Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

Imagem Comentada


GRANDES HOMENS CRIAM EMPRESAS DE SEU PORTE


Percival Puggina

 

 Na última sexta-feira, dia 24, estive na comemoração dos 90 anos de Lourenço Castellan, sócio fundador da Florense. O mundialmente reconhecido padrão de qualidade da empresa na fabricação de seus móveis estendeu-se, magicamente, para o aniversário do patriarca. Foi uma festa com a qualidade Florense.


Quem conhece Flores da Cunha sabe o que a empresa representa para o município e para a comunidade local. Um pouco mais difícil é intuir o vigor da vocação empreendedora de Lourenço Castellan e Ângelo Corradi, quando os situamos produzindo manualmente rodas de carreta, caixões de defunto e bancos de igreja 66 anos atrás... E, na mesma iniciativa, associando a empresa à pequenina cidade em que ela nascia e onde, de porta em porta, vendiam mesas e cadeiras. Florense! Agora, vá e veja! A empresa familiar iniciada pelos patriarcas deu muito certo. Grandes homens criam empresas de seu porte.


A festa do dia 24, aos 90 anos de Lourenço, evidenciou o quanto permanece vivo o zelo familiar e a qualidade das relações que esse zelo produz. Em tempos de crise de valores, de aparente esmorecimento dos laços familiares, de exacerbado individualismo, centenas de convidados fizeram coro para cantar assim:


“Que a família comece e termine sabendo onde vai
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor…”


A “Oração pela Família”, do padre Zezinho, encheu de emoção e fé o ambiente festivo, num testemunho vivo de que, por maior que seja a loucura da pós-verdade, ninguém vai desenraizar da alma de nossa gente o valor da instituição familiar.


É com muita honra que tenho o patrocínio da Florense viabilizando este blog. Muito obrigado ao patriarca Lourenço, ao Gelson Castellan, ao Mateus Corradi e às suas famílias pelo carinhoso convite e acolhedora recepção. Deus abençoe a família Florense!