• Joel Paulo Arosi
  • 12/07/2022
  • Compartilhe:

Semana de Cultura e Artes Clássicas de 2022

Joel Paulo Arosi

A Semana de Cultura e Artes Clássicas de 2022 será promovida pelo Instituto Hugo de São Vítor e realizada na igreja Nossa Senhora das Dores em Porto Alegre. A igreja é um dos mais belos prédios da cidade e possui uma estrutura única para abrigar o evento, que consistirá em quatro dias de atividades culturais, envolvendo pintura, escultura, teatro, música, poesia, literatura e Artes Liberais.

A Semana vem, de certa forma, marcar os 100 anos da malfadada Semana de 1922. Porém, não é nossa preocupação nos opormos formalmente a ela, mas mostrar que há mais e há muito melhor no campo da Cultura. Mostrar que aquilo que aquela velha e decrépita semana desprezava ainda pode mover, pode ensinar e pode inspirar.

Mas é mais do que isso. A cultura no Brasil se encontra num impasse. Não se trata ainda de uma renascença; porém, também não é mais uma estagnação dissolvente aquilo a que assistimos. Importa que não continuemos apenas assistindo; importa que comecemos a ter parte nela.

E O QUE ISSO SIGNIFICA?

Em termo gerais, que passemos a admirar, incentivar, expor e, muito especialmente, criar. E o passo além: temos de transpor os termos gerais e sair ao mundo real. Daí, a Semana. Ela aproximará aqueles que pensam em arte e cultura clássicas neste imenso país, público, artistas e suas obras. Somente a interação real entre esses operará a transmutação necessária, reacenderá a chama da cultura, promovendo uma nova Renascença.

Acesse o site da Semana aqui: https://www.hugodesaovitor.org.br/semana-de-artes-classicas/