• Percival Puggina
  • 02/02/2023
  • Compartilhe:

Quando a justiça voa

 

Percival Puggina

Leio no Diário do Poder

O ex-deputado federal Daniel Silveira foi preso na manhã desta quinta-feira (02) em Petrópolis, no Rio de Janeiro. A prisão foi efetuada por agentes da Polícia Federal.

Daniel Silveira tinha imunidade parlamentar, mas perdeu o benefício nesta quarta-feira (01). Nas últimas eleições, Silveira recebeu cerca de 1,5 milhão de votos para ser o representante do Rio de Janeiro no Senado, mas, apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral.

Para justificar a prisão, o Supremo Tribunal Federal alegou que o ex-parlamentar descumpriu medidas cautelares impostas pela corte.

Comento

Impressionante! Isso é o que chamo de agilidade judicial. O Brasil seria um país diferente se o Poder Judiciário usasse para a persecução de quantos no mundo crime agem contra a sociedade a mesma presteza com que o STF e o TSE buscam seus alvos políticos.

Mas não. Para os que caem em desgraça perante a corte, jamais haverá aquela morosidade com que processos de detentores de foro privilegiado, defendidos por advogados cheio de prerrogativas – se me faço entender – se empoeiram nas prateleiras. E na maior parte dos casos nelas estacionados, os crimes em fase de inquérito ou pendentes de julgamento se referem àqueles recursos ditos “públicos”.

Prioridades são determinadas por um crivo moral chamado escala de valores.