Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

O FUNDO AMAZÔNIA E O DESCONTROLE DAS ONGS

por Percival Puggina. Artigo publicado em

Leio no Diário do Poder

 

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, participará, na quarta-feira (07/08), de uma audiência pública no Senado para prestar esclarecimentos sobre a gestão do Fundo Amazônia.

Convocado pelos senadores Eduardo Braga (MDB-AM) e Soraya Thronicke (PSL-MS), Salles será sabatinado por membros das comissões do Meio Ambiente (CMA) e de Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado.

De acordo com o Senado Federal, o ministro terá de explicar as intenções do governo para o Fundo Amazônia, com foco na gestão do fundo, no relacionamento com os países parceiros e relação com organizações não governamentais.

 

COMENTO

 

O assunto, aqui, é sobre divisão do dinheiro. O novo governo encontrou uma situação de total descontrole que já havia sido constatada quando Romeu Tuma Junior era Secretário Nacional de Justiça, no ano de 2008. As reclamações que se fazem ouvir provêm de organizações não governamentais que perderão uma parcela dos valores que recebem do Fundo Amazônia e de outras que provavelmente terão suas atividades encerradas.

Em recente entrevista à Globo News, o ministro Ricardo Salles informou que algumas dessas instituições funcionam para si mesmas, usam a maior parte dos recursos que recebem para custear suas folhas de pagamento e entregam pouco ou nenhum resultado ao país.