Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

RBS E A ABERTURA DO COMÉRCIO EM PORTO ALEGRE

por Percival Puggina. Artigo publicado em


Leio em GauchaZH

A prefeitura de Porto Alegre publicou nesta sexta-feira (14) novo decreto alterando os dias de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.

As lojas, inclusive em Centros Comerciais e shopping centers, poderão abrir de segunda a quinta-feira, das 10h às 17 h. Antes os estabelecimentos podiam abrir de quarta a sexta-feira.

 

COMENTO

Como se explica, sob o ponto de vista jornalístico, a publicação de uma informação dessa natureza ausente algum comentário que aponte a natureza pouco racional de tais medidas? Não é o próprio interesse público que o exige?

É evidente que se o comércio, na policromia das cores do mapa indica a possibilidade de serem os estabelecimentos abertos , quanto menor o número de dias maior será a concentração das pessoas nos dias em que abrir. Se a partir de sexta-feira o comércio pode abrir um dia a mais, porque não podia na véspera? E na antevéspera? Pois é...

Não consigo deixar de ver em tais medidas – como a de restaurantes abrindo das 11 horas às 17 horas –, na forma incoerente e errática como são estabelecidas, um exercício abusivo da autoridade. Nosso jornalismo, porém, em ampla maioria, faz de conta que não vê. Por quê?