Puggina.org by Percival PugginaConservadores e Liberais

Imagem Comentada

ESTÁ ABERTO O PERÍODO DE INSCRIÇÃO PARA 4ª EDIÇÃO DO PRÊMIO DA ACADEMIA RIO-GRANDENSE DE LETRAS.


A atual edição inclui a categoria “Livro de crônicas”.


Estão abertas de 1 de julho a 21 de agosto as inscrições para a quarta edição do concurso literário da Academia Rio-Grandense de Letras (ARL), que este traz como novidade mais uma categoria, a de melhor livro de crônicas publicados em 2018 ou 2019, que será premiado com o Troféu Apolinário Porto Alegre.

As outras cinco categorias são melhor romance, melhor livro de narrativa curta (conto ou miniconto), melhor livro de poesia, melhor livro de literatura infantil e melhor tese ou dissertação sobre literatura gaúcha. Todas de autores sul-rio-grandenses e obras em primeira edição.

O PRÊMIO ACADEMIA RIO-GRANDENSE DE LETRAS, conferido anualmente, tem como objetivo destacar autores gaúchos que tenham obra consistente e de qualidade no cenário nacional, assim como promover a crítica literária sobre a literatura gaúcha.

O vencedor do prêmio de melhor livro de narrativa ficcional curta (conto ou miniconto) publicado em 2019, em primeira edição, receberá o Troféu Simões Lopes Neto. E o de melhor romance publicado em 2019, também em primeira edição, será premiado com o Troféu Alcides Maya. Será concedido o Troféu Carlos Urbim ao melhor livro de literatura infantil, independente de gênero, de autor sul-riograndense publicado em 2019, em primeira edição. O melhor livro de poesia publicado no ano de 2019, em primeira edição, receberá o Troféu Alceu Wamosy. E para a melhor tese ou dissertação sobre literatura gaúcha em nível de mestrado ou de doutorado, que tenha como tema a obra de um autor sul-rio-grandense ou um texto literário escrito por autor do Estado (que tenha sido defendida nos anos de 2018 e 2019 em qualquer instituição de ensino superior do país), será entregue o Troféu Dyonélio Machado.

Na data da entrega dos prêmios, a ARL concederá o Troféu Academia Rio-Grandense de Letras - Escritor do Ano a um escritor ou escritora cuja obra seja reconhecida pela qualidade e amplitude, independente de gênero literário a que se dedique. Nas edições passadas foram homenageados Maria Carpi, Luis Fernando Verissimo e Armindo Trevisan.

O regulamento completo do Prêmio pode ser acessado no site da ARL: http://arl.org.br/content/index.php?link=noticias&page=regulamento-do-premio-academia-riograndense-de-letras-2020&id=306