• 31/01/2015
  • Compartilhe:

JOSÉ DIRCEU QUER INCLUIR ANOS DE CLANDESTINIDADE NA CONTAGEM DE SUA APOSENTADORIA

A matéria reproduzida abaixo e de msn-notícias.

Ela revela bem o caráter desse senhor que se julga no direito de impingir a todos os brasileiros os ônus de seu incansável e produtivo labor revolucionário. Até hoje, que tenha chegado ao conhecimento público, essa vantagem só foi concedida a quem foi demitido a bem do serviço público por ato oficial e por motivação política.

*************

BRASÍLIA - O ex-ministro José Dirceu quer contabilizar os onze anos que viveu na clandestinidade, durante a ditadura militar, na contagem para sua aposentadoria. Ele quer se aposentar. Esse período abrange sua prisão no Congresso da União Nacional do Estudante (UNE), em Ibiúna (SP), em 1968, até a abertura política, em 1979, quando desfez cirurgia plástica que alterou seu rosto, e voltou a viver em definitivo no Brasil.

A pretensão de Dirceu precisa ser apreciada pela Comissão de Anistia, ligada ao Ministério da Justiça, órgão que julga e concede, ou não, contagem para a aposentadoria dos anos de perseguição política, além de indenização financeira. O ex-ministro já foi anistiado por essa comissão, em fevereiro de 2002, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, do PSDB. Seu processo foi aprovado por unanimidade de nove votos e a comissão concedeu a Dirceu o direito de reparação econômica, em prestação única, de R$ 59,4 mil. A portaria confirmando sua condição de anistiado, e o recebimento da indenização, foi assinada pelo então ministro da Justiça, Aloysio Nunes Ferreira, hoje senador pelo PSDB de São Paulo e que foi candidato a vice-presidente da República em 2014 na chapa de Aécio Neves (PSDB). Foi publicada no Diário Oficial da União em 7 de março de 2002.