DEZOITO MINISTROS DE DILMA INVESTIGADOS PELA JUSTIÇA

O Antagonista, com comentários meus

16/12/2015

(Publicado em O Antagonista, com dados da revista Época)

Até este momento temos 18 ministros ou ex-ministros de Dilma Rousseff enrolados com a polícia.

 

COMENTO:

Tal sucessão de investigações, em proporções inimagináveis, é uma evidência dessa infeliz e desastrosa combinação de corrupção com incompetência que se instalou no coração da República. É expressão muito agravada de algo que tem históricos antecedentes. Infelizmente, quase não se leva em conta, no país, a causa principal. Refiro-me à mistura institucional de Estado, governo e administração, que transforma o conjunto da máquina pública em moeda de troca para as negociações políticas, partidarizando não só o governo (o que é normal), mas igualmente o Estado e a administração (o que é totalmente irracional). 

***

Eis a lista dos ministros de Dilma sob investigação:

1 - Antonio Palocci

2 - Edinho Silva

3 - Edison Lobão

4 - Erenice Guerra

5 – Fernando Pimentel

6 - Silas Rondeau

7 - Aloizio Mercadante

8 - Gleisi Hoffmann

9 - Paulo Bernardo

10 - Mario Negromonte

11 - Fernando Bezerra

12 - Carlos Gabas

13 – Gilberto Carvalho

14 – Arthur Chioro

15 – Guido Mantega

16 – Celso Pansera

17 – Henrique Alves

18 – Izabella Teixeira

 

Leia mais

PARA O MINISTRO DO STF, LUÍS ROBERTO BARROSO.

GRUPO DE CIDADANIA DEMOCRACIA ESCLARECIDA

13/12/2015

MINISTRO LUÍS ROBERTO BARROSO, 

 

EM ATENÇÃO AOS CIDADÃOS QUE NOS SOLICITARAM MAIORES INFORMAÇÕES A RESPEITO, COMPARTILHAMOS A SEGUIR IMPORTANTES REGISTROS QUE JUSTIFICAM PREOCUPAÇÕES DA CIDADANIA RELACIONADAS TAMBÉM COM O SEU DESEMPENHO NO STF, ESPECIALMENTE NO QUE TANGE À IMPARCIALIDADE REQUERIDA PARA JULGAMENTOS ENVOLVENDO CRIMES COMETIDOS POR DIRIGENTES E MEMBROS DO PT, ESPECIALMENTE AQUELES RELACIONADOS À OPERAÇÃO LAVA-JATO E AO PROCESSO DO IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF.


PORTANTO, COMPARTILHAMOS A SEGUIR UMA SÍNTESE DE REGISTROS E COMENTÁRIOS QUE ESTAMOS ENVIANDO E COMPARTILHANDO COM INÚMEROS SETORES DA SOCIEDADE.


>Recentemente, o ministro Luis Roberto Barroso negou um pedido e recomendação formal da Procuradoria Geral da República em relação a José Dirceu. Diga-se de passagem uma recomendação baseada no que estabelece a legislação penal.


> O procurador-geral Rodrigo Janot pediu ao Supremo Tribunal Federal a regressão do regime de prisão domiciliar estabelecido para José Dirceu na Ação Penal 470, por causa dos crimes apurados na operação Lava Jato, e que deram origem à ação penal contra José Dirceu na 13ª Vara Federal de Curitiba.
Segundo o procurador geral Rodrigo Janot, há provas de que os crimes foram cometidos por José Dirceu depois do trânsito em julgado da condenação no mensalão, devendo a prisão domiciliar ser transformada em regime fechado. Entretanto, Luís Roberto Barroso indeferiu o pedido, desconsiderando a recomendação da Procuradoria Geral da República.


>> Conforme ilustraremos e evidenciaremos a seguir, cabe lembrar que, durante o julgamento do Mensalão, Luis Roberto Barroso manifestou e assumiu diversas posturas parciais, partidárias e preconcebidas, antes mesmo de estudar os autos do processo, demonstrando evidente e acintoso alinhamento com os interesses do partido e do governo petista, além de manifestar algumas considerações que, naquela ocasião, chegaram a ser constrangedoras.


