• Percival Puggina
  • 06/06/2021
  • Compartilhe:

LULA E FHC, COM A ARGENTINA E CONTRA O BRASIL

 

Percival Puggina

 

A posição e a nota divulgada por Lula e FHC, posicionando-se os dois ex-presidentes contra a redução da Tarifa Externa Comum para importações fora do âmbito do bloco. O ministro Paulo Guedes considera que a medida serve ao interesse nacional, enquanto o presidente argentino, Alberto Fernández, é contra. Os outros dois membros plenos do bloco, Uruguai e Paraguai, apoiam a medida proposta pelo Brasil. O assunto foi divulgado acriticamente pela Veja, Folha, Estadão, Poder 360, entre outros.

A nota dos dois ex-presidentes brasileiros diz:

 “Concordarmos com a posição do presidente da Argentina, Alberto Fernández, de que este não é o momento para reduções tarifárias unilaterais por parte do Mercosul, sem nenhum benefício em favor das exportações do bloco. Concordamos também que é necessário manter a integridade do bloco, para que todos os seus membros desenvolvam plenamente suas capacidades industriais e tecnológicas e participem de modo dinâmico e criativo na economia mundial contemporânea”.

A decisão de apoiar Alberto Fernández (que visitou Lula na prisão em julho de 2019) tem motivos ideológicos, fora dos quais a esquerda não se movimenta. E tem motivos globalistas. Faz parte daquilo que tantas vezes tenho referido quando trato das reações “internacionais” contra o Brasil. Elas são, na verdade, reações da esquerda mundial, ainda sob o impacto de havermos escapado para fora da agenda que nos estava reservada.

Em todo caso, FHC e Lula nos dão uma pista sobre como andam as coisas no lado daqueles que querem retomar o poder.