• 11/08/2014
  • Compartilhe:

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PESSIMISMO

 

 Recebi de um leitor, mensagem condenando o pessimismo que "setores conservadores, reacionários", estão disseminando na sociedade com o objetivo de obter resultados políticos num período eleitoral. Em resumo, meu leitor, uma pessoa idosa, instruída, bastante conhecida aqui no Sul, está convencido de que tudo vai muito bem na economia brasileira. Esse zum-zum-zum que se ouve por aí, segundo ele, é conversa dos que desejam ferrar com o povão, afastando do poder uma elite governante onde a probidade e a competência disputam a cotovelos qual chega em primeiro lugar. O país, afirma, está sendo governado por gente da melhor qualidade e o pessimismo é uma construção maldosa da funesta oposição. Ao final da mensagem, fornece a prova do que afirma: o ingresso de dólares no país dá-se a um fluxo muito positivo. Ao contrário dos pessimistas de dentro, os investidores de fora estão otimistas com o Brasil.

 Respondi que todos devemos estar pessimistas em relação ao futuro do país quando, nos gráficos de quem analisa nossa economia, as linhas que deveriam subir estão descendo e as que deveriam descer estão subindo. Disse-lhe que ainda mais pessimistas deveríamos ficar quando pessoas esclarecidas desconhecem esses dados, ou os desconsideram, convictas de que não há o que mudar.

Mostrei a ele que o próprio governo só pode estar pessimista, e muito pessimista, quando eleva a taxa de juros para 11%. Uma taxa dessas oferece um verdadeiro termômetro do pessimismo oficial. É evidente que se o governo está disposto a pagar 11% de juros anuais, sempre haverá, no exterior, fundos interessados em fazer uma aposta na nossa banca. Afinal, essa é a maior taxa de juros paga no planeta, numa época em que os títulos do Tesouro dos EUA remuneram seu adquirentes a 0,25% ao ano e nenhum país do mundo desenvolvido paga mais de 3%.

Otimismo, nesse cenário, é pura alienação. Aliás, foi um velho comunista português, José Saramago, quem disse que só os pessimistas podem mudar o mundo porque os otimistas estão satisfeitos... O Brasil está cheio de gente "na pior" que se dá por contente.