>> Como ilustração lembramos que, em dado momento daquele histórico julgamento (talvez esquecendo-se dos cidadãos e das famílias que apresentam situação econômica mais precária, e que são aqueles mais lesados e afetados pelos bilionários desvios de recursos públicos provocados por crimes de corrupção), Luis Roberto Barroso fez um apelo dramático aos demais Ministros, no sentido de que atenuassem as penas dos criminosos que estavam sendo julgados (no caso em questão, especialmente os petistas), expressando-se da seguinte forma naquela ocasião:
(...) "se seu pai, seu irmão, seu filho estivessem na reta final do julgamento e fosse necessário mudar a regra para mudar a vida deles, o que fariam?" — referindo-se ao que ele considerava ser a mudança de regras proposta pela adoção dos embargos infringentes pelo STF, o que, inclusive. acabou por atenuar decisivamente a pena dos petistas envolvidos.


Naquela oportunidade, o Ministro Marco Aurélio rebateu a inusitada e partidária manifestação de Luís Roberto Barroso, da seguinte forma:
— (...) "Não me impressiona o transporte da situação enfrentada para o campo familiar, mesmo porque, se parente até o terceiro grau (fosse) eu não poderia julgar. Mas não é disso que se trata", ponderou o ministro Marco Aurélio.


>> Adicionalmente, cabe lembrar que as primeiras palavras de Luis Roberto Barroso, assim que assumiu o cargo de ministro no STF, foram direcionadas no sentido de "esvaziar" a importância que estava sendo dada ao julgamento do Mensalão", insinuando que os demais ministros poderiam estar adotando e empreendendo "um ponto fora da curva" nas concepções de julgamento, proferindo inclusive um esdrúxulo discurso introdutório, quando fez questão de levar uma lista mencionando outros escândalos de corrupção, mas desconsiderando totalmente que o Mensalão envolvia também um perigoso e degradante ataque á Democracia e às Instituições Republicanas, haja vista a sistematizada e promíscua corrupção política e eleitoral do parlamento brasileiro por parte do poder executivo e da quadrilha do PT, relacionado a um famigerado projeto criminoso para perpetuação no poder.


>> Durante aquele julgamento, Luís Roberto Barroso fez ainda discursos descabidos enaltecendo a bravura histórica daqueles companheiros petistas que estavam sendo julgados, notadamente a bravura empreendida por eles durante o período em que lutaram para implantar uma ditadura de esquerda no Brasil.


Contrariando o inusitado esforço ideológico-partidário de Luis Roberto Barroso, os fatos posteriores revelaram que, além do Mensalão, a quadrilha partidária operava também o assalto bilionário do Petrolão, além do envolvimento com os esquemas do Eletrolão, do BNDES, dos Fundos de Pensão, do imposto sindical, da comercialização de Medidas Provisórias para desoneração fiscal, dos desvios de obras do PAC, como Belo Monte, Transposição do Rio São Francisco, entre diversos outros gravíssimos crimes ... que afetam e comprometem especialmente as necessidades e os direitos das populações mais carentes, já que estamos falando de desvios bilionários de recursos públicos que poderiam ter sido direcionados para os precários setores que envolvem as áreas de educação pública, saúde pública, saneamento básico, segurança pública, mobilidade urbana, etc.
GRUPO DE CIDADANIA DEMOCRACIA ESCLARECIDA
Civilização-Liberdade-Verdade-Justiça-Vida
DIREÇÃO E COORDENAÇÃO: MARCUS PORTO
COLABORAÇÃO: MUITOS AMIGOS DO BRASIL

 

Leia mais

 

Mais um escândalo de corrupção chacoalha o Partido dos Trabalhadores, cujos “companheiros”, diante da possibilidade de impeachment de Dilma Rousseff, alegam que cumprimento das leis é golpe. Nesta quarta-feira (9), em Pernambuco, a Polícia Federal, no rastro da Operação Pulso, prendeu o petista Mozart Sales, criador do programa “Mais Médicos” e outrora homem de confiança de Alexandre Padilha no Ministério da Saúde.

