• Percival Puggina
  • 01/07/2015
  • Compartilhe:

MENSAGEM TRISTE DE UM JOVEM ESTUDANTE E RESPOSTA QUE LHE ENVIEI

 

Olá Sr.Puggina, é com muita honra que lhe escrevo hoje. Gostaria de cumprimentá-lo pelo seu trabalho; tenho lido seus artigos, assistido seus vÍdeos e acompanhado os hangouts que o senhor participa com grande entusiasmo e curiosidade. Tenho 16 anos, estou cursando o 2° ano do Ensino Médio e me identifiquei muito com suas falas a respeito da educação brasileira hoje. Realmente sou testemunha do baixíssimo nível de parte das instituições,acompanho todas as semanas as mentiras expostas por parte dos professores que, não bastando somente o discurso ainda tem em seu favor as apostilas de ensino.

De inicio usava conhecimentos adquiridos com o Prof. Olavo e demais fontes para debater e até mesmo desmentir alguns discursos, porém não tenho espaço suficiente e as vezes nem sequer sou respeitado. Sou o único no meio educacional que frequento que defende abertamente a ideologia liberal-conservadora, alguns até compartilham da minha opinião porém não se sentem confortáveis para expô-las. Posso dizer então, que estou sozinho. Ainda não sei como vou agir dentro da faculdade. Perante essa situação me identifiquei com um trecho do artigo EspÍrito e Personalidade do Prof.Olavo: "a conquista de uma personalidade intelectual num ambiente que desconhece a mera existência dessa possibilidade humana – o caso, sem dúvida, do meio universitário brasileiro hoje em dia – é fonte de inumeráveis dificuldades psicológicas para o estudante, a começar pela quase impossibilidade de encontrar pessoas do mesmo nível de consciência com as quais possa ter diálogo e amizade. A personalidade intelectual só pode ser compreendida desde outra personalidade intelectual: o diálogo com indivíduos desprovidos dela é uma transmissão sem receptor, a ocasião de malentendidos e sofrimentos sem fim."

Também me identifiquei com o seguinte trecho do artigo A Tragedia do Estudante Serio no Brasil: "Ao estudante que consiga ainda vislumbrar o que é vida intelectual e faça dela o objetivo de sua existência, restam dois caminhos: o exílio, que pode levar ao lugar errado (a miséria brasileira nasce em Paris), e o isolamento, que pode levar os mais fracos a um desespero ainda mais profundo do que aquele em que se encontram." A situação da nação não é nada boa, não tenho atualmente grandes expectativas e esperanças porém quando me deparo com trabalhos como o do senhor me sinto um pouco mais revigorado e de certa forma acolhida por saber que mais cidadãos compartilham do meu ponto de vista. Minha grande dificuldade hoje é como lidar com as tolices que escuto no dia-a-dia, caso o senhor tenho algum conselho ele será bem vindo.

Minha mensagem é bem simples, queria somente cumprimentá-lo e demonstrar minha admiração por seu trabalho. Vamos em frente, lutando pelo Brasil. Que Deus o abençoe, um grande abraço!

RESPOSTA QUE LHE ENVIEI

Caríssimo jovem.

Se por um lado suscitaste em mim sentimentos de solidariedade, vontade de dizer desaforos a esses vigaristas intelectuais que posam de professores e se assumem como "educadores", por outro lado fiquei entristecido com tuas palavras. Imagino-me enfrentando a situação que descreves.

Imagino-me tendo que buscar o entendimento nas palavras duras do nosso Olavo. Deve ser penoso estar na tua posição e me sinto condoído por isso.

Busca em Deus a força e a sabedoria. Dedica-te aos estudos e manda esses falsos profetas ao conteúdo das latrinas. Busca o saber e faz dele teu posto de observação e combate. O tempo resolverá o restante. Tens duas grandes vantagens sobre esses algozes da honestidade intelectual: tens mais tempo que eles, tens as virtudes que lhes faltam e, com o tempo, passarás por cima deles, como diria Ingenieros, com um "rufar de asas".

Forte abraço e que Deus de abençoe.

Muito obrigado por tuas palavras generosas a mim dirigidas.

Percival