• Percival Puggina, com conteúdo Revista Oeste
  • 09/07/2021
  • Compartilhe:

MACRON: “A ESQUERDA ESTÁ ARRUINANDO A FRANÇA”

 

Leio na excelente Revista Oeste

 

Em entrevista à revista Elle, o presidente da França, Emmanuel Macron, acusou os militantes de esquerda de dividir o país e impedir minorias étnicas de subir na escala social. Segundo ele, “as dificuldades sociais não são estruturadas apenas por gênero e cor da pele, mas também pela desigualdade social”.

A declaração parece indicar a opção de Macron por um candidato de centro nas eleições presidenciais de abril próximo. “O risco é [a França] virar uma sociedade de vitimização absoluta”, continuou. “Se a voz da vítima se sobrepuser a todas as outras, você não estará mais numa sociedade de justiça, mas de vingança.”

 

Comento

O presidente francês só é um tipo popular, cá no Brasil, entre aqueles que, entre outras coisas, estão a fazer exatamente aquilo que ele condena... Adicionalmente, esses grupos políticos contam com Macron como um de seus porta-vozes na maledicência ao Brasil e a seu governo.

É bom ficarmos sabendo disso através da Revista Oeste. A afirmação mostra o quanto esse discurso que Macron passa a condenar está caracterizando a ação política da esquerda no Ocidente. É um discurso que estimula o binômio culpa-vingança. É o clássico dividir para conquistar. É a semeadura da discórdia. É o plantio de ventos para a colheita de tempestades.

Por outro lado, não se pode desconhecer que o presidente francês é inequivocamente um político de esquerda e, como tal, pode estar construindo uma estratégia das tesouras para derrotar a direita e a centro-direita francesa nas próximas eleições. Nisso o Brasil de PSDB e PT tem muito a ensinar.