• Ludmila Lins Grilo, Juíza de Direito
  • 13/05/2021
  • Compartilhe:

POR QUE O PROJETO DO NOVO CPP INVIABILIZA O JURI?

Ludmila Lins Grilo, Juíza de Direito

 

O PL 8045/10 traz a proposta de um novo Código de Processo Penal.

A parte que trata do júri traz modificações que inviabilizam condenações de homicidas, e também colocam em risco a vida de testemunhas.

Isso porque elas serão ouvidas diretamente em plenário: não haverá mais aquela 1ª fase de instrução, e NEM SE PODERÁ FAZER REFERÊNCIAS AOS DEPOIMENTOS COLHIDOS NA DELEGACIA (art. 452, I) - como se um depoimento colhido ainda fresco, no calor dos acontecimentos, não tivesse existido no mundo.

Ou seja: diante de um homicídio praticado por um grupo de extermínio, ou por alguma pessoa muito temida na comunidade, essa testemunha poderá ser coagida até o dia do plenário para não revelar o que sabe.

Isso se a testemunha não fugir nesse meio tempo - ou vier a acontecer o pior. Do jeito que está escrito, esse PL acabará estimulando a fuga ou a queima de arquivo. Lembrem-se que estamos falando de assassinos, e não de querubins.

Sem uma testemunha-chave, cresce a chance de absolvição de um homicida. E, para tanto, o projeto de lei dá uma forcinha, prevendo a seguinte novidade: será necessária unanimidade para absolver ou condenar. Em caso de divergência entre os jurados...eles deliberam, vão para uma salinha fechada TROCAR IDEIAS, CONVERSAR, DEBATER o caso. E, caso persista a divergência...ABSOLVE-SE O RÉU.

Ou seja: o PL não prevê mais a maioria simples para absolver ou condenar. Tem que ser unanimidade. Basta um só jurado querer absolver e não arredar o pé para o assassino ficar impune.

Tudo isso sem contar a evidente inconstitucionalidade nesse particular: nossa Constituição prevê o sigilo das votações (art. 5°, XXXVIII, b), não podendo um jurado (nem ninguém) saber como cada um votou.

Ah, mas nos EUA tem debate de jurado e condenação só por unanimidade! Sei...mas lá também tem crime de perjúrio para o réu, prisão em 1ª instância, menos recursos, novo júri em caso de não unanimidade, prisão perpétua e pena de morte.

Copiar os EUA só no que convém à impunidade?

Ainda há tempo de corrigir esse projeto, Deputado João Campos.

*    Extraído da página da autora no Facebook, publicado em 07 de maio de 2021.. Ela é Juíza de Direito na comarca de Unaí, Minas Gerais