• 21/12/2014
  • Compartilhe:

QUEDA DO PETRÓLEO AGRAVA ESCASSEZ DE PRODUTOS NA VENEZUELA

 

A BBC Brasil, em matéria de hoje, comenta o desabastecimento causado na Venezuela pela queda dos preços do petróleo no mercado internacional. Menos dinheiro das importações, menos dinheiro para as importações.
Acontece que a "economia socialista" é uma contradição em termos. É algo que "non exsite", como diria o padre Quevedo. Chavez, e agora Maduro, acreditavam haver criado o paraíso. Esqueceram-se de que quando Chavez chegou ao poder, o preço do Barril de petróleo estava em US$ 10 e decuplicou, mantendo-se ao redor dos US$ durante muito tempo. Os venezuelanos nunca tinha visto tanto dinheiro e os comunistas do governo acharam que tal riqueza era obra deles.

Armaram-se até os dentes, investiram contra as empresas privadas, desestimularam a produção, adotaram Cuba para manter a ditadura dos Castro, e acabaram com o próprio país. Relata a matéria da BBC que "faltam produtos básicos, como fralda e leite, sumiram e pessoas fazem filas para tentar comprá-los. Eugenia Martinez disse ter acordado às 3h para comprar dois pacotes de fraldas para a filha".

Prossegue a matéria da BBC: "Em nenhum lugar em Caracas você consegue encontrar fraldas", diz a dona de casa. "Então quando alguém me avisa sobre onde encontrá-las, tenho que ir". Assim, filas para itens simples têm se espalhado pelo país. Mesmo tão cedo, Eugenia conta ter enfrentado um metrô lotado, antes de se juntar a mais uma fila. Achadas as fraldas, o desafio agora é encontrar leite. Enfim, sai-se de uma fila para entrar noutra, fila do leite, fila das fraldas.

É o resultado do desvario ideológico misturado com a imprudência e a ignorância. Simples como isto: se 96 % das exportações cubanas vêm do petróleo, uma queda de 50% nos preços dessa commodity, corre o pano sobre o teatro socialista e começam as vaias.