Ao perceber a presença dos agentes da Polícia Federal, o presidente da Hemobrás (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia), o economista Rômulo Maciel Filho, começou a arremessar pela janela inúmeros pacotes de dinheiro. A cena, inusitada a qualquer tempo e principalmente em momentos de crise econômica, foi filmada pela PF. Na mira das investigações também está o petista Mozart Sales, ex-secretário de Gestão do Trabalho e da Educação no Ministério da Saúde (2012/2014) e ex-diretor da Hemobrás.

A Operação Pulso tem o objetivo de combater e eliminar a ação de uma quadrilha especializada no direcionamento de licitações e desvio de dinheiro público da Hemobrás. A PF informou que a Justiça autorizou também o afastamento de três integrantes da Hemobrás, sendo dois diretores.

A operação contou com a participação de 170 policiais federais, que cumpriram as determinações judiciais para o combate crimes cometidos em licitações e contratos de logística de plasma e hemoderivados, bem como na própria obra de construção da fábrica na cidade pernambucana de Goiana.

A Hemobrás tem como objetivo alcançar autonomia tecnológica na produção de medicamentos derivados do sangue necessários para abastecimento de pacientes da rede pública de saúde. Durante a operação, segundo a PF, percebeu-se que inúmeras amostras de sangue coletado que deveria ser transformado em medicamentos contra a hemofilia e outras doenças deixaram de ser fabricados em virtude de armazenamento inadequado.

A PF cumpre 28 mandados de busca e apreensão em Pernambuco, Piauí, Paraíba, Minas Gerais e São Paulo, além de 29 depoimentos mediante intimações e dois mandados de prisão temporária, expedidos contra empresários com atuação na empresa pública. Na mira da Operação Pulso está um lobista que atua em Pernambuco, Piauí e no exterior.

Os crimes imputados aos alvos das investigações são peculato, corrupção passiva e ativa, fraude à Lei de Licitações, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Apesar da enxurrada de escândalos de corrupção, cujo pináculo é o Petrolão, petistas alegam que o impeachment de Dilma, que não mais conta com a confiança da população, é golpe. Enfim, como disse certa feita um conhecido e sempre ébrio comunista de boteco, “nunca antes na história deste país”. (Matéria atualizada às 15h49) 

Leia mais

Por anos a fio, Luiz Fachin foi simultaneamente procuradorl do estado e advogado militante. A essa acumulação de funções, proibida pela Constituição paranaense e portanto ilegal, somou-se uma agravante só contornada por gente dotada do dom da ubiquidade: Fachin continuou a dar aulas na universidade. E o duplo emprego virou triplo.
Em numerosos artigos, entrevistas e discursos, o doutor em extravagâncias bacharelescas deixou claro seu menosprezo pelo preceito constitucional que garante a propriedade privada no Brasil. Nunca escondeu os laços afetivos com o MST, uma velharia comunista que não tem existência jurídica. E sempre defendeu enfaticamente a desapropriação de terras produtivas para fins de reforma agrária, sem o pagamento de indenização aos proprietários lesados.

Indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal por Dilma Rousseff, Fachin superou a sabatina no Senado com a ajuda militante do cabo eleitoral Álvaro Dias. Na discurseira em que se derramou em elogios e rapapés ao sabatinado, o parlamentar tucano advertiu os que lastimaram a deserção do até então combativo oposicionista: todos iriam arrepender-se quando Fachin começasse a agir no Supremo.

Nesta terça-feira, em decisão monocrática, o magistrado dos sonhos de Álvaro Dias suspendeu a comissão do impeachment que a Câmara começou a montar horas antes. A palavra final caberá so plenário do tribunal, que examinará a pendência na próxima quarta-feira. Mas agora está claro que Fachin entrou em campo para manter no cargo a presidente a quem deve o emprego.

Na conversa gravada pelo filho de Nestor Cerveró, o senador Delcídio do Amaral e seus comparsas se mostram muito animados com a informação de que determinado caso seria julgado por Fachin. A interrupção do processo de impeachment ajuda a entender o entusiasmo da turma empenhada em desmoralizar a Operação Lava Jato.
Para devolver à condição humana ministros convencidos de que a toga transforma advogados em divindades, basta que os milhões de indignados retomem as ruas e mostrem claramente o que o país que presta pensa de gente assim. O Congresso fará a vontade do povo. O STF não ousará desafiá-la com atrevidas manifestações de gratidão ao padrinho. Ou madrinha.
 

