• 22/08/2014
  • Compartilhe:

ECONOMIA BRASILEIRA, ENFIM COM CRESCIMENTO CUBANO


Percival Puggina


 Na edição desta última quinta-feira, o Estadão traz artigo do economista Roberto Macedo analisando os dados de um recentíssimo relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Esse robusto documento (216 páginas) traz o ranking dos países da região segundo o crescimento do PIB, com números de 2014 estimados pela Comissão.

 São 33 países os países que compõe a região. Estimando o crescimento do PIB brasileiro no corrente ano em 1,4% (expectativa otimista que sequer o Banco Central corrobora mais), o Brasil fica em 27º lugar, empatado com Cuba. Se adotarmos a expectativa mais realista, aquela com a qual os analistas do mercado vem operando, o Brasil ficaria em 30º, apenas à frente dos parceiros petistas da Argentina e Venezuela, e logo acima de Barbados (uma pequena ilha caribenha com 280 mil habitantes, integrante do Reino Unido). Lembra o autor do referido artigo que o governo tem retirado das próprias costas a responsabilidade por esse desastre, atribuindo-o a um rescaldo da crise internacional de 2008.

Ora, comento eu, como pode o mesmo governo que cacarejou como seus os ovos dos bons índices de 2007, 2008 e 2010, entregar para algum sujeito oculto no mercado mundial os ônus das contas do malfazejo período Dilma? E, principalmente, por que outros 29 países da região crescem mais do que o Brasil? Ao que me consta, todos produzem, consomem, compram e vendem no mesmo planeta que nós, embora nosso governo pareça viver no mundo da Lua.