Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

O VISÍVEL FAVORECIMENTO DA IMPUNIDADE

por Percival Puggina. Artigo publicado em

Leio em O Antagonista (hoje, 14/11)

 

A OAS assinou hoje um acordo de leniência com a AGU e a CGU e terá de pagar R$ 1,92 bilhão até dezembro de 2047. Os recursos vão para a União e para as empresas lesadas pela atuação da empreiteira.

 


COMENTO


 Imagine, leitor, o montante efetivo da atividade criminosa patrocinada por uma empresa que se dispõe a pagar quase R$ 2 bilhões num acordo de leniência! Imagine quantos servidores públicos e políticos enriqueceram ilicitamente graças a essa atividade. Imagine seis ministros do STF discursando sobre "presunção de inocência" e sobre "trânsito em julgado de sentença condenatória" de quem devolve tanto dinheiro... (Tão inocentes, todos!)

 Pois bem, volume muito maior talvez pudesse ser recuperado para os cofres públicos se os dados do COAF não estivessem envelopados e sigilosos sob guarda do Supremo Tribuna Federal, tão dedicado a soltar bandidos quanto a dificultar investigações.

Esse é hoje um dos mais visíveis e socialmente irritantes problemas nacionais: o Congresso e o STF harmonizaram suas condutas num patamar que torna visível o favorecimento da impunidade.