Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

A OAB É IMPORTANTE DEMAIS

por Percival Puggina. Artigo publicado em

 

 A OAB é uma instituição demasiado importante para que seus rumos interessem apenas à categoria dos advogados. Não surpreende, então, que uma eleição para a entidade ocupe o noticiário e envolva a sociedade. Também eu, desde minha modesta trincheira de escriba que acompanha o curso dos acontecimentos, opino sobre a eleição para o comando da OAB/RS.

As ideias, posições e biografias dos líderes das três chapas são conhecidas da categoria e da população gaúcha. São figuras da nossa comunidade.

Eu não quero para a OAB/RS aquilo que, por ampla maioria, os cidadãos gaúchos rejeitaram nas urnas dos dias 7 e 28 de outubro. É o que, no meu entendimento, está representado nas Chapas 2 e 3: o aparelhamento geral das instituições da sociedade, a serviço de partidos políticos e causas ideológicas. Esta eleição da seccional do Rio Grande do Sul não deve se prestar para uma espécie de virada do jogo político, nem para uma tomada de posição contra o recente resultado das urnas nacionais e estaduais. Já ouvi disso por aí.

Não me parece que a OAB/RS deva ser instrumentalizada. Recomendo, então, o voto na situação, na Chapa 1, encabeçada por Ricardo Breier. Seu compromisso é com a continuidade de um bem sucedido projeto para a categoria e para a instituição, à luz dos mais elevados princípios e valores que devem reger a nobre missão dos advogados, no Estado de Direito e na democracia representativa.