Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

POR QUE A ESQUERDA NÃO GOSTOU DO FILME

por Percival Puggina. Artigo publicado em

 

Por Percival Puggina

 Bastou o anúncio de um filme sobre 1964 gerado fora da central esquerdista de desinformação para que as críticas aparecessem de todos os lados. Blogs e comentaristas de vários órgãos foram à loucura: “Como se atrevem?”. Ainda não haviam assistido e já protestavam. “A única censura que esse pessoal tolera é a que eles promovem”, observou alguém, hoje, ao comentar o fato de o Cinemark haver cancelado a exibição em seu circuito comercial. Disponibilizado o documentário, então, através do YouTube, o volume dos ataques foi amplificado.

Assisti ao filme na sessão especial de estreia. A produção do Brasil Paralelo é boa e verdadeira. Tem um roteiro competente e reúne opiniões que, sobre vários aspectos, são não convergentes. Basta esta constatação para evidenciar que não é uma “narrativa” no feitio usualmente empregado pelas obras de viés esquerdista. Há discordâncias nas interpretações dos comentaristas, o que revela a honestidade característica das produções do Brasil Paralelo.

Nada disso é relevante, porém, para quem julga ter direitos de propriedade sobre os acontecimentos do período.

É fácil entender o motivo de toda essa irritação. Para a “narrativa” que a esquerda conseguiu tornar dominante, o ano de 1964 e o período subsequente, devem ser cuidadosamente recortados e posteriormente colados – corta e cola – no tempo presente, no atual contexto geopolítico, no atual cenário institucional e partidário, na cultura política atual. É uma “narrativa” que precisa do anacronismo para produzir o efeito almejado pelo narrador. Quem situar os fatos no correto tempo histórico alterará sua percepção dos acontecimentos. Isso significa, também, inverter o problema e evidenciar o estrago que aquela esquerda fez onde não enfrentou a resistência que teve aqui, mostrando de que nos livramos em 1964, malgrado todos os percalços, erros e abusos de percurso.


Assista o filme aqui: https://www.youtube.com/watch?v=yTenWQHRPIg