• Percival Puggina
  • 30/04/2022
  • Compartilhe:

Afinal, comunismo ainda existe?

 

Percival Puggina

 

         Sempre que se fala em comunismo, surge alguém com a dúvida: “Comunismo ainda existe?”. Afinal, caiu o muro de Berlim, a União Soviética entregou os pontos após sete décadas de improdutividade e fome, partidos comunistas fecharam mundo afora enquanto outros mudaram de nome, a democracia vicejou no leste europeu, a China adotou um capitalismo selvagem (sob os olhos do Estado, claro) e os raros países ainda comunistas são geopoliticamente irrelevantes.

Então, acabou? Claro que não, comunismo é ideologia e movimento político. Você pode identificá-lo de várias formas, em muitas situações. O comunismo:

  1.  qualifica todos os seus adversários como fascistas, a exemplo do que fazem os antifas, sempre saudados com efusão por seus militantes na mídia quando aparecem em alguma avenida ou praça, entre fogueiras, rolos de fumaça e estragos que lembram os rastros dos cavalos de Átila;
  2. assina lista de presença em solenidades de formatura que refletem o engajamento de ampla maioria do ambiente acadêmico nacional;
  3.  subscreve apoios e adesões de supostos intelectuais e artistas, mundo afora, sempre e onde quer que seus camaradas ou países comunistas enfrentem dificuldades;
  4. infiltra-se nos órgãos de representação existentes, ou cria os próprios, sob um sorrateiro e enganador guarda-chuva “democrático”;
  5. impõe seu index librorum prohibitorum sempre que alguma biblioteca ou bibliografia fique sob sua influência;
  6. diz quem entra ou não entra em qualquer cancela ou portaria do setor público que comande;
  7. adota um conceito sobre natureza humana e direitos do homem que só se aplica aos próprios companheiros ou camaradas;
  8. fragiliza quanto pode a instituição familiar para que ela não se sobreponha à influência dos comunistas;
  9.  tem ojeriza ao cristianismo e suas naturais expressões na cultura e nas posições políticas dos cidadãos.

O leitor destas linhas, pessoa com discernimento, saberá que descrevo situações reais e cotidianas em todo o Ocidente e que eventuais variações, aqui ou ali, são minúcias circunstanciais. Se ponderar melhor, verá que ele, seus adeptos e seus efeitos estão nítidos por toda parte. Basta ter olhos de ver. Você o verá em cores: em verde-político, significando veneração pagã à natureza onde o ser humano é mal visto e em vermelho (que diz representar o martírio da classe operária), mas significa uma história de genocídios com mais de cem milhões de vítimas. Nunca o verá em verde e amarelo.

O comunismo do século XXI largou de mão o Marx metido a economista. Por sua utilidade na retórica direcionada à conquista do poder e subsequente imposição de silêncio à divergência, acolheu os filósofos influenciados por Marx. Segundo Olavo de Carvalho, nunca foram outros os objetivos dos comunistas em seu trânsito pela História.

Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 

        


ALCIDES POLIDORO PÉRSIGO -   03/05/2022 14:17:05

Mais uma vez agradeço ao nobre amigo excelentes esclarecimentos. Continue com seus esclarecimentos, me deparo às vezes sem resposta adequada quando questionado. Muito obrigado, que Deus sempre o proteja, junto com seus familiares e amigos.

Odilon Rocha -   02/05/2022 12:48:14

Em tempo. Sempre tenho umas ideias retardadas, rsrs. Deve ser a idade. O pior COMUNISMO é aquele que convence que não existe mais. Objetivo atingido. Uma excelente semana!

Luciano Maria Aguiar -   02/05/2022 11:16:32

Caro professor Sempre importante suas palavras. Realmente precisamos lembrar a muitos o monstro que não morreu.. O comunismo continua a matar Sucesso. Viva Maria

José Rui Sandim Benites -   02/05/2022 09:29:12

A política de salário mínimo com reposições acima das reposições das aposentadoria e pensões. De forma, que no passar dos anos. Todos os aposentados e pensionista irão receber apenas o salário mínimo. Não é uma política comunista?

Odilon Rocha -   02/05/2022 09:28:12

Excelente lembrança aos incautos, caro Professor. Certa feita, em uma entrevista na televisão, o senhor FHC perguntou, mais ou menos, o título em epígrafe num tom claramente debochado. Não podia ser diferente. Não adianta, não se rendem. Defendem seus bolsos, privilégios, benesses, facilidades, enfim, um ambiente corrupto que lhes dê uma vida mansa. Sim, é uma ideologia. Para estudantes.

Cesar Augusto De Cesaro -   02/05/2022 08:53:59

Muito bem escrito. Eu assino embaixo.

Marcia Britto -   01/05/2022 21:58:47

Texto enxuto e perfeito! Muito bom ver que pessoas como vc tem a percepção e expõe para que não pensem que não estamos de olho!

Menelau Santos -   01/05/2022 20:16:19

Professor, didático e preciso. O que me espanta são pessoas muito bem instruídas (as vezes cristãos praticantes) que professam dinda essa ideologia, os famosos idiotas úteis.

