• Fernando de Albuquerque
  • 10/04/2022
  • Compartilhe:

Carta de um leitor brasileiro no Canadá.

Fernando de Albuquerque

 

Olá, professor Puggina.

Mais uma vez tomo a liberdade para lhe escrever em razão das semelhanças do que ocorre no Canada com o que acena a esquerda no Brasil.

Aqui, a Bill C-11, apelidada de Lei da Censura, informa mudanças radicais na liberdade de expressão online. A lei ira forcar as redes sociais e outras plataformas a controlar o conteúdo e o acesso a ele, priorizando certos temas. Tal disposição legal foi produzida por Steven Guilbeault, ativista da esquerda radical e atual Ministro do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, pretendendo lidar com "discurso de odio", "fake news", "information polution", "information disorder", colocando a Canadian Radio, Television and Telecommunications (CRTT) como agência reguladora e ferramenta do governo para "regular" a internet, acabando com a liberdade no seu uso.

O Partido Liberal (LPC) e os Novos Democratas (NDP) chegaram a um acordo no final do mês passado, obtendo a maioria no Parlamento até o final do mandato do atual Primeiro Ministro (Junho de 2025). Assim o projeto será facilmente transformado em lei, para a tristeza dos que prezam pela liberdade.

Um grande abraço e fique com Deus.

Comento

Como se vê, o mundo é pequeno. Os conservadores brasileiros, quando denunciam o processo já nada sutil de controlar toda divergência, não estão delirando. Somos testemunhas, vítimas e denunciadores de um mal muito maior, do qual a censura é mero sintoma: já não se trata de “cancelar” autores e suas opiniões, mas de impor controles e sanções aos canais ate aqui pluralistas e democráticos através dos quais as opiniões se expressam.

Em outras palavras, é a própria liberdade que está sendo relativizada e seu uso castigado.