NO BRASIL, MERKEL VISITA ‘ALI BABÁ E OS 39 LADRÕES’, DIZ JORNAL ALEMÃO

Texto de Daniel Buarque em brasilianismo.blogosfera.uol.com.br/

A visita da chanceler alemã Angela Merkel ao Brasil, na semana passada, foi um dos raros momentos em que a presidente Dilma Rousseff conseguiu ganhar pontos políticos em meio à “pior crise no Brasil em décadas'', segundo uma reportagem do jornal alemão “Handelsblatt''.

Especializada em temas econômicos, a publicação alemã usou o título “Ali Babá e os 39 ladrões'' para a reportagem sobre a visita da alemã ao país. O número é uma referência à quantidade de ministérios do atual governo brasileiro, aos recentes escândalos de corrupção, à instabilidade política e à dificuldade da presidente em formar uma coalizão. Segundo o jornal, “más línguas'' dizem que só faltaria um ministro para deixar perfeita a comparação com o conto “Ali Babá e os Quarenta Ladrões'', parte do “Livro das Mil e Uma Noites''.

O “Handelsblatt'' explica que o Brasil passa por uma crise política e por um sério ajuste na economia, que leva à previsão de forte recessão. Segundo ele, falta liderança política para tirar o país da atual situação. “Nuvens escuras'' ainda aparecem no horizonte, diz, alegando que a situação do país pode ficar ainda pior.

Apesar da alusão à corrupção e à crise política, o jornal ressalta que a visita da alemã ao Brasil teve bons resultados em termos de parcerias entre os dois países.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil.
 

  • 23 Agosto 2015

EVO MORALES AMEAÇA  BRASIL SE HOUVER "GOLPE" CONTRA DILMA

(O texto abaixo é de Rondonia ao Vivo)

Assista em www.puggina.org/videos a incontinência verbal do presidente boliviano) 


“Não vamos permitir golpes de Estado no Brasil e nem na América Latina. Vamos defender as democracias e se precisar vamos atacar com nossas forças armadas”, afirmou Morales em uma escola militar em Cochabamba (centro do país).

Morales fez a advertência coincidindo com o 44º aniversário do golpe militar de 1971, que exaltou o então coronel Hugo Banzer, apoiado, segundo os historiadores, por militares do Brasil e da Argentina, com o apoio do Pentágono.

“Pessoalmente, nossa conduta irá defender Dilma (Rousseff),presidente do Brasil e o Partido dos Trabalhadores”, declarou Morales, dias após de opositores realizarem várias manifestações no Brasil exigindo a renúncia da presidente.

Morales fez votos para que “o tema do golpe de Estado no Brasil seja somente uma questão midiática. É nossa obrigação defender os processos democráticos, a democracia e especialmente os processos de libertação sem interferência externa”.

La Paz e Brasília mantêm certas afinidades políticas, afetadas por um episódio em 2013, quando o senador boliviano opositor Roger Pinto fugiu para território brasileiro em um veículo diplomático e foi protegido por funcionários da embaixada do Brasil em La Paz, onde estava asilado desde maio de 2012.

Após sua incomum entrada no Brasil, Pinto pediu refúgio. A fuga de Pinto gerou uma crise diplomática entre o Brasil e a Bolívia, que levou à saída do chanceler brasileiro Antônio Patriota. O embaixador brasileiro em La Paz não foi reposto desde então.
 

 

  • 22 Agosto 2015

POR PROPOSTA DO DEP. MARCEL VAN HATTEM, A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO RS HOMENAGEARÁ SÉRGIO MORO COM MEDALHA DO MÉRITO FARROUPILHA

 É uma justa iniciativa. O juiz Moro tornou-se um símbolo do combate aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Está prestando inestimável serviço ao país. Longe do centro de poder, lá na sua Curitiba, o magistrado chamou a si a responsabilidade e está, com a lei, a boa técnica, e apoio do MPF e da PF, desmontando o mais audacioso esquema criminoso já urdido e executado no âmbito do setor público nacional. Bilhões de reais retornam e continuarão retornando aos cofres públicos.

É dele a dica, ensinada numa palestra à Escola de Magistratura Federal do Paraná: "Não é o chefe quem suja as mãos. Ele é o último beneficiário da atividade criminosa. O dinheiro certamente vai chegar a quem tem controle sobre o grupo criminoso. (...) Siga o dinheiro e você descobre quem é o chefe."

O magistrado, que não se acomodou no que denomino conforto das instituições, cumpre seu papel com enorme risco pessoal, enfrentando pessoas econômica e politicamente poderosíssimas. Obviamente, seu trabalho causa indignação em setores da base do governo e do meio empresarial enredados nas investigações da operação Lava Jato. O ex-presidente Lula, por exemplo, põe todos os ovos numa mesma cesta e chama de "manobras golpistas" o conjunto de procedimentos investigatórios e denúncias em curso.

Se a toda ação corresponde uma reação igual e contrária, imagino que a homenagem prestada pelo deputado Marcel suscite, como revide, um pedido de concessão da mesma insígnia ao desembargador paulista Otávio Henrique de Sousa Lima, que mandou soltar Capoava, o maior traficante do país.
 

