• 28/09/2014
  • Compartilhe:

POR QUE A VANTAGEM DE DILMA ESTÁ AUMENTANDO?

Percival Puggina


 Para entender o aumento das intenções de voto da presidente Dilma em relação a seus dois principais competidores é preciso observar a tabela abaixo. Ela mostra os tempos de cada uma das três coligações no horário da propaganda eleitoral e define. Também o número de inserções comerciais durante a programação normal das emissoras de rádio e tevê observa essa proporção:

I – DILMA - Coligação Com a Força do Povo – 11 minutos e 48 segundos;
II – AÉCIO - Coligação Muda Brasil –                   4 minutos e 31 segundos;
III – MARINA - Coligação Unidos Pelo Brasil –  1 minuto e 49 segundos.

Ou seja, em números redondos, para cada ataque de Aécio, Dilma contra-ataca 3 vezes. Para cada ataque de Marina, Dilma contra-ataca 7 vezes. É uma desproporção gigantesca, e é para proporcioná-la que muitos negócios foram feitos durante o período de gestão da presidente-candidata.

Na perspectiva situacionista, o ideal ocorreria se essa vantagem assegurasse a eleição no primeiro turno, porque, havendo segundo-turno, os tempos se equiparam, o horário de propaganda disponibiliza 10 minutos para cada candidato e igual número de inserções nos intervalos comerciais das emissoras de rádio e tevê.

Ademais, os debates entre os candidatos passam a ser travados apenas entre os dois remanescentes, face-to-face. Com isso, as coisas mudam. E mudam muito.