• Percival Puggina
  • 05/10/2022
  • Compartilhe:

Arthur Lira e o protagonismo da mídia

Percival Puggina

         O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, renovou seu mandato pelo Progressistas alagoano. Alcançou 214 mil votos.

Falando sobre o primeiro turno das eleições majoritárias, Lira criticou o “protagonismo das pesquisas” e pediu à imprensa que “deixe o povo escolher”.

Vejo nisso uma demonstração de que a renovação do Congresso, embora tenha ficado no índice geral, abaixo da média, está fazendo efeito entre aqueles que pretendem continuar em posições de liderança.

Numa casa legislativa com 513 parlamentares, trabalhando num plenário onde sequer há lugar para todos ficarem sentados (por isso aquele aspecto turbulento na frente do plenário) o sujeito ou é líder, e está no clero, ou está no baixo clero, sem qualquer influência no desempenho do poder como tal.

Arthur Lira deve buscar a reeleição. Sua declaração, sobre os dois temas é um sinal de que o ambiente do Congresso já está sob influência do ano de 2023. Os novos parlamentares já influenciam os atuais líderes se reeleitos enquanto outros buscam substituir os que foram mal sucedidos nas urnas.

O ambiente no Parlamento já está muito superior ao que Bolsonaro encontrou no início de 2019. Temos que aproveitar isso para colocar nossa nação nos trilhos do progresso, das reformas institucionais e econômicas, e do desenvolvimento sustentável no tempo. Lula seria uma catástrofe histórica, um contrato com a perdição.