Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO APROVOU REFORMA DA PREVIDÊNCIA

por Percival Puggina. Artigo publicado em

 

 Pode ser visto como um bom sinal, neste fim de 2018, à luz do que se tem entre as prioridades nacionais para o ano que vem. A Câmara Municipal de São Paulo reformou a previdência dos servidores municipais. Entre os itens principais dessa reforma estão o aumento da alíquota de contribuição e a instituição de um sistema complementar para os novos servidores com remuneração superior a R$ 5,6 mil.

 Houve resistência, conflito com interveniência policial, o tempo ficou quente no plenário, mas, o projeto acabou aprovado por maioria de 33 votos contra 17.

Espero que a decisão sirva de exemplo para outros municípios e estados, e para a União. Já passou da hora de colocar o setor público dentro da capacidade de pagamento do setor privado. A condução política desta relação fundamental foi levada nos parlamentos como peça essencial no jogo do poder. Dizia-se, com razão, que os servidores públicos eram numerosos e decisivos em todos os pleitos. Fazia sentido, mas até para isso havia um limite. Discurso pode dar voto, mas não imprime dinheiro e não paga contas. Há reformas que precisam ser feitas. Há limites que não podem ser ultrapassados. Há privilégios, entre os próprios servidores, que não resistem ao juízo moral.