• Cubanet.org
  • 23/12/2020
  • Compartilhe:

ESTATAL PROPÕE A EMIGRADOS CUBANOS QUE PAGUEM CEIA DE RÉVEILLON PARA FAMILIARES NA ILHA

 

Nota do editor do site: A Corporação CIMEX S.A., estatal, opera uma infinidade de negócios e empreendimentos em Cuba. Inclusive ceias de Réveillon. Os preços e a suposta qualidade do cardápio escandalizam num país com desabastecimento e que acaba de desvalorizar sua moeda (CUC) da equivalência 1 por 1 para 1 por 24 

Leiam a notícia de Cubanet.

A foto ilustra evento análogo promovido em Havana, na Praça da Catedral. (Foto: CIMEX / Twitter)

A mesa para quatro pessoas custa mais de U$ 200, enquanto a mesa para seis sai por quase U$ 400.

MIAMI, Estados Unidos. - A Corporação CIMEX anunciou nesta segunda-feira que os emigrantes cubanos poderão realizar um jantar de passagem de ano para seus familiares na ilha. A "oferta especial" será realizada na Plaza de la Catedral, em Havana, e contará com um espetáculo "Concerto de gala”, indicou também a CIMEX, propriedade do conglomerado de empresas militares cubanas GAESA.

A corporação pediu aos que desejam dar "uma noite maravilhosa" aos seus familiares em Cuba que visitem o site do centro comercial La Puntilla, onde se especificam as duas ofertas disponíveis: mesa para quatro pessoas no valor de $ 242,66 USD e  de seis pessoas por $ 363,99 USD.

Em meio à grave crise econômica que atravessa a ilha, marcada pela escassez de alimentos e outras necessidades básicas, os cubanos não demoraram a reagir à proposta “escandalosa” do CIMEX.

“Proposta dirigida aos ex-traidores, agora “traedólares” (trazem dólares). Quanto cinismo! ”, escreveu a usuária Betty Black. “Nós, cubanos no exterior, financiamos a ETECSA, as lojas do MLC, as roupas, a comida, os sapatos, a VIDA de nossos parentes em Cuba, agora eles também querem que paguemos a eles a corrente, preços exorbitantes por uma famosa ceia de Natal. O que mais eles vão pedir de nós? Onde foi parar o adjetivo ‘bastardo’, o ‘não os queremos’, o ‘não precisamos deles’? Esqueceram? ”, questionou também a internauta.

Black refere-se a várias medidas do regime que fazem parte da “Tarefa de ordenamento monetário”, com a qual o Governo não só aumentou os preços de serviços básicos como a eletricidade, mas também promoveu páginas na Internet para cubanos no exterior para custear as despesas de seus parentes em Cuba.

“A família que não tenho no exterior certamente ficará alarmada com tal quantia para um jantar de Réveillon, e se eu os tivesse e pedisse para aqueles de nós que estamos aqui, possivelmente me enterrariam vivo. Abusam! Será um final de ano apocalíptico ... ”, escreveu o usuário Reinier Pol.

Enquanto isso, Yasser Ches se dirigiu à CIMEX diretamente em outro comentário: “Vocês perderam todos os tipos de escrúpulos. A miséria moral turva o seu entendimento”.

 

Fonte: https://s3.eu-central-1.amazonaws.com/qurium/cubanet.org/noticias-cimex-propone-a-emigrados-que-paguen-una-cena-de-fin-de-ano-a-sus-familiares.html