• Percival Puggina
  • 19/03/2022
  • Compartilhe:

Como se não houvesse outubro!

 

Percival Puggina

 

         Às vezes penso que o ministro Alexandre de Moraes considera a unção editorial do Grupo Globo equivalente a um referendo social às suas tropelias. Não é. Nada a ver.

O ministro se tornou um incômodo souvenir da passagem de Michel Temer pela presidência da República. Essa habitualidade, porém, não é suficiente para que sua conduta deixe de ofender a parcela da sociedade que não jogou o bom senso às urtigas. A nação sabe que há um fígado atuando no topo do poder judiciário reproduzindo, em bile, aquilo que supõe ser o objetivo dos fantasmas que lhe povoam a mente. Em “defesa da democracia e das instituições”, acabe-se com elas...

Esse Brasil percebeu, na perenização dos inquéritos que Alexandre de Moraes comanda, o intuito de transformá-los em instrumento de coerção da liberdade de expressão. Suas maiores vítimas são os comunicadores que com maior eficácia e impacto junto à opinião pública desnudaram os abusos por ele praticados, traduziram ao bom português suas ameaças e interpretaram o tom belicoso de suas manifestações.

Implacável como o inspetor Jalvert de “Os miseráveis”, e sob os aplausos da Globo, o ministro os tomou por inimigos e avançou sobre eles. Puniu-os preventivamente, sem coisa julgada. Cortou-lhes as fontes de sobrevivência! Atrapalhou a vida de famílias. Fez da prisão preventiva instrumento de terror.

O mal se propagou pelas instituições e a Globo não viu.

Ao não suspender os atos truculentos de seu colega, os demais ministros fizeram do STF um poder jacobino.

Ao não reagir, a atual composição do Senado Federal irá para as urnas de 2022 e de 2026 carregando sobre os ombros o imperdoável pecado de sua omissão. O Senado brasileiro se tornou um inédito poder colegiado que prevarica.

A Câmara dos Deputados, ao homologar a prisão do deputado Daniel Silveira, evidenciou ser formada, majoritariamente, por desfibrados e engravatados comandantes do navio de cruzeiro Costa Concordia.   

Nosso Inspetor Jalvert, avança na perseguição ao cidadão Allan dos Santos. Destruiu-lhe a empresa, virou-lhe a vida pessoal pelo avesso, constrangeu-o ao extremo recurso de abandonar o país. Agora, para silenciá-lo de vez, fechou o Telegram.

A Globo achou muito correto. Milhões de brasileiros serão prejudicados em suas comunicações, em seus negócios. Serviços públicos terão interrompidos seus canais de informação. A defesa contra calamidades climáticas e proteção de comunidades em locais de risco idem, idem. Mas nada é mais importante do que cortar a voz de Allan dos Santos.

Como se não houvesse outubro, se dão por vencedores!

Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


José Rui Sandim Benites -   23/03/2022 13:50:50

Para a grande mídia, estas eleições serão normais. Nada dito que um ex-presidente que já governou por 8 anos e condenado em três instâncias como corrupto. E absolvido por defesa processual, não no mérito. Está concorrendo ao mais alto cargo do executivo federal. Não tem fundamento. Aguardando os acontecimentos. E que a verdade, a honestidade e o trabalho sejam novamente enaltecido. E não a mentira, não a soberba, não ao deboche e não a ganância pelo poder a qualquer custo.

Stefano Di Pastena -   21/03/2022 23:42:44

Bravo, Puggina.

felipe luiz ribeiro daiello -   21/03/2022 18:44:27

RESPOSTA NAS URNAS?

Luiz Pereira Lima -   21/03/2022 16:33:39

O SILÊNCIO SEPULCRAL DA GLOBO É VEXATÓRIO. ESTE PECADO DEVERIA SER PAGO POR TEMER. MAS MORAES APAGOU OS PECADOS DO EX PRESIDENTE ... MAIS CONSTRANGEDOR QUE A GLOBO É A ATITUDE COVARDE DOS OUTROS DEZ MINISTROS.

Marilia Silva -   21/03/2022 16:03:53

Li em algum lugar que aquele Amoedo do Novo aprovou a decisão desse Ministro Supremo. Se é fato, nunca mais tomo conhecimento da existência de tal figura. Esse cair de máscaras...esse povo ansioso por um governo autoritário...que lixo.

