• Percival Puggina
  • 15/04/2022
  • Compartilhe:

“Morte, onde está teu aguilhão?”

 

Percival Puggina

 

         A partir do Iluminismo, a humanidade passou a conviver de maneira crescente com a noção idealista de um evolucionismo sempre positivo. Acreditava-se, então, que, assim como a natureza evoluía para formas cada vez mais complexas, o pensamento e a cultura se elevariam de maneira inexorável na direção da verdade e do bem.

Surpresa! A ciência criou a bomba atômica. A organização “perfeita” da sociedade abriu o século XX para os manicômios políticos, o racismo ideológico, a eugenia e as mais terríveis formas de totalitarismo que a humanidade conheceu. E os desencontros com a verdade foram tão flagrantes que a sociedade foi invadida por um relativismo que em tudo e por tudo dela se afasta. Paul Johnson, em seu admirável “Tempos Modernos”, relata esse fenômeno a partir das reflexões feitas por Einstein, aturdido perante o fato de que sua Teoria da Relatividade fora apropriada para atribuir consistência ao relativismo moral (que ele qualificava como doença), e registra: “Houve vezes, no final de sua vida, em que Einstein afirmou desejar ter sido um simples relojoeiro”.

A Paixão de Cristo e a Páscoa da Ressurreição nos colocam frente ao fato central da História. Para os cristãos, a história é História da Salvação. E Cristo é o senhor da História. Deus não é alguém que joga dados, como ironizavam alguns cientistas no início do século passado, nem está subjugado a outras leis que não a do Amor, que é a lei da própria natureza de Deus, pois “Deus é amor”. Como sustenta S. Paulo, quando até mesmo a fé e a esperança tiverem passado, permanecerá o amor porque Ele será, então, tudo em todos.

No século XIX, foi recitada a crônica da morte de Deus. No século XX, tentaram transformá-lO num bem de consumo supérfluo. No século XXI, seus inimigos acrescentam, no chulo desrespeito a Ele e à Sua Santíssima Mãe, mais e mais chibatadas à sua dor física. Sobre tudo e todos, porém, o Senhor da História venceu a morte (“Morte, onde está teu aguilhão?” I Cor 15, 55) para que tivéssemos vida plena e não quedássemos como personagens de Platão na Alegoria da Caverna, vendo apenas o fim de tudo porque o fim de tudo é tudo que o começo nos mostra.

Feliz Páscoa, portanto!

Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


Frederico Hagel -   18/04/2022 10:52:27

Parabéns Puggina que artigo bem escrito e profundo. Abraço.

Isabela Martins Santos -   18/04/2022 00:53:00

Texto maravilhoso, senhor Puggina.

Luiz Eduardo Paes Leme -   17/04/2022 10:47:43

Belíssimo texto!!!

Daniel -   16/04/2022 10:29:48

Irretocável. PERSPICAZ. Uma gema em meio ao cascalho bruto que toma nossos dias. Renova nossa Bem-aventurada ESPERANÇA. Vindo de um respeitado pensador/escritor o alinha ainda mais aos defensores da VERDADE. Feliz por encontrar um gladiador que defende a FÉ com o uso da RAZÃO, quando há um rio de MATERIALISMO relegando a tão preciosa FÉ a fábulas, mitologia ou superstição. Renovadas felicitações pela clareza mental sem equívocos materialistas tão comuns a nosso tempo.

Cesar Mucio Silva -   15/04/2022 18:41:03

Muito bonito! Emocionante!

Luís César Daniel -   15/04/2022 18:17:29

Perfeição é DEUS, mas este texto é uma perfeição.

Alexandre Ponzoni -   15/04/2022 15:52:13

Perfeita ilustração dos fatos, és um gênio que transmite conhecimento, verdade, clareza e amor. Amor pela verdade, amor pela tua profissão, amor ao próximo e a todos. Que DEUS te abençoe e ilumine mormente, que tenhas uma Páscoa no seu sentido real... Que Nossa Senhora e nosso SENHOR Jesus Cristo nos protejam das ordas do maligno. FELIZ PÁSCOA!

ROGERIO POCEBON -   15/04/2022 13:58:30

otimo rexto como sempre retratando uma visaõ realista das coisas.

Maria Apreciada Novaes Theodoro -   15/04/2022 12:59:07

Quanta Verdade!!!!

Hítalo Xavier -   15/04/2022 12:39:57

Lindo texto Percival. Para mim, complementa a visão do teu caráter íntegro e humano e espiritual. Parabéns.

Gisleno -   15/04/2022 12:35:19

Perfeito!!!