Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

Imagem Comentada

“O SENHOR NÃO É DONO DO SENADO!”


Percival Puggina


O senador Kajuru, que fará uso intenso de suas imunidades e liberdade de expressão, pelo que já se viu nestes poucos dias, advertiu o presidente Davi Alcolumbre com as palavras que dão título a este comentário.

 Enquanto, de um lado foram colhidas 29 assinaturas de senadores (nenhum do PT) para a instalação da CPI Lava Toga, de outro foi pedido o impeachment do ministro Gilmar Mendes, o presidente Alcolumbre declara: “Não é o momento para discutir isso no Brasil. Não podemos criar um embate desnecessário entre os Poderes. É hora de cada Poder continuar a ter sua prerrogativa de trabalhar de maneira independente e em harmonia com os demais”.

 O que o presidente do Senado afirma está certo. Os poderes devem trabalhar com independência e harmonia. Mas erra quando diz que “não é o momento”. É o momento exatamente porque membros do Poder Judiciário e, especialmente, ministros do STF, vêm, reiteradamente, desatendendo as exigências de independência e harmonia que ele quer defender.

 Trata-se de mais uma expressão da eterna crise institucional brasileira, decorrente de um modelo institucional totalmente equivocado, verdadeira usina de crises que me faz chegar a esta idade podendo dizer que vivi minha quase inteira existência com o país em crise, insegurança e instabilidade institucional. Entre outras anomalias, falta-nos um poder moderador. E isso nos leva à imoderação que tem caracterizado a ação de tantos agentes políticos.