• Percival Puggina, com conteúdo Quadrante Sul
  • 14/03/2023
  • Compartilhe:

Restaurado o belo campanário de Flores da Cunha

 

         Nas muitas cidades italianas que tive a alegria e a graça de visitar ao longo dos anos (por lá andaremos novamente, se Deus quiser, minha mulher e eu, no mês de maio), os campanários são parte proeminente e marcante da paisagem urbana. Erguem-se majestosos, como símbolo de poder local. Apontam para o céu, entendido como morada de Deus e levam às alturas os sentidos e sentimentos habituados ao rasteiro rés do chão.

Além disso, cumpriram, durante séculos, a função de meios de comunicação. O repicar dos sinos e o modo como soavam transmitiam informações à distância.

A cidade gaúcha de Flores da Cunha tem um belo campanário, cumpridor, ao longo do tempo, de tais funções. Mas precisava de restauração. A obra feita, acabada e inaugurada no último dia 11 é um marco na paisagem e um testemunho de uma comunidade que valoriza seu patrimônio material e espiritual.

O release que recebi do publicitário Vanderlei Venturini, da Quadrante Publicidade, noticia a reinauguração desse símbolo da bela cidade serrana e informa que a Florense, importante apoiadora deste site, foi uma das patrocinadoras do restauro.

O amigo Mateus Corradi, CEO do Grupo Florense, ressalta que “o campanário de imediato nos remete ao passado, evocando a forte religiosidade herdada dos imigrantes italianos, mas hoje, além disso, é um símbolo de inspiração para as futuras gerações. Seu legado histórico fala de fé, trabalho e superação diante de todas as adversidades enfrentadas pelos colonizadores e por seus descendentes, que levaram adiante esse legado. Contribuir para sua restauração foi uma forma de reverter para a comunidade o acolhimento que a Florense sempre recebeu”.

Parabéns Florense e parabéns Flores da Cunha!

Vale a visita!

*        Foto: Samuel da Silva