Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ APROVA LEI QUE REAJUSTA SERVIDORES DOS “PODERES”

por Percival Puggina. Artigo publicado em

 

Leio na Gazeta do Povo

"A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou nesta segunda-feira (9), em duas votações, o reajuste a servidores da própria Alep, do Tribunal de Justiça (TJ-PR), do Ministério Público (MP-PR), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) e da Defensoria Pública." Leia mais aqui.

 

COMENTO

Há muito tenho dizendo que as consequências da crise fiscal dos membros da Federação - União, Estados e Municípios – se expressa em críticas políticas sempre pesadas contra prefeitos, governadores e presidentes. Por vezes, isso tem fundamento nos fatos. Noutras, não. Por vezes, governantes embriagados pela sorte (crescimento da China, alta dos preços do petróleo e seus royalties, acesso aos depósitos judiciais, etc), jogam fora o bom dinheiro dos pagadores de tributos. Noutras muitas vezes, quem faz isso são os parlamentos locais, contrariando as advertências de quem, depois, terá que honrar com os compromissos legalmente assumidos.

É o caso, na maioria das vezes. Pressões corporativas transitam com enorme desenvoltura nos parlamentos e, de hábito, costumam exigir aumento da carga tributária a ser paga pelos cidadãos, com dano direto e imediato aos serviços públicos e, na etapa seguinte ao próprio pagamento dos servidores. Cabe, nesses casos, principalmente aos cidadãos, chamar os parlamentares à  responsabilidade e à prudência.

A ALEP deu mau exemplo ao Brasil e péssima notícia aos paranaenses.