita gente se perder ”, diz Sánchez.

Às 7 da manhã chega o revezamento de Leonardo, que, apesar de não ter dormido a manhã toda, decide ficar para comprar. “É um sacrifício que deve ser passado para comer pão”, diz o jovem em tom consolador.

Tudo acontece numa calma aparente, mas com a aproximação da hora da venda, a rua se transforma em uma colméia de gente que vai aumentando progressivamente até obstruir o trânsito de uma das principais artérias da cidade.

As buzinas dos carros pedindo passagem não param. Um pedicab quase atropela uma mulher que parece um pouco deslocada.

Na hora da abertura, alguém que se propõe a organizar a fila é ignorado. “Isso é por prazer, é melhor esperar o organizador oficial do governo”, respondem.

A multidão é tão grande que muitas vezes os clientes esquecem o coronavírus e não mantêm distanciamento social. Uma situação que dois agentes “anti-fila” designados pelo governo mal conseguem controlar.

 “Não se aglomere, vá para a calçada, mantenha distância”, repetem incessantemente os organizadores da fila, que costumam ameaçar chamar a polícia.

A linha se estende por quase três quarteirões e com o passar do tempo a multidão cresce. Em repetidas ocasiões, há altercações entre pessoas que defendem seu lugar na fila.

Para a maioria, a espera pode levar até uma hora. Os clientes costumam reclamar de vendedores lentos. “Eles não têm pressa porque têm um salário e um horário fixo.

Todos os dias cerca de trinta pessoas ficam sem comprar. “A solução aqui é entrar na fila do dia anterior, se não ficar sem pão. Mas na minha idade isso é difícil para mim ”, diz um homem que não conseguia levar para casa a comida desejada.

As avaliações também apontam para a qualidade. “É um pão velho com pouco azeite no preparo, mas temos que comprar porque é o único. Não existe competição entre as padarias, estamos à mercê dos vendedores. Você pega ou passa fome ”, diz Mario Miranda, um homem que comprou depois de mais de uma hora na fila.

 

Publicado originalmente em CubaNet.org, no dia 22/04/2021

Tradução do editor do site.