  • 20 Agosto 2015

DILMA NOS STATES, CLEÓPATRA EM ROMA
Percival Puggina


 No verão do ano 46 dC, Cleópatra viajou a Roma por convite de César. Não sei até que ponto essa viagem e a chegada da rainha do Egito estão bem representadas no filme que leva seu nome. Especialmente na cena do encontro entre ambos, que se tornou uma das mais conhecidas da cinematografia mundial. Sem dúvida, é impossível para quem assistiu o filme, lançado em 1963 pela Twentieth Century-Fox, esquecer a refulgência que tomou conta da tela quando Elizabeth Taylor foi introduzida no Fórum Romano, antecedida por esplêndida representação da cultura egípcia, riqueza e poder. A cena de 9 minutos, com milhares de figurantes, fez subir o orçamento do filme a incríveis US$ 330 milhões, o triplo da produção mais cara até então encenada por Hollywood. E quase quebrou a Fox. Quem não viu e quiser assistir esses esplêndidos minutos, procure no YouTube por "Cleopatra enters Rome".

 Pois o filme e a cena referida acima me vieram à mente ao ler sobre os luxos que cercam as viagens da presidente Dilma pelo mundo. Para que instalar-se em hotéis suntuosos com diárias extravagantes? Para que, acompanhar-se de comitivas compatíveis com as exibições de poder que caracterizavam remotas teocracias, como a egípcia? Tome-se por exemplo a recente viagem presidencial à Califórnia. Foram cinco pernoites nos 138 metros quadrados da suite Tiffany do Hotel St. Regis, e uma conta de mais de cem mil dólares. Conforme veiculado pela imprensa nacional, entre as muitas outras despesas de uma viagem cuja necessidade e utilidade não está em discussão, incluíram-se dois ônibus, um caminhão, três vans e 19 limusines (que o Itamaraty afirmou não serem limusines mas automóveis sedan) e 25 motoristas.

Não bastasse a desnecessária ostentação, contraditória com a real escassez de recursos e com a depressão instalada no país, sobreveio ao fato uma reclamação de contas não pagas! Pedalaram a conta das viaturas... Constrangimento nacional, certo? Assim como os luxos para Elizabeth Taylor quase quebraram a Twentieth Century-Fox, também a demasiada gastança do governo federal e a ruptura com os princípios da responsabilidade fiscal jogaram o Brasil na presente crise. Muda a escala, mas a causa é a mesma. Nas cenas de Cleópatra em Roma pode haver dourados que não fossem ouro. Nas contas nacionais, não.
 

* Percival Puggina (70), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões, integrante do grupo Pensar+.
 

  • 19 Agosto 2015

TIRO PELA CULATRA NAS CONTAS DE DILMA


Em meados de junho deste ano, um parecer do Ministério Público de contas apontava uma série de irregularidades nas contas do governo referentes ao ano de 2014. Esse relatório somava-se ao que já constava para deliberação dos membros da corte de contas. No entanto, foi afastado do processo por ter sido apresentado fora de prazo. Segundo o procurador Julio Marcelo de Oliveira, a presidente, entre outras irregularidades, emitiu "decretos de contingenciamento em desacordo com o real comportamento das receitas e despesas do país, houve ainda edição de decretos para abertura de créditos orçamentários sem a prévia, adequada e necessária autorização legislativa”.

Pois o Estadão de hoje, informa que quando o governo passou a pressionar o TCU, com êxito, no sentido de receber mais prazo, acabou criando para si mesmo uma nova encrenca. O relatório que ficara fora de prazo ganhava vida nova e vinha acrescentar elementos adicionais para complicar a avaliação das contas de governo. Segundo o editorial do Estadão, "Dilma não pode alegar, como tem sido comum, que não sabia de nada ou que se tratava de trabalho de terceiros, pois dizem respeito a ações de sua exclusiva competência".
 

  • 17 Agosto 2015

Ministro do TSE esclarece a presidente:
DIFERENTEMENTE DO QUE AFIRMA, ELA NÃO TEM A LEGITIMIDADE DO VOTO. "ELA TEM APENAS A PRESUNÇÃO DA LEGITIMIDADE DO VOTO".

Matéria no site do PSDB informa que os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Gilmar Mendes e João Otávio de Noronha votaram, na quinta-feira (13), a favor da retomada de uma ação que tramita na corte e pede a impugnação do mandato da presidente Dilma Rousseff, sob a acusação de fraude e abuso na campanha de 2014. As informações são de reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.

A ação foi proposta pela Coligação Muda Brasil, pela qual o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, disputou as eleições presidenciais do ano passado. A ação menciona fatos como a convocação, por Dilma, de rede nacional de rádio de televisão e a manipulação de indicadores sociais, entre outros elementos.

Os votos de Mendes e Noronha podem fazer com que o processo volte a tramitar no TSE. Em fevereiro, a ministra Maria Thereza de Assis Moura havia decidido pela interrupção da ação. Agora, o caso está sob avaliação do ministro Luiz Fux, que pediu vistas do processo.

“A presidente diz: ‘eu tenho a legitimidade do voto’. Não, ela tem a presunção da legitimidade do voto, que pode ser destruída por uma ação de investigação eleitoral ou impugnação”, disse o ministro Noronha em seu voto. “Não se trata de cassar mandato aqui, mas de ver o que ocorreu”, destacou Mendes.

COMENTO:

O Brasil desconhece tudo que aconteceu de irregular numa campanha eleitoral em que os vencedores afirmaram sua disposição de "fazer o diabo na hora da eleição". Noutra oportunidade, a mesma dupla, escancarou porteira das suspeitas: "Eles não sabem do que nós somos capazes!". Portanto, dado que toda hora surgem indícios de irregularidades e que colaborações premiadas falem sobre recursos mal  havidos e destinados para a campanha eleitoral da presidente, é preciso investigar. Espera-se que o TSE autorize as investigações, conforme foram solicitadas.


 

  • 14 Agosto 2015