Luiz R. Vilela -   01/05/2022 08:54:02

"O comunismo ainda existe"? Bem, acho no que toca a parte econômica, já ruiu, por total falta de integração com a formação humana nos princípios de seus anseios e desejos. Já no que concerne ao lado político, ah! Este continua muito firme em certas "democracias", haja visto que os poderosos daquelas terras, não abrem mão do poder absoluto sobre as populações. Comunismo é sistema político que só se instala através de revolução e luta armada. Ninguém nunca viu um pais se tornar comunista através de uma eleição, é só na força. Outro detalhe, é para que depois de instalados, só deixam o poder pela força, ou pela total falência dos meios de produção, que por serem coletivizados, eliminam a ânsia natural que o indivíduo tem de produzir e crescer. No comunismo o cidadão vira um "fantoche", só pode fazer o que teóricos e burocratas o autorizam ou permitem. É a anulação completa dos sentimentos naturais de liberdade de ação e vontade própria. Teóricos se encastelam no poder, e partem para experiências, tendo o povo por cobaia, e inevitavelmente, da tudo errado. É uma afronta a natureza humana. A União Soviética ruiu, a China mudou radicalmente o sistema econômico, apelou para a economia capitalizada, para poder concorrer com os países capitalistas. As tiranias menores como Cuba e Coreia do Norte, vivem a mingua, mas seus líderes não abrem mão do poder, a vida para eles é "bela". O ser humano, como qualquer outra "criatura" da criação, nasceu para ser livre, e quem atentar contra a sua liberdade, estará cometendo crime contra a natureza. O natural é ser livre.

Marcio Reis Gouvea -   01/05/2022 08:03:51

Excelente descrição do comunismo. Mais uma vez grato pelo texto.

Edson Aracy Meneses Ferreira -   30/04/2022 23:34:03

Puggina, teus artigos são muito bons. Este, sob o comunismo, retrata muito bem esta ideologia maligna.

Lupércio -   30/04/2022 18:29:41

Difícil mesmo né, e muitos não conseguem entender e apoiam cegamente

Daniel F. Schultz -   30/04/2022 16:29:28

O MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO PÓS-ILUMINISTA ATEU REVOLUCIONÁRIO NUNCA ESTEVE MAIS VIVO... Fez cantarem os FACÕES em RUANDA! Onde você ouve falar de REVOLUÇÃO, estão lá metidos, com seus ATIVISMOS, jogando uns contra os outros, dividindo para enfraquecer & tomar o PODER... Ideologia estúpida e ANACRÔNICA enganando com seu canto DE SEREIA, prometendo mundos e fundos e gerando o CAOS. São sempre eles por detrás dos movimentos sociais. Em França tiraram o nome de Deus da constituição FRANCESA e prometendo um "século de luzes" deram à FRANÇA o "REINADO DO TERROR. Aqui em nossa PÁTRIA, em 85, queriam tirar o NOME DE DEUS DA CONSTITUIÇÃO Federal - UlissesGuimarães não permitiu. Reuniu os conservadores e em votação impediu a galera do MATERIALISMO DIALÉTICO OU HISTÓRICO de conseguirem seu intento. São sempre os mesmos, o pai deles é o mesmo e "sabe que tem pouco TEMPO"! Com todo seu potencial de ÓDIO está IDEOLOGIA começou "Quando ainda JUNTAS CANTAVAM AS ESTRELAS EM HARMONIA." Sem que o creiam, é nesta PELEIA brava que a humanidade está metida! Não lutamos contra a carne ou sangue, mas contra potestades que desconhecemos, embora seja um inimigo derrotado, SEMPRE retorna, causando estrago. E TÊM servos seus infiltrados em todas as instituições humanas, promovendo o fim da CIVILIZAÇÃO CRISTÃ OCIDENTAL... Não se trata de ÓDIO gratuito CONTRA A "Classe Média" - Trata-se do ÓDIO aos SEUS VALORES!... ELES SE dizem CONTRA O "SISTEMA" - Em Saul Alinski este SISTEMA é identificado como o "STABLISHMEMTI DIVINO DE ORDEM E JUSTIÇA..." Adoram ao "Primeiro que se revoltou contra Deus" - Isto é satanismo refervido... Em MARX, "RELIGIÃO é o ópio do povo!" Marx tinha "contas a acertar com quem governa lá em cima."... Cérebros afinados e perspicazes conseguem juntar ISTO tudo é ENTENDER o que acontece em nosso planeta. ISTO É BEM MAIOR do que supõe a vá FILOSOFIA!... Não vai desaparecer, ao contrário: Vai crescer a níveis inaceitáveis! Preparado?

Luiz Eduardo Paes Leme -   30/04/2022 14:29:56

O grande trabalho do comunismo, assim como o do próprio pai da mentira é o de buscar convencer a todos que ele não existe. Foi assim durante muitos anos com o foro de são paulo escamoteado das mídias. Não obstante, segue bem vivo e ativo. Lembremo-nos que o preço da liberdade é a eterna vigilância.

Roberto Pizarro -   30/04/2022 14:19:40

Perfeita explanação !! Só não entende quem não quer !!