• CubaNet
  • 09/07/2021
  • Compartilhe:

COVID-19 É CATÁSTROFE EM CUBA

Triste situação de um povo que se obriga a pedir socorro internacional por conta própria. E lá não tem CPI contra governo...

CubaNet

 

A Fundação para os Direitos Humanos em Cuba (FHRC) fez um apelo de emergência ao Departamento de Estado dos Estados Unidos diante da catástrofe da COVID-19 na ilha, na qual pede a doação de medicamentos e alimentos no valor de até US $ 10 milhões.

O FHRC denunciou que Cuba é o quinto país do hemisfério e o 15º do planeta em níveis de contágio devido à atual pandemia global, e que o coronavírus “agravou os problemas nacionais e levou o país a uma crise humanitária extrema”.

É por isso que a Fundação reitera o pedido emergencial, feito pela primeira vez na semana passada, e explica que a doação “deve ser distribuída de forma direta e verificável aos setores mais vulneráveis ??do povo cubano através das diferentes denominações. Religiosas e sem nenhuma discriminação em razão de raça, credo, ideologia, gênero ou orientação sexual ”.

“Consideramos que o governo cubano tem a obrigação ética de aceitar esta ajuda humanitária emergencial e cumprir as normas internacionais que se exigem nestes casos: as doações são gratuitas e nas mesmas condições devem ser entregues às vítimas que também têm o direito de saber quem os doa ”, acrescenta o FHRC em nota.

Da mesma forma, a Fundação apóia “as iniciativas de médicos cubanos e suas organizações no exterior que se ofereceram para ir assistir seus colegas, hoje sobrecarregados pelo fluxo constante de infectados pela pandemia e pelos milhares de pacientes que os procuram. Outras doenças graves também demandam assistência em meio a esta crise humanitária ”.

O FHRC exige das autoridades do regime autorização para que voos humanitários e transportes navais possam entrar na Ilha, e sua carga, devidamente vistoriada, fique isenta de taxas alfandegárias.

“É imprescindível transferir com urgência para a ilha remédios, alimentos e mais pessoal de saúde cubano que, embora hoje vivam no exterior, estão dispostos a realizar trabalhos sanitários voluntariamente em sua pátria durante esta emergência humanitária”, explica o documento.

Obstruir esta tentativa de ajuda humanitária “constituiria um crime contra a humanidade”, disse o FHRC, que pede viabilizar e apoiar “o fluxo solidário de recursos materiais e humanos que os cubanos que vivem no exterior podem movimentar neste momento. Que alcancem e apoiem os cidadãos na concretização desta corrente cívica e solidária com todos e para o bem de todos ”.

https://s3.eu-central-1.amazonaws.com/qurium/cubanet.org/noticias-fhrc-pide-a-eeuu-canal-de-ayuda-humanitaria-ante-catastrofe-de-la-covid- 19-in-cuba.html