Leia mais

O PMDB ESTÁ SAINDO DO GOVERNO

Percival Puggina

06/12/2015

A matéria de O Globo de hoje, com manchete de capa, anuncia que o PMDB já decidiu derrubar Dilma Rousseff.

Não é difícil extrair essa conclusão a partir do momento em que Eliseu Padilha decidiu abandonar o governo. Ministros nao pedem demissão. Ministros ou sofrem lenta fritura ou são sumariamente demitidos. No caso de Padilha, um perito em avaliações de cenários políticos, a saída significa que em sua avaliação a chapa está quente para o governo do qual vinha participando. Dilma já sabe disso e está sentindo o calor na sola dos próprios sapatos.

Padilha juntar-se-á a outros peemedebistas que, na sede do PMDB, vão trabalhar para estabelecer a nova posição do partido em relação ao governo e unir forças em favor do impeachment de Dilma e posse de Temer. Com ele trabalharão, segundo a matéria de O Globo, os peemedebistas Romero Jucá, Moreira Franco e Geddel Vieira Lima.


 

Leia mais

I.

Um amontoado de grupos comuno-petistas - MST, CUT, Levante Popular da Juventude, Marcha Mundial das Mulheres, etc. - se reuniu em um hotel de luxo de Brasília - coitadinhos, "pobres", "excluídos" e "marginalizados"... - para tratar da "Participação Social e Educação Popular na Pátria Educadora".

O RECID nasceu com a "benção" de Betto, o "apóstolo" da Teologia da Libertação que, fantasiado de "frei", parasita a Igreja Católica para promover o projeto de poder comuno-petista. Betto - uma espécie de "coroinha" do ditador cubano Fidel Castro - é co-fundador do Foro de São Paulo. Aliás, o encontro do RECID em destaque teve a participação de Renato Simões, agente da organização comunista e que atualmente ocupa a Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência da República.

Estes são os professores, pedagogos, os movimentos ditos "sociais" encarregados da tal "educação cidadã", que não passa de mais um slogan criado para maquiar a ideologização - com o dinheiro do contribuinte - promovida pela "Pátria Educadora" comuno-petista.


II.

Na "Pátria Educadora" proclamada pela Presidente Dilma Rousseff, a RECID (Rede de Educação Cidadã) é mais um esquema para promover - com dinheiro público - a ideologização comuno-petista nas escolas e nos ambientes de ensino e aprendizagem.

Não. Não é invencionice nem "teoria da conspiração". Quem afirma o nefasto objetivo é o próprio idealizador da RECID: Betto. O "apóstolo" da Teologia da Libertação, que parasita a Igreja Católica fingindo-se de "frei", o agente do Foro de São Paulo - organização fundada por Lula e por Fidel Castro para transformar a América Latina na "Patria Grande" comunista - explica em termos com notória influência da estratégia revolucionária gramsciana:

"Qual é a missão da RECID? [...] "A proposta da RECID é a SUBJETIVIDADE humana, é o CORAÇÃO e a CONSCIÊNCIA das pessoas. É justamente isso. A proposta da RECID é POLITIZAR, ORGANIZAR e MOBILIZAR as pessoas".

Assista ao vídeo RECID: "EDUCAÇÃO CIDADÃ" E IDEOLOGIZAÇÃO COMUNO-PETISTA.REFERÊNCIAS.

[1] Discurso por ocasião do XII Encontro nacional da Rede de Educação Cidadão (RECID), que aconteceu entre os dias 04 e 08 de Dezembro de 2014, na cidade de Luziânia (GO).

LEITURA RECOMENDADA.

BRAGA, Bruno. "A 'pedagogia' do Foro de São Paulo" [http://b-braga.blogspot.com.br/2015/04/a-pedagogia-do-foro-de-sao-paulo.html].

Assista ao vídeo https://youtu.be/OiNTIAU7iLU?t=14

REFERÊNCIAS.

[1] Discurso por ocasião do XII Encontro nacional da Rede de Educação Cidadão (RECID), que aconteceu entre os dias 04 e 08 de Dezembro de 2014, na cidade de Luziânia (GO).

 

 

Leia mais