Jose Ricardo -   21/03/2022 15:27:15

Agora, pra não variar, na base da canetada A.M. "permitiu" a volta do Telegram depois que o post do presidente Bolsonaro questionando a legitimidade das urnas eletrônicas tivesse os links apagados.... Pergunto: e o resto??? Na decisão pra censurar o app A.M. alegou que censurava o app porque ele abrigava posts de pornografia infantil, de venda de notas falsas, de certificado de vacinação da covid19, de armas e drogas, de propaganda nazista, de falsificação de documentos, eles foram identificados e suprimidos ou foi só o do Bolsonaro? E o nome dos usuários, e-mail e CPF (algo que o Telegram nunca pediu) que criaram o canal do Allan dos Santos, bem como a data em que ele foi criado foram enviados? E a suspensão da monetização (algo que o Telegram não faz) em favor do Allan dos Santos foi feita? Pra surpresa de ninguém, sabemos que essa proibição tem a total anuência do ex-presidiário que não só concorda com essa censura como pretende ampliá-la aos demais canais caso seja eleito, mas o que tem a dizer o ex-juiz e candidato da 3a via a respeito dessa decisão suprema? Vai ficar calado assim como presidente do Senado?

JANDIR BARRETO -   21/03/2022 12:15:55

Puginna, você é o nosso porta-voz! Resista!

EDISON BECKER FILHO -   21/03/2022 12:10:47

Que venha Outubro! Que nestas eleições com raras exceções o eleitor se lembre que o politico bom é o que não foi reeleito. Mas acredito que o trabalho de renovação e extinção, se que é que isto é viável, deva permanecer por tantas eleições quanto necessário. Afinal, não são somente na esfera federal que temos péssimos cidadãos exercendo o cargo político. Que isto ocorra em todo o Brasil, em todos Estados e em todos os Municípios. Acabou, não podemos mais conviver com este tipo de politico. Se queremos boas leis, valores compatíveis, segurança, liberdade, etc. Independente da esfera obrigatoriamente temos que mudar. Precisamos rever nossas leis, este emaranhado que facilita o aparelhamento para a contravenção, que gera desigualdades, que vende a mentira e a segregação de todas as formas imagináveis.

João Guilherme Cunha -   21/03/2022 10:33:44

Talvez por tudo isso, preferimos Aires,... à Escorpião

Jorge Fenerich -   21/03/2022 10:14:36

De fato para o congresso não há outubro, nunca ouve ou haverá pois para ele há sim as "urnas eleitorais" e isso basta até porque também há o fundo eleitoral. Alguma dúvida?

Sidney A z Oliveira -   21/03/2022 09:24:46

Abjeto , sabemos a que está e principalmente a que veio e ponto final ! Que seja breve !!!!

Pedro Geraldo Franzon -   21/03/2022 09:03:56

Professor, sendo oTemer um maçom e criador do cabeça de ovo, até que ponto a maçonaria está orientando as ações do Xandão?

Pedro Geraldo Franzon -   21/03/2022 07:47:28

Parabéns professor era isso mesmo que eu diria, e digo nas suas palavras.

Enio Sandler -   20/03/2022 22:04:29

Professor Se o Moraes mandar te prender irei te visitar na prisão. Prepare a sacola????

Dagoberto Lima Godoy -   20/03/2022 16:16:38

Continua firme, corajoso Percival Puggina! Tens meu modesto apoio.

Niceia dos Santos Pinho -   20/03/2022 13:15:52

Texto da real página da política de nosso Brasil. Infelizmente o cidadão Alexandre de Moraes, Ministro do STF, não tem autoridade para cancelar, mandar prender ou ameaçar ninguém nesse país e o faz, burlando a nossa Carta Magna, que é a Constituição Brasileira. Com sabedoria, o Presidente Bolsonaro está deixando ele ir porque, conta com as bençãos Divinas sobre nosso país e, o apoio da população brasileira, que continua na batalha e quer assistir de pé, a derrota de seu inimigo contumaz.

Enilson da Silva Cruz -   20/03/2022 11:14:25

Percival Puggina sempre preciso e implacável em suas análises dos fatos!!!

ary de almeida coelho -   20/03/2022 07:08:21

Precisamos ficar atentos às eleições! Excelente comentário