• Percival Puggina, com conteúdo do Portal Brasil Livre
  • 05/04/2021
  • Compartilhe:

MÚSICA CLÁSSICA É RECHAÇADA COMO “MÚSICA BRANCA” EM OXFORD

Leio no Portal Brasil Livre (1)

 

A Universidade de Oxford quer “descolonizar” o currículo, por exemplo, chamando à música clássica “música branca da era dos escravos”, revela o Telegraph.

Telegraph examinou documentos internos da universidade de língua inglesa mais antiga do mundo, segundo os quais os professores criticam o currículo por “cumplicidade com o nacionalismo branco”. Os conferencistas criticam a música de Mozart, Beethoven e outros compositores clássicos como “música branca da era dos escravos” e consideram que ela faz parte da “supremacia branca”. O sistema de notação musical (escrita musical com pentagrama, claves, semibreves etc.) deve ser reformado, dizem eles, porque faz parte do “sistema colonialista de representação”. A notação musical que não “sacudiu as suas ligações com o passado colonial” é uma “bofetada na cara” para alguns estudantes de música.

As habilidades musicais clássicas como tocar piano ou reger orquestras não deveriam mais ser obrigatórias, pois “favorecem estruturalmente a música branca” e, portanto, “causam grande sofrimento aos alunos negros”. 

Comento

Era só questão de tempo para que o fenômeno chegasse à música clássica, transformada em som dos vilãos opressores.  Não estamos mais diante da insuperável produção musical daqueles tempos e de uma coletânea de talentos nunca mais superados. Não estamos mais a nos perguntar quais os fatores que convergiram para sua produção. Não estamos mais a vasculhar os pentagramas em busca de suas harmonias. Não!

Agora, sob a égide do marxismo cultural, estamos “impondo um sofrimento” aos não brancos com tais estudos e imposições sonoras. A mediocridade se encontra com a ideologia. E ninguém aparece para dizer que essa falcatrua ideológica é proposta e/ou imposta por gente branca porque maldade não tem cor, ignorância não tem cor, mistificação não tem cor. E ganância por supremacia política não tem cor, seu moderador é de natureza ética e essa ética está sendo desconstruída.

 Sim, essa falcatrua mata a cultura para destruir seus valores e se apoderar de uma sociedade inteira.

(1)   A excelente matéria que motivou este comentário deve ser lida e está no Portal Brasil Livre, em https://portalbrasillivre.com/a-teoria-critica-racial-penetrou-na-universidade-de-oxford-a-musica-classica-e-muito-branca/