• Percival Puggina
  • 19/04/2022
  • Compartilhe:

Vinte motivos para não votar em branco.

Percival Puggina

 

         Não sei onde andam os eleitores de Lula. Mas sei, com grande certeza, que no dia da eleição estarão todos formando fila nos seus locais de votação. Por outro lado, tenho encontrado eleitores, não de esquerda, que pretendem votar em branco, ou abster-se de votar.

De algum modo, associam a abstenção à absolvição de qualquer culpa ou responsabilidade pelo que acontecer ao país. Lavam e enxáguam as mãos na torneira do voto em branco sem perceber que ele é, também, uma posição política. Uma vez assumida, principalmente quando serve à estratégia da esquerda, tem gravíssimas consequências!

O último andar do idealismo é o cemitério do realismo.

Significa desconhecer a política real, aquela que manda no Estado, nas ruas e por varias frestas, invade a casa da gente. É a mesma que põe sob sigilo o que queremos saber e, de modo deslavado, mente sobre o que sabemos.

É grave imprudência desconsiderar os conhecidos e onerosos flagelos causados pelo lulismo. O retorno do petismo ao poder produzirá tragédias ao país. Entre muitas outras, estas vinte:

- reinserção de uma organização criminosa no quadro dirigente da República, atribuindo a essa organização o direito de nomear outros dois ministros do STF;

- tomada do poder nos termos de José Dirceu;

- reestatização do que tenha sido privatizado;

- influência e interferência política no Conselho Nacional de Justiça e no Conselho Nacional do Ministério Público;

- recrudescimento das ações terroristas dos movimentos sociais;

- relativização, quando não supressão, do direito de propriedade;

- restrições ainda maiores ao direito de defesa dos cidadãos;

- apoio político à legalização do aborto;

- incentivo ao aparelhamento partidário da burocracia federal;

- manutenção do sequestro da Educação pelas organizações políticas de esquerda;

- ampliação do poder da extrema imprensa em geral e da Globo em particular;

- restrições mais severas à liberdade de opinião e expressão nas redes sociais;

- aceleração do fracionamento identitário da sociedade brasileira;

- combate crescente à instituição familiar como célula essencial da sociedade;

- apoio estatal à erotização da infância e estimulo ao desenvolvimento confuso da sexualidade;

- omissão perante a criminalidade de rua e o crime organizado;

- uso do poder para garantia da impunidade;

- extinção das escolas cívico-militares e controle dos currículos de formação militar;

- revisão das regras de promoção e venezuelização das Forças Armadas;

- interpretação equivocada da laicidade do Estado.

O voto em branco, ante um perigo de tais proporções, é lamentável e estupendo favor prestado ao mal de todos.

Por isso, é muito preocupante saber que enquanto os eleitores de esquerda são perfeitamente capazes de votar em alguém como Lula para que se cumpra a pauta acima, eleitores não de esquerda, optam por uma omissão que coloca toda a sociedade sob o risco de ficar a ela submetida.

E o voto nulo? Além de inútil, não representa protesto quantificável. Ele vai misturado com os votos dados por quem não sabe usar a maquininha.

Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


Menelau Santos -   25/04/2022 10:30:07

Prezado Professor, Seu texto é didático e por isso mesmo aterrorizante. A compartilhar com os isentões.

José Rui Sandim Benites -   22/04/2022 17:51:50

O voto é o nosso dever. Se ainda, temos está oportunidade de mostrar qual a sociedade que queremos. Com justiça, liberdade, defesa da família e da propriedade. Uma das causas que mais luto. É ter uma carga tributária justa. Ter uma administração que busque o equilíbrio fiscal. Que Com o ia a buro racial do Estado. Que o Estado exerce a sua função de diminuir as diferenças sociais. E neste sentido que vou para as urnas.

Raul Marques -   22/04/2022 07:43:27

Concordo plenamente com as ideias do sr. Será um desastre para o progresso do país a vitoria da esquerda.

José Paulo Moletta -   21/04/2022 03:17:04

Mestre Puggina, só há uma vaga para o Senado pelo RS, pré-canditados (a) Gen Murão, Dep Jeronimo, Vereadora Comandante Nadia e outros, dividirão votos, ponto para a ¨comunista¨Manoela.

Angela -   20/04/2022 22:35:00

Tenho 74 anos e poderia me abster, mas a situação está tão grave que exige um posicionamento firme dos verdadeiros patriotas.

Daisy Figueiredo Fernandes -   20/04/2022 14:17:42

Seu voto em branco ou nulo é uma negação à nossa Pátria #Bolsonaro 22.

João Jesuino Demilio -   20/04/2022 11:49:28

Por isso que o STE e o STF incentiva o voto dos jovens; aqueles que ainda não tem consciência política formada, que foram doutrinados nas escolas, que não viveram os governos do PSDB e do PT, que são facilmente convencidos por discursos mentirosos da esquerda.....E em compensação estão cancelando o titulo de eleitor dos mais velhos; aqueles, que pela experiência de vida, sabem que o socialismo não deu certo em nenhum lugar do mundo, que este progressismo é o atalho mais curto para o abismo, que os valores morais da família é a base de sustentação da sociedade, que hoje, a justiça no Brasil é mera obra de ficção e estamos vivendo uma ditadura da toga, que quase todo nosso STF é PODRE, SUJO, PORCO, RASTAQUERA e NOJENTO, que a liberdade é requisito básico para a democracia....

Liduína -   20/04/2022 10:20:37

Parabéns senhor Puggina, pelo texto coerente, bem fundamentado e que mostra a insensatez do voto branco e nulo. Acorda Povo brasileiro!

Luiz Carlos Frantz -   19/04/2022 20:13:25

Tenho 82 anos e continuo votando. Bolsonaro 22.

Paulo Antônio Tietê da Silva -   19/04/2022 19:21:04

Considero uma utopia, pensar que algum esquerdista votará em branco.

Leide Cleri de Araújo -   19/04/2022 18:00:40

Concordo com todos os argumentos expostos. Só falou verdades. ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Silvia Moreira -   19/04/2022 15:54:48

A única saída é votar. Trabalhei dez anos em um cartório eleitoral. Saí quando o meio digital foi implantado mais ou menos 86/87. Sempre votei porem, na última eleição para prefeito e vereadores em São Paulo ,por absoluta falta de de candidatos que me agradassem, optei por não votar. Pago a multa e pronto. Meus filhos fizeram o mesmo. Este ano entrei no site do TRE para regularizar minha situação. Pedi a emissão da certidão de quitação eleitoral. Pasmem!! Estou quite com a justiça eleitoral, assim como meus filhos. Aí me pergunto : usam o voto dos ausentes ? Como acreditar num país assim ???

Adão Silva Oliveira -   19/04/2022 15:17:30

O problema mestre é que, infelizmente, Bolsonaro está muito - muito mesmo - longe de ser a desejável antítese de todos estes aspectos negativos muito bem apontados pelo senhor. Cá entre nós - nem precisa publicar este desabafo - quem nomeia um colombiano que nada sabia de educação; um barbudo (parece até discípulo do Lula às avessas), que só sabia dizer palavrões (fanfarrão de quinta!!!!); e um pastor enrolado com outros pastores não pode ser a fim de combater a doutrina Freireana. De outra ponta, a autorização para uso de arma serve apenas para esconder os velhos problemas de segurança pública. A bandidagem sorri para os novos armados cidadãos de bem. Em suma, falta estomago para pedir voto a esta criatura totalmente despreparada.