• 24/07/2014
  • Compartilhe:

VOOS DE GALINHA

O FMI revisou o crescimento do PIB brasileiro para baixo pela quarta vez neste ano. De acordo com as novas previsões, mais pessimistas do que as do ministro Guido Mantega, a economia nacional crescerá 1,3% neste ano. Já o conjunto dos "emergentes" experimentarão, no período, avançarão entre 4,6% e 5,2%. Bom para eles. Ruim para nós. Afinal, nosso tão decantado surto de desenvolvimento se afirma e reafirma como um sucesso publicitário e um fracasso prático. Avançaremos menos de um terço do que os outros países emergentes conseguirão prosperar.

Mas é claro. Estamos num ano eleitoral e, aparentemente, não é isso que interessa aos brasileiros. O que realmente importa são os favores obtidos com os recursos públicos ou os recursos obtidos com os favores públicos. Dá no mesmo, não é?

Enquanto nos orientarmos por tais critérios, dificilmente alcançaremos a credibilidade e o nível de investimentos públicos e privados necessários para conseguirmos um desenvolvimento econômico que se sustente. Galinhas voam, pouco e baixo. E há quem cacareje êxitos aeronáuticos toda vez que ela está no ar.