Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

UMA INICIATIVA NECESSÁRIA E URGENTE

por Percival Puggina. Artigo publicado em

 

 No dia 24 de julho, o juiz federal Luiz Clóvis Nunes Braga, acolheu a Ação Popular apresentada por Ivo Leuck Júnior contra a União, o Estado do Rio Grande do Sul e o município de São Leopoldo, abrindo prazo de cinco dias para manifestação das três competências administrativas.

O autor da ação declara exaurida a capacidade de atendimento no seu município onde há falta de medicamentos e de profissionais em virtude de muitos terem sido contaminados pelo novo coronavírus. Mesmo diante desse quadro, a municipalidade ainda não teria aderido às recomendações do Ministério da Saúde, especialmente no que concerne a prescrições para o tratamento precoce da covid-19.

Parece que o problema de São Leopoldo em nada difere do que ocorre em incontáveis municípios do país. Maculado por uma absurda contenda política, o recomendado tratamento precoce, providencial, favorecendo o combate à doença é obstado por uma política “de saúde” que manda o paciente para casa com uma receita de Novalgina, ou de Paracetamol.

Em breve conheceremos a contestação dos três réus citados pelo meritíssimo juiz federal – Município, Estado e União – e, quem sabe, um sinal de luz sobre a obviedade que, entre nós, está obscurecida pela teimosia que tantos profissionais de saúde, trabalhando na ponta do atendimento, não cessam de denunciar.