• Percival Puggina, com conteúdo do Diário do Poder
  • 26/01/2021
  • Compartilhe:

QUANDO HÁ UMA IMPRENSA QUE SÓ PENSA “NAQUILO”

 

Leio no excelente Diário do Poder

“Brasil é o quinto país que mais vacina desde o dia 17, início da imunização”

O país vacinou mais de 700 mi habitantes, em oito dias. No total mundial, desde meados de dezembro, Brasil é o 15º

O Brasil iniciou a imunização contra o coronavírus quase um mês depois dos países da rica Europa, como Dinamarca, Bélgica, Suíça Portugal etc. Mas, desde o dia 17, início da vacinação por aqui, o Brasil já é o 5º país que mais imuniza no mundo. Apenas Estados Unidos, Reino Unido, Índia e Israel vacinaram mais habitantes, no mesmo período, segundo a plataforma Our World in Data. No total, o Brasil é o 15º país com mais imunizados (mais de 700 mil). EUA estão em 1º, com 21,3 milhões. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Em toda a América do Sul, cerca de um milhão de pessoas foram vacinadas. Desse total, 70% já são brasileiros.

A Argentina, muito elogiada na imprensa brasileira, iniciou a imunização no dia 29 de dezembro. Até ontem, imunizou menos da metade do Brasil.

COMENTO

Quando há uma imprensa que só pensa em derrubar o governo, com ideia fixa, com metas e estratagemas políticos, a informação verdadeira causa sensação! Produz o efeito de uma abertura da janela para entrada de ar puro. É o que se percebe quando se lê este conteúdo do Diário do Poder. Não é a verdade que escandaliza. O que escandaliza é a omissão da verdade.

Por outro lado, cabe acrescentar que essa velocidade no processo de vacinação alcançado no Brasil se deve à boa estrutura preexistente no país, de longa data. Campanhas de vacinação são rotineiras. Elas não acontecem, nem deixam de acontecer, por causa das redes de TV ou dos grandes jornais. Por mais pensem como Chanteclere, o galo de Edmond Rostand, que o dia nasce porque